Cai diretor do BC, mas Mantega, denunciado, fica no cargo

O editor desta página vem repercutindo desde sexta-feira a bombástica entrevista do diretor do BAnco Central, Mário Torós. Como previa esta página, nesta segunda, Mário Torós foi demitido. Não era para menos. O que é inaceitável é que o governo tenha demitido seu diretor, sem ao menos explicar ao País por que razão Lula falava em "marolinha", quando ele mesmo garantia desesperadamente Henrique Meirelles no cargo, dando-lhe total carta branca para torrar divisas para segurar o câmbio e "largar dinheirode helicóptero" para ajudar os bancos. O diretor Mário Torós também denunciou Guido Mantega por revelar infomações estratégicas sobre o mercado de câmbio, no auge da crise. Se alguém acha que vai acontecer alguma coisa com Mantega, como ocorreu com Gustavo Loyola no Banco Central, durante o governo FHC, está muito enganado.

. O "apagão" de Lula durante a crise financeira global, claro, foi muito melhor do que o "apagão" de FHC durante as crises financeiras globais que enfrentou. Ninguém mais duvida de que no governo do PT tudo é melhor, inclusive as malfeitorias.


CLIPPING
Hélio Fernandes
Diretor da Tribuna da Imprensa, terça-feira.

Denúncias e acusações, ao vivo, do diretor do BC, ao Ministro Mantega

No mesmo dia em que o Diretor de Política Monetária do Banco Central, Mário Torós, deu entrevista sensacional ao “Valor Econômico”, postei aqui: “Está querendo deixar o cargo, será atendido”. Era o óbvio, três dias depois já não era mais do BC. Nada surpreendente.O surpreendente é que nada tenha acontecido. Foi ele que fez contato com o jornal econômico, é evidente, queria fazer as revelações. O que acontece nos bastidores dos governos, (de todos os países) é sempre muito mais atrativo e interessante, do que aquilo que aparece nas manchetes e nas Primeiras. Só que o que foi dito pelo diretor do BC, era importante demais.Dizer que o “Ministro da Fazenda, no auge da crise, entregou ao mercado, informações estratégicas”, é fantástico. Impossível saber quanto valiam essas “informações estratégicas” em apenas um dia de jogatina. E as informações, entregues ao mercado de ações, tinham um preço. Ao mercado de câmbio, pode ser até 100 vezes maior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Em 1964 corria como piada que o Dops premiava com mil cruzeiros cada delação. Uma pessoa perguntou:
- Se eu delatar 30 subversivos ganho 30.000?
O agente do Dops respondeu:
- "Quem conhece 30 comunistas vai preso, pois é do ramo!"
O que se pode dizer de um presidente que está rodeado por mais de 30 indiciados, corruptos e corruptores, que ele conhece tão bem que até os nomeou para elevados cargos de confiança?
"Ele é do ramo....." (Adivinha quem era o BOI que entregava companheiros para os militares durante a ditadura ???)

"Os homens são tão simplórios, e se deixam de tal forma dominar pelas necessidades do momento, que aquele que saiba enganar achará sempre quem se deixe enganar."(Maquiavel)

JVS9999 disse...

O Banco Central é uma caixa preta e coorporativista. Em suas diversas regionais/sucursais, vivem e convivem um sequio de personas eXperta$ e talento$a$. Nem imaginas quanto!!!

Em uma cidade de fronteira, onde a PF tinha apreendido diversas pessoas por negociar dolares, tornando a cidade refém e melindrada com a conversão de cambio. Uma audienca publica foi convocada, com a presença de diversos membros da Receita Federal, da Policia Federal e do Banco Central, a revolta dos politicos regionais e dos comerciantes era tamanha que o clima na audiencia era tenso.
Bem que em determinado momento, um sujeito, chamou um auxiliar dos representantes do BC, apresentou-lhe três perguntas que faria, em sinal de extremo respeito aos postulantes da instituição, pois não os queria de calças curtas.
Foi quando o auxiliar disse ao sujeito que este não poderia fazer as perguntas, pois o clima era tenso e corriam risco de serem linchados pela população.
Pois a PF apreendeu pessoas que haviam trocado abaixo de R$ 10.000,00 ou U$ 4.000,00 o que na epoca e ainda hoje é considerado totalmente legal, não existe nem a necessidade de comprovação de origem do recurso a autoidade fiscalizadora.
Quando o auxiliar recebeu a resposta que seriam feitas, quer gostassem ou não, o auxiliar como um corredor de 100m rasos, foi até a mesa e avisou do fato.
O sujeito foi fitado pelo maioral do Banco Central e logo se pos a LEMBRAR da normativa que falava exatamene sobre o tema, quando este citou a normativa em inteiro teor, todos os policiais federais sairam da audiencia, e os membros da receita federal pediram desculpas e sairam tambem, os membros do Banco Central pediram desculpas e alegando perder um voo, tambem sairam. Deixando a população revoltada pela ausencia de seriedade no ato, pois se não fosse o sujeito a cidade ainda seria refem do ato praticado e compactuado pelas autoridades.
Ou seja no Banco Central esta cheio de gente E$PERTA, TALENTO$A$ E INTEGENTE$, sempre disponiveis a esclarecer a população, principalmente quando sabem que vão ficar sem saida.
Em POA um liquidante do Banco Central foi pego roubando em uma liquidanção, a devida ação denunciada ao MP, fez com que os promotores exigicem sua exoneração do cargo, o que foi feito, o processo criminal segue no forum de Porto Alegre.
Estes são os agentes publicos funcionarios do Banco Central, não são todos, mas tem uma turma que não brinca em serviço.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/