O PT quer engolir a Vale

Clipping - revista Veja - 17 de outubro de 2009

Há duas maneiras de olhar para a Vale, a maior empresa privada do país. A primeira é com orgulho pelo colosso empresarial que se tornou, principalmente, depois da privatização, em 1997. Seus números são inquestionáveis. Ela mantém 60 000 pessoas empregadas e recolhe 3 bilhões de dólares em impostos. Em 2008, faturou 38,5 bilhões de dólares e foi responsável por metade do superávit primário do país. No primeiro trimestre deste ano, garantiu o superávit inteiro.

. A outra forma de ver a Vale é pelo ângulo do oportunismo. A empresa tem a capacidade rara de agradar a governos – e ajudá-los a recolher votos – com sua força para construir ferrovias, estradas, portos e siderúrgicas. E é assim que a enxerga o governo do PT. Seu ponto de vista ficou mais claro nos últimos dois meses, quando se intensificaram as ações para desestabilizar a direção da empresa e enquadrá-la no ideário petista. Fizeram parte do arsenal uma torrente de críticas de integrantes do governo e a tentativa de uma mudança no controle, com estímulo ao empresário Eike Batista para que entrasse no quadro de acionistas com direito a voto.

. Na superfície, as ações são movidas pelo descontentamento do presidente Lula em relação a três fatos ocorridos no último ano: a compra de doze navios da China, em detrimento de estaleiros nacionais; o atraso na construção de cinco usinas siderúrgicas no país, que acabaram virando promessa de campanha da candidata oficial, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; e a demissão de 1 500 funcionários. Isso é o que se mostra na superfície. No fundo, o ataque tem o cheiro inconfundível do ranço estatizante e intervencionista do PT, que nunca se conformou com a privatização da Vale do Rio Doce, antigo nome da companhia. Aliás, com nenhuma privatização, como demonstraram as cenas de socos e pontapés em todos os leilões.

. O Brasil não pode aspirar a um papel de liderança mundial sem empresas globais.

4 comentários:

Anônimo disse...

O "pt" quer é tomar conta de tudo.
Quem se opõe é engolido ou corre risco de sê-lo.
Temos que lutar contra isso.
Afinal, há pessoas que entram no canto da sereia, como Eike Batista, certamente de olho no "temporário" período de benesses governamentais, que vão cessar depois que o "pt" tomar conta de tudo e não precisar de bocós como Eike Batista.
CARLOS, PASSO D'AREIA.

Anônimo disse...

Assim como o PT do RS continua enfurecido pela fato da Yeda ter vencido Tarso a 3 anos atrás, o PT nacional não se conforma com as privatizações de FHC.

Agora tenta reverter o quadro.

Para que ? para infestar empresas saudáveis de sindicalistas parasitas, para ter emprego, não trabalho, para toda turma, etc. Para dar salários brutos superiores a R$100.000,00/mes, no Conselho da Petrobrás, para as "Dilmas falsificadoras", como vimos a alguns dias atrás nesta coluna.

Por pior que seja a privatização, a lei alcança seu diretores e proprietários, e chega a algemá-los, processá-los, etc, coisa que nunca se verá em estatal alguma.

Anônimo disse...

As esquerdas não produzem nada e tentam se apoderar daquilo que pessoas competentes criam, são as legítimas cigarras! Vivem contando vantagem, mas sempre com as coisas dos outros, por si só produzem tanto quanto assentamentos do MST, é de dar pena, porém não tenho nenhuma pena de quem não vale o que come. Se aparentes boas intenções fossem o suficiente, Cuba seria o paraíso, na verdade é uma ilha-presídio onde roubaram até a esperança do pobre povo cubano. Se , por exemplo, Tarso Genro em vez de tentar derrubar o governo democraticamnete eleito de Yeda pelos mais escusos interesses, tivesse atitudes de coragem e bravura contra os bandidos, não estaríamos hoje vendo no Rio de Janeiro (daquela pomposa e midiática Olimpíada), aquelas cenas que só ocorrem no Iraque e no Afeganistão, dois países em guerra aberta. Porém, até utilizando-se se sua filha como laranja, largou de mãos os bandidos e ficou , aliado à RBS, tentando derrubar a governadora. Sr. Tarso Genro, o Sr. já reparou que , dizem por aí que o Sr, é o ministro da justiça,... justiça? E quer ser governador do RS? Convenhamos , sua "ética" não combina com a dos gaúchos, o Sr. nasceu aqui mas sua cabeça está em Cuba!Pare de agradar bandidos, por exemplo aquele assassino italiano que o Sr, protege abertamente e comeca a ser ministro da justiça, pelo menos minimamente competente e não um cabo eleitoral de si mesmo. Sugiro que o Sr. também tire o bigode, está muito parecido com o de um cara que gerou muitos problemas, um tal de Adolf Hitler ou será que o Sr. também se identifica com ele, pois o Sr também tem um viés claramente fascista! Lembre-se que é muito feio mentir, ainda por cima se for um ministro da... justiça??? Não é bonito repetir os maus hábitos do seu chefe, pega mau com democratas verdadeiros!

ATENTO disse...

AÇÕES DA VALE EM RISCO!

AÇÕES DA VALE EM RISCO!

UM BOBO E SEU DINHEIRO LOGO SE SEPARAM

Se os petralhas começarem a "mexer" na empresa que está certa,podem anotar,as ações vão cair,ninguém é louco para deixar seu dinheiro nas mãos de petralhas.

só louco descuidado ou bobo

UM BOBO E SEU DINHEIRO LOGO SE SEPARAM

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/