Clipping – A credibilidade do Enem

Clipping – O Estado de S.Paulo - 19 de Outubro de 2009
A credibilidade do Enem

Os problemas em cadeia gerados pelo vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), frustrando estudantes e desorganizando os vestibulares das universidades, são mais uma amostra do que pode ocorrer quando os interesses eleiçoeiros são postos à frente da racionalidade administrativa nos órgãos técnicos do Estado. Os efeitos foram tão avassaladores que podem desmoralizar a própria prova, que há mais de dez anos vinha sendo uma das principais ferramentas do Ministério da Educação (MEC) para tentar melhorar a qualidade do ensino brasileiro.

Aplicado pela primeira vez em 1998, o Enem, em suas primeiras versões, limitava-se a divulgar as notas individuais dos estudantes que a ele se submetiam espontaneamente. Hoje, graças à experiência acumulada e ao respeito que conquistou entre os estudantes, a prova permite avaliar o desempenho das escolas públicas e privadas, dando às autoridades educacionais condições de identificar as diferenças entre elas e tomar as medidas necessárias para reduzi-las. A avaliação também permite a elaboração de um ranking de qualidade, o que orienta os pais na escolha dos colégios. Em primeiro lugar, o Enem vinha sendo um indutor de mudanças qualitativas não apenas do ensino médio, mas também do ensino superior. Foi o sucesso desse mecanismo de avaliação que estimulou muitas universidades a reformularem inteiramente seu processo seletivo e assegurou aos estudantes uma alternativa aos anacrônicos "cursinhos preparatórios".


CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com relação ao governo(?) Lulla, aplica-se – dizem os petistas - o que os “çoçialistas” chilenos diziam do governo(?) Allende: : é um governo de merda, mas é o meu governo.
Fitzcarraldo Silva

ganhatudo disse...

Mas tem um ministro que diz que foi bom ter acontecido a fraude com as provas do Enem, pois só assim as pessoas passariam a dar importância a ele.
E esse Ministro quer ser o Governador do RS.
Será que o povo gaúcho vai deixar uma pessoa destas ser nosso governante?

Unknown disse...

Esta é a competência do PT, e a prova de estão se lixando para o dinheiro gasto e os alunos prejudicados,foi o que disse Tarso:-Foi até bom...
Bom pra quem? seu irresponsável!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/