Meus recuerdos de Brizola nos 30 anos da sua volta do exílio

Há cravados 30 anos o ex-governador Leonel Brizola voltou ao Brasil depois de um exílio de 15 anos. Ele desembarcou em São Borja, porque os militares, que ainda dominavam tudo, não queriam manifestações de massa em qualquer grande capital, nem mesmo Porto Alegre.

. Na época, o editor já era filiado ao PDT, depois de ter acompanhado o MDB em todas as eleições e dntro dele resistido à ditadura militar através da sua militância na Faculdade de Direito da Ufrgs e no jornalismo, o que o levou a várias prisões. Brizola queria recriar o PTB, mas o general Golbery do Couto e Silva, que instrumentalizou Lula para criar o PT e dividir o PTB, também armou a mão da deputada Ivete Vargas para tomar o PTB de Brizola, rachando-o mais ainda.

. O PDT desmilinguiu através dos anos, sobretudo porque o projeto de Poder de Brizola esbarrou em duas fracassadas eleições presidenciais, mas porque o caudilho não soube ou não quis preparar sua própria sucessão.

- O editor esteve algumas vezes com Brizola, mas o contato mais pessoal que teve com o caudilho foi em Montevidéu, onde ele tinha um pequeno apartamento. Foi uma conversa prolongada, da qual participaram também o ex-deputado Carrion Júnior e o ex-prefeito Sereno Chaise, mas depois disto fomos todos jantar. À mesa, Brizola, como costumava fazer, perguntava a todos o que cada um queria comer - e depois pedia o que ele mesmo achava que todos deveriam comer. Brizola era assim. Ninguém daquela mesa permaneceu no PDT até a morte do caudilho.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quanto a antepenúltima frase, nota-se que, por primeiro, ele agia como se avô fosse, quer seja, cheio de afagos. Já no momento seguinte, qual seja, o definitivo, ordenava-se como pai impositivo. Arno Edgar Kaplan

JLPrévidi disse...

O Carrion já tinha morrido num acidente aéreo quando o LB morreu.
E, pelo que me lembro, ele ainda estava no PDT e não tinha sido eleito.
O Sereno foi pegar uma boquinha no governo do Olívio, não?

Anônimo disse...

O PDT hoje é um partideco ridículo, controlado por "estrangeiros". O bombardeio de propaganda pela TV nas últimas semanas, veiculada a cada 2 minutos, com o palhaço do Lupi, só serviu pra reforçar o caixa da RBS.

ATENTO disse...

PDT DE HOJE É O PT DE AMANHÃ

SE LULA FALTAR ,ADEUS "SEITA PT"

INCLUSIVE DILMA, EX PDT,ATUAL PT,FUTURA O QUÊ?

PS.: ATENTAI,ATENTAI PARA O VICE DE DILMA,PODERIA SER DOM INÁCIO DA SILVA?

Anônimo disse...

Solicito ao Editor que explique ao "imbecil" a cima que a propaganda veinculada nas emissoras de Rádio e TV é referente ao espaço gratuito concedido aos Partidos Politicos. Quanto ao "partideco ridiculo" não somos nós que faltamos ao trabalho para participar de manifestações em apoio a individuos indiciados por crimes de corrupção.

Anônimo disse...

VERDADE O QUE ANONIMO ACIMA FALOU. PDT ACABOU, MAS SINTO SAUDADES DO BRIZOLA,VIROU UM PARTIDO DE IGNORANTES NÃO SÓ O SERENO ESTA MAMANDO MAS TODA CLÃ DELE, VELHO ESCROTA RIDICULO. E, A PANELINHA DELES NÃO ACABA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/