Bancos que abasteceram o mensalão têm 1ª condenação

Clipping - Folha de S.Paulo - 22 de setembro de 2009

Os bancos Rural e BMG, instituições responsáveis pelo financiamento do esquema do mensalão, sofreram as primeiras condenações administrativas por conta do caso.A Folha teve acesso a um documento enviado no início do mês pelo Banco Central ao ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), informando que já foram proferidas decisões contra as instituições em dois de três processos administrativos punitivos relacionados ao esquema que tramitam no órgão.

. O Banco Rural e seus administradores foram condenados, em novembro de 2008, por "conduzir operações de crédito em desacordo com os princípios de seletividade, garantia e liquidez", o que, segundo o BC, caracteriza "infração grave na condução dos interesses da instituição financeira".
Já o BMG cometeu, segundo o Banco Central, "infração de natureza grave", também pela concessão de crédito sem respeitar os mesmos princípios não observados pelo Rural. A decisão, tomada em novembro de 2007, afirma que tais operações foram "direcionadas a grupo específico de clientes".

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/