Mais da metade dos venezuelanos 'reprovam' Chávez

Clipping
Jornal O Estado de S.Paulo
5 de agosto de 2009
52% dos venezuelanos 'reprovam' governo de Chávez

Mais da metade da população da Venezuela acha que a situação do país sob o governo do presidente Hugo Chávez é negativa e que o mandatário está se tornando um ditador, revela a análise semestral do Grupo Keller e Associados divulgada nesta quarta-feira, 5.

Segundo a pesquisa, a falta de resposta do governo aos problemas dos cidadãos, os ataques chavistas à propriedade privada e aos meios de comunicação, os conflitos trabalhistas e sociais e a falta de aceitação ao modelo político que Chávez tenta impor no país fazem com que a opinião pública rejeite o bolivarianismo.

Desde o último levantamento, a avaliação negativa da situação do país cresceu dez pontos percentuais e chegou aos 54%. Ao responderem se Chávez estava governando bem o país, 52% dos venezuelanos disse não aprovar a administração do atual presidente. Na pergunta se o presidente estava se tornando um ditador, 51% respondeu de forma positiva. Sobre a corrupção, 64% acham que o mandatário conhece os casos e é responsável por eles.

A ausência de propostas concretas aos problemas dos cidadãos, a ameaça à propriedade privada e os meios de comunicação, entre outras questões, são os principais fatores que provocam a percepção de que os venezuelanos querem um substituto para Chávez.

Segundo a Keller e Associados, essa é a primeira vez nos últimos cinco anos que o presidente venezuelano se encontra em "franca minoria". Ao avaliar em quem votariam nas próximas eleições, 41% disse apoiar Chávez, enquanto 47% diz preferir outra opção eleitoral.

Sobre a questão dos meios de comunicação - Chávez emplacou uma luta para revogar concessões de mais de 240 emissoras de rádio e televisão para "democratizar os veículos no país" - 56% dos venezuelanos acreditam que seja uma manobra para o governo esconder seus erros e 60% apoiam a liberdade de expressão, informação e opinião a jornalistas. Quanto ao fechamento da emissora de televisão Globovisión, umas das principais críticas de Chávez, 72% são contrárias à medida.

2 comentários:

jjj disse...

Agora queridos irmãos venezuelanos vocês já estão dentro da panela bolivariana sendo cozidos em fogo alto ...

Penso que não será fácil extirpar este "tumor" da vida dos venezuelanos.

Anônimo disse...

Já nas urnas...Chávez continua vencendo.
Essa "pesquisa" deve ter sido encomendada pela Globovision,,,

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/