Milhares protestam contra ditadura Chávez na Venezuela

Clipping
Folha de S.Paulo
21 de maio de 2009

Milhares de estudantes oposicionistas e simpatizantes marcharam ontem pelo centro de Caracas contra o corte no orçamento universitário venezuelano. Os manifestantes também demonstraram apoio ao canal de notícias Globovisión, que vem sendo ameaçado de fechamento pelo governo Hugo Chávez.A maioria dos estudantes era da Universidade Central da Venezuela (UCV), a mais importante do país, que, como as outras instituições de ensino superior federais, sofreu um corte orçamentário de 6% neste ano por causa da crise.De acordo com o estudante de engenharia química Edgardo Sorondo, 20, os cortes praticamente paralisaram as aulas de laboratório. "Um ensaio para produzir aspirina só foi feito porque a Polar doou material", disse, citando a maior empresa de alimentos do país, constantemente ameaçada de nacionalização por Chávez.Sorondo acredita que as marchas estudantis serão retomadas caso o governo cumpra a ameaça de fechar a Globovisión, TV mais crítica a Chávez.O ministro da Educação Superior, Luis Acuña, disse que o corte é no Orçamento total do país, e não apenas nas universidades. Ele recebeu a comitiva de estudantes opositores com uma mesa grande coberta de toalha vermelha e ocupada por estudantes chavistas. Os manifestantes se recusaram a sentar, sob a alegação de que o cenário era desfavorável a eles.Ao contrário de marchas recentes, a manifestação ocorreu sem confrontos com a polícia. Nas horas que antecederam o protesto, porém, houve vários incidentes no campus da UCV. Encapuzados atearam fogo num caminhão que distribuía produtos alimentícios em restaurantes universitários. Três ônibus foram incendiados.A reitora da UCV, Cecília García Arocha, disse que a meta dos ataques era "atemorizar o universitário, mas acredito que estão fazendo com que muito mais gente se some à marcha". Em resposta, o ministro do Interior, Tareq el Aissami, acusou García de permitir que os estudantes "promovam violência e atos de vandalismo".

CLIQUE aqui para ver o video da Marcha Universitaria de 20 de maio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Imagina o que a midia pelego-esquerdista faria se, Bush, por exemplo, cometesse um centésimo dos desmandos e da opressão que Chavez pratica... Esquerdismo é isso. Chavez, Fidel, Evo, Lenin, Stalin, Guevara, MST, aliança com a opressão islamista, e muito mais... Tudo em nome do bem dos excluídos e de um outro mundo possível! E o pior é que sempre existirão multidões de idiotas ressentidos para acrditar neeles!!!

Anônimo disse...

E os petistas querem o Lula mais uma vez aqui na Republica Bolivariana do Brasil! Mas lá o Chapolin Colorado está queimado porque tomou a imprensa. Aqui Lula é aclamado porque comprou a imprensa!

Anônimo disse...

É O QUE VAI ACONTECER NO BRASIL COM ESSA HISTERIA DO TERCEIRO MADATO PARA O LULLA "NÃO SABIA" DA SILVA. VAMOS TER QUE SAIR NAS RUAS CONTRA DITADURA PETISTA. DEZESSEIS ANOS DE PT EM PORTO ALEGRE. AGORA 16 ANOS DE PT NO GOVERNO FEDERAL????? ASSIM NÃO DÁ PARA SER FELIZ.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/