Artigo, Geraldo Samor, Brazil Journal - Pare de chorar

As outras vitórias que importam
Faz diferença sim ganhar uma Copa. Faz toda a diferença.

Para um país com tantos problemas — reais e de autoimagem — triunfar no esporte que nos deu Pelé e Garrincha seria um sopro de autoestima e confiança.

A Copa é um jogo com regras específicas, muito difícil de ganhar. Vencê-la depende de organização, talento, muito suor, sorte e catimba (nessa ordem). É uma glória que redime a alma nacional. E é por isso que, a cada quatro anos, ela produz o momento mais democrático e igualitário de um País cada vez mais fragmentado: a torcida reúne do promotor ao acusado, do petista ao bolsonista, do pobre ao podre de rico.

E foi aí, enxugando as lágrimas, que caiu a ficha.

Nenhum senso de patriotismo verdadeiro deveria vir somente de uma taça ou de uma superioridade desportiva, e sim do orgulho de saber que o Brasil é um País onde se pode criar uma família, abrir uma empresa, cultivar um sonho.

Em vez do exercício autocongratulatório de nos enxergarmos hexacampeões, talvez nos sirva melhor a humildade de saber que, taça ou não, ainda não merecemos aplausos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Me lembro da copa de 1970. Os militares trocaram técnico impuseram sua vontade e montaram um time de macho e mandaram pro México. Não foram só campeão mas como conquistaram o título de melhor time de todos os tempos. Jamais vai ter um timaço igual aquele. A de 1982 chegou perto. Hoje estes maricas metido a jogador. Os mimados ganhando 12 milhões por mês e se atirando no chão e com treinadores que têm medo de se impor, marionetes da CBF. Bando de boiolas. Que saudades da ditadura.Antes a gente via pelé hoje vê mimaney.

Anônimo disse...

Lamento pois esperava ver o Neymar com seu novo visual lado a lado com Bolsonaro assim como fez com o Aécio na eleição anterior quase levanto o mesmo à vitória

Anônimo disse...

Concordo, brasileiros em sua maioria tem mentalidade infantil!

Anônimo disse...

A corrupção não é o único mal, mas é o pior de todos os problemas citados pelo autor, que somados não chegam a um centésimo dos problemas citados! Pagamos impostos para a justiça afastar os corruptos da vida pública e privada, isso faz parte primordial da democracia. Não adianta votar quando vivemos em estado de exceção, não vai mudar nada!

ATENTO disse...

CERTÍSSIMO O 9:42

"FORMIGUINHAS DO ZAGALO" NÃO SERVIRAM PARA PROJETAR A IMAGEM QUE OS MILICOS QUERIAM PROJETAR DE LUTAR E VENCER!

PREVALECERAM "AS FERAS DO SALDANHA", cabra macho, time macho e que fez bonito,nos orgulha e engrandece até hoje, ajudou a PLASMAR o "PERTENCIMENTO"

O futebol veio substituindo a guerra nos dias de hoje:
ATACANTE
ARTILHEIRO,
DEFENSOR,
TIRO DE CANTO,
TIRO FRONTAL,
"TIRO DE META!"
DEFESA,ATAQUE,
" FOI UM CANHONACO na cidadela..."
"MIROU E DISPAROU"
"CABECEADA DO GOL ,MATOU O ADVERSÁRIO"
" O DEFENSOR",ATACOU A "BOMBA" DO ARTILHEIRO, e por aí vai como diria o Lauro Quadros , porque conhecia bem o "tiro" do ATACANTE,conhecia "O RENGO SENTADO E O CEGO DORMINDO",mesmo sendo um canhonaco conseguiu....

IMAGINA O SALDANHA TREINANDO A SELECÃO DE HOJE,COM OS "ARTISTAS" DE BRINCO,BATOM, TREJEITOS ESTRANHOS,CAINDO E SE LAMURIANDO... O QUE NÃO FARIA, e pior, o que diria....kkkkkkkkkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/