Opinião do leitor - Saiba por que as praias catarinenses estão poluídas e as gaúchas não estão

O Rio Grande do Sul tem litoral de mar aberto e mar onde a poluição se dissipa logo. Santa Catarina possui praias com mar de baías, recortadas - verdadeiras lagoas de decantação. Pegar um pelagra na pele é dor de cabeça por muito tempo. Solução: ir para o litoral do RS, ingressar em alguma das centenas de condomínios fechados e tomar banho de piscina, porque na maioria dos dias o mar é marrom, frio, ventoso, cheio de buracos, sem sombras e com areia molhada,  além de não ter beleza nenhuma, ao contrário das praias de Santa Catarina. Exceção é Torres. O RS é um dos únicos lugares do mundo onde o indígena vai para a praia sem ir para a praia - e gosta disto.

A alternativa para quem gosta de praias de verdade é ir para Santa Catarina e pegar filas para ir para as praias, para entrar e sair da ilha, para entrar no supermercado, para ir no banheiro, para sair da praia, para comer, para voltar para o RS e para coroar a cabeça nas praias poluídas.  Ou então ficar em Porto Alegre, com todo o seu calor. Aqui, pelo menos, encontramos uma cidade vazia, sem congestionamento, sem sequer governo, na qual  pode-se ir na piscina sem fila no União, ir no supermercado sem fila, no restaurante sem fila.

Convenhamos: quem nasceu em Porto Alegre sabe disto tudo e vive sempre este calor de janeiro e fevereiro. Pessoal que não nasceu aqui não conhece, critica, se desespera com o calor que sempre existiu. Quem nasceu na serra mais fresquinha e veio morar em Porto Alegre se desespera. E quem é de Santa Catarina, bom, não sei o que veio fazer aqui, que é terra de macho e não reclama de frescuras. 

Claudino Bortolazzo, Porto Alegre. 

15 comentários:

Anônimo disse...

RS TEM MAR, SC TEM PRAIA. EXISTE GOSTO PARA TUDO. DEPENDE TAMBÉM DA GRANA.

Anônimo disse...

NO FUNDO ESTE DIZ QUE ME DIZ SOBRE MELHOR PRAIA É SÓ PARA ATIÇAR AS MENTES
MAIS FACILMENTE INFLUENCIÁVEIS PARA GASTAREM DINHEIRO. SÓ ISSO, MAIS NADA.

O IMPORTANTE É FAZER O POVO GASTAR, TANTO FAZ SE AQUI, SE LÁ, OU ACOLÁ.

Anônimo disse...

Está errado o digno leitor...A poluição existe porque os coliformes fecalões estão sentados na cadeira dos palácios...é a m... nos palácios que faz a m... do povo chegar as águas...tratamento de esgoto é tecnologia banal que existe há 150 anos...mas dá muito mais dinheiro vender apartamentos e lotes em condominio sem investir nisso...e os politicos levam sua parte no butim ao permitirem isso...

Anônimo disse...

Ilustre senhor Claudino Bortolazzo,
parabéns pela brilhante interpretação analítica das nossas realidades
turísticas,abrangendo Santa Catarina e nosso amado Rio Grande.
Verdade é que o caso de Santa Catarina,um dia isso iria acontecer.Era visto que a mãe natureza não aguentaria tanta gente,agora acrescido de hermanos.
Se tivesse que optar,ficaria ainda no amado Rio Grande.É mais barato,
e no fim,o gosto é o mesmo,no frigir dos avos.
Quanto POA,nessa época é paraíso.

Anônimo disse...


Essa estória que nossas praias são ruins é balela. Claro que nosso mar não é azul, mas tem dias que fica aceitável, e tem outra coisa, você entra na água e sai refrescando ! No nordeste a água é morna, sai da água e já está com calor, e tem tubarão.

Afora isso, temos uma ótima infraestrutura no nosso litoral, do Cassino a Torres. É tem mais, dá para ir e voltar no mesmo dia, e não é cansativo.

Pior é nada, como outros estados sem litoral.

Diogo Zaddor disse...

Indígena... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Excelente artigo. Espelha a realidade absoluta.
Mas... vou complementar: O GAÚCHO VAI ÀS PRAIAS PARA PODER ENCHER A BOCA - ANTES OU DEPOIS DE IR - E DIZER QUE "... FUI À PRAIA".
Daí, eu pergunto: foi fazer o que por lá? Estressar-se na ida, durante e na volta?
kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
A única diferença da praia para Porto Alegre é que lá... a água é salgada, pois até a cor é a mesma...kkkkkkkkkkkk
Ah, não vou porque não quero e por causa de tudo que foi exposto pelo artigo.
Como diria o Dr. Spock: IR À PRAIA... "NÃO É LÓGICO"!

Anônimo disse...

Mais poluida que a Lagoa de Freitas e Baia da Guanabara tô p'ra vê.Quero ver as Olim Piadas nas provad aquáticas.

Anônimo disse...

O secretário de turismo de qual município litorâneo redigiu isso?

Anônimo disse...

To começando a entender por as empresas preferem SC do que o RS......

Perguntar não ofende: Em SC tem coleta semanal das principais praias sobre coliformes fecais e publicado na grande mídia? Para onde fogem os bandidos do PCC, cariocas e gaúchos? Como é que funciona a concessão de Licenças Ambientais em SC?

Parabéns catarinenses, onde o PT nunca governou......

Anônimo disse...

Quem frequenta praias de Quintão a Torres são as pessoas da região metropolitana e Serra. Quem mora no norte do estado não vai a praias gaúchas. Mas a imprensa de POA/Caxias continua achando que é muito relevante dizer que a Free-Way está cheia ou que a Rota do Sol está ruim...

Osmar Telladas disse...

Refrescar-se?! Na praia?
Só se for para dar status que é o que faz a maioria, pois até onde eu sei, para se refrescar de calor a gente vai para locais com temperatura mais baixa, não mais alta.
E temperatura mais baixa significa altitude mais alta, ou seja, serra..
O resto, é status puro e simples.
kkkkkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

Prezados Polibio e Claudino, como gaúcha de Porto Alegre e catarinense por conveniências digo que vocês acertaram em cheio com o comentário. Porto Alegre e a região de fronteiras, sul e centro do RS é coisa para macho em janeiro e fevereiro, pois o calor é coisa de deserto. Temperaturas que oscilam entre os 36° e 40° e picos debaixo do sol, sensação de 50° é algo terrível. Infelizmente, o que ocorre aqui em SC não é coisa da atual temporada. Há mais de 10 anos que as duas baías de Floripa estão com mais de 100% de colis, o mesmo ocorre com Balneário Camboriú, as praias do Norte do estado e por aí vai. Era só uma questão de tempo para acontecer esse desastre e mostrar a incompetência das nossas autoridades, que só viajam e viajam para o exterior para "conhecer" sistemas de tratamento de esgoto, lixo e ganhar gordas diárias às nossas custas. Resolver não resolvem nada, mas o reembolso dos gastos é algo que é um verdadeiro tapa na cara de qualquer cidadão.
Na cidade em que moro tenho cobertura da rede de coleta de esgoto e pago 80% a mais sobre e taxa de meu consumo de água.

Anônimo disse...

Anônimo disse...E ESTAS PRAIAS?

JURERÊ OU COCORÊ, MAIS SUJA SÓ O PT

PRAIA PT- PURA SUJEIRA

UM PETISTA,EM CANA OU EM CANASVIEIRAS? TANTO FAZ,É SUJEIRA IGUAL

JURERE OU COCORÊ,PRAIA PT ,PURA IMUNDÍCIE

JURERE ESTÁ UM COCÔ CHIQUE - MAIS SUJA SÓ O PT

JURERÊ,MAIS SUJA SÓ O PT

CANASVIEIRAS É O PT EM FORMA DE PRAIA! COCÔ E SUJEIRA

LULA EM CANASVIEIRA ESTARIA EM SEU HABITAT NATURAL

JÁ EM CANA NÃO SE SABE
------------------------------------

Uma placa de dois metros pendurada na rua da praia:

"PT QUEM NÃO É BOBALHÃO É LADRÃO"

Não achei nada mais apropriado!
------------------------------------

Leitores e comentaristas, façam as suas frases e divulguem ,é hora de CARIMBAR na paleta dos petralhas.Lembrem ,se não ficarem marcados podem voltar

Anônimo disse...

Boa noite,deixem que vão para SC,melhor para mim que não troco meu litoral com pouca poluição.Para que passar horas na estrada,e outras incomodações ,e retornar com alguma doença.

Anônimo disse...

Vá visitar as estações de tratamento de esgoto da Corsan em Capão e Torres, e depois me diga se você vai continuar frequentando estas "praias" e se banhando no mar?
Joel

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/