Artigo, Ricardo Breier - Alerta para os 1,4 milhão de advogados do Brasil e para os 100 mil do RS

O editor criou a ilustração usando IA da Meta.

O autor é advogado. Foi presidente da OAB do RS e responsável pela área de prerrogativas dos advogados na OAB do Brasil.

- O título original deste artigo é "Silêncio ensurdecedor".

A tributação de lucros e dividendos com incidência de 10% na fonte, inclusive para optantes do Simples Nacional, somada ao aumento do percentual de presunção no lucro presumido e ao impacto do IBS e da CBS, evidenciam um problema estrutural. As respostas institucionais seguem reativas e fragmentadas e evitam enfrentar o modelo tributário imposto à advocacia.

Hoje um advogado ou pequeno escritório, já suporta carga média de 14,53% na pessoa jurídica. Com a nova tributação de lucros e dividendos, a carga efetiva pode alcançar entre 34% e 37% e superar 40%, conforme a estrutura do escritório e os efeitos combinados do IBS e da CBS.

Houve atuação relevante no STF em temas ligados ao Simples Nacional, mas sempre de forma pontual 

CLIQUE AQUI para ler mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

OAB Nacional é parça do STF, pois tem interesses $$$$. O resto pra eles não interessa. Esqueça q já houve um RAIMUNDO FAORO. Hoje é só oportunista e venal.

Anônimo disse...

quer dizer que as outras categorias podem ser escorchadas..o os causídicos não podem... kkkkkk .os novos impostos são para todos ..os maiores do planeta..kkkkk.fodam se todos os advogados..vocês merecem ..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/