MPF vai para cima do CFM, tudo porque o CFM limitou uso do canabidiol

O Ministério Público Federal (MPF) resolveu meter o bedelho numa questão científica que é prerrogativa legal do CFM e  instaurou procedimento preparatório, nesta segunda-feira para apurar a legalidade de uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que estabeleceu novas regras para a prescrição de medicamentos à base do canabidiol, um derivado da Cannabis, a planta da maconha.

O documento da entidade médica, publicado na semana passada, autoriza o uso do canabidiol apenas para o tratamento de epilepsias da criança e do adolescente refratárias (que não respondem) às terapias convencionais na Síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut e no Complexo de Esclerose Tuberosa.

O procurador da República Ailton Benedito de Souza, responsável pelo procedimento, alega a investigação vai apurar se há compatibilidade entre a resolução do CFM com o direito social à saúde, nos termos da Constituição Federal.

19 comentários:

Anônimo disse...

É piada pura. Promotor acha q sabe mais q os médicos e todo CFM . Aliás, no Brasil juiz, jornalista e político se metem na ciência sobre a qual nada sabem. Deve ser um esquerdalha querendo algo estranho.....

Anônimo disse...

ESSE BENEDITO É AQUELE QUE LEVOU UNS SOPAPINHOS NA CARA DO CHEFE DA FACÇÃO CRIMINOSA PETRALHA, VULGO LULADRÃO.

Anônimo disse...

CFM não me representa. Milhares de pacientes ja estão usando e melhorando muito. doenças, neurológicas, pulmonares e tantas outras sendo tratadas. Agora esse retrocesso. Vergonha desse Brasil negacionista

Anônimo disse...

O canabidiol em gotas é tratamento efetivo - outros princípios ativos não são solução - para uma doença chamada “tremor essencial”.
O jeito é procurar a boca mais próxima, arrumar maconha e fumar, tentar dessa forma.
Algo me diz que esse método os M’s da vida aprovam, até recomendam…

Anônimo disse...

A hipocrisia só dói quando a pessoa necessita de algo.

Muitos ANESTÉSICOS são elaborados com base na planta da Cocaína. Mas nunca ví ninguém recusar anestesia por causa disso.

A MORFINA, um dos principais medicamentos anti-dor, é elaborado a partir do ópio. Mas nunca ví ninguém recusar morfina em caso de dor extrema (perguntem ao ex pacientes de câncer) por casus disso (ópio...).

MAS, tem idiotas que são contrários à uma medicação eficaz em vários casos, cientificamente documentados, por que vem da Cannabis.


E, nessa esteira da ignorância, o nosso país - que poderia ser um líder mundial no cultivo e processamento da Cannabis medicinal, continua a perder dinheiro por causa de preconceitos trouxas.

Anônimo disse...

Está correto o MPF. Meu filho sofre de dor neuropática e precisa desta medicação.

Anônimo disse...

Ué parece que o editor mudou de ideia quanto à AUTONOMIA MÉDICA que tanto defendeu a não muito tempo assim...

aparecido disse...

Tirar a canabis dos malucos é mesmo uma pouca vergonha.. conheço dezenas de usuarios que usam a desculpa medicinal para fumar sua erva......

Anônimo disse...

ANATOMIA DE UM DESASTRE PARANÓICO:
VOTAR NO LULA,
TRANSFORMAR O BRASIL NUMA VENEZUELA
E LOGO APÓS,
PEDIR SOCORRO À REDE GLOBO
PRA VER SE ELA CONSERTA O PAÍS...
-------------------------------------
Você, que não votou no 1° Turno,
Vá fazer a sua parte...
VOTE BOLSONARO 22 !
E, por tabela,
Complique a vida do Careca Lex Luthor
A partir de 2023.
SENTIU O PODER DO SEU VOTO ?

Anônimo disse...

Isso é assunto para ser resolvido entre o Ministério da Saúde, ANVISA e CFM. O quê o MPF entende sobre isso? Falou em maconha e seus derivados e o MPF já fica atiçado. De qual lado o MPF está? Esse negócio de usar a Constituição para defender outros interesses já deu!

Anônimo disse...

Isso é assunto para ser resolvido entre o Ministério da Saúde, ANVISA e CFM. O quê o MPF entende sobre isso? Falou em maconha e seus derivados e o MPF já fica atiçado. De qual lado o MPF está? Esse negócio de usar a Constituição para defender outros interesses já deu!

Roberto F disse...

Mpf para cima do Cfm, STF para cima dos médicos... Tem boi na linha

Anônimo disse...

O Brasil é a "REPUBLIQUETA DOS ADVOGADOS"!!!

Anônimo disse...

Parece que o caboclo do MPF entende mais de medicina do que os próprios médicos.

ARS disse...

Pouco importa a verdadeira ciência, o que interessa é lacrar e liberar as drogas.

Anônimo disse...

Uma máfia que só pensa neles e não nos pacientes assim como fizeram com a Cloroquina e o Kit Covid

Anônimo disse...

O Brasil é o país dos disperdicios, pois tem horrores de faculdades, quando os advogados são capazes de resolver todos, qualquer problema!
O MPF acaba de demonstrar isso, MEDICINA para que, se tem advogados que deixam os médicos no chinelo???
Nenhuma profissão é tão capacitada quanto a dos advogados, verdadeiros sabichões e FAZ TUDO, jogam em todas as posições, apitam o jogo, produzem o placar, julgam os dirigentes e jogadores, em resumo, quem é advogado nunca erra, no máximo se engana e isso sempre por culpa de alguém que não é advogado!

Anônimo disse...

Ué, a VONTADE do MP contra a CIÊNCIA DOS MÉDICOS? Mas não era essa turma do MP que era pela ciência? Era mesmo, ou era contra o Bolsonaro e o que ele dissesse?

Anônimo disse...

Petralhada e maconheiro são os negacionistas. Vai para o Uruguai fumar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/