Opinião do leitor - Todos são culpados no descaso com as fontes hídricas e com o agro irrigado no RS

A estiagem que já assola quase três centenas de municípios gaúchos e afeta gravemente o agro gaúcho, tudo isto em plena safra de verão, volta a demonstrar de que modo as autoridades públicas e a liderança do agro tratam inconsequentemente o tema das fontes hídricas e da irrigação.

Não tem mocinho nessa história.

Todos são culpados.

Estados como Goiás e Minas já resolveram pelo menos o caso da irrigação.

Não vale falar no case do arroz irrigado gaúcho, que tem sido a salvação da lavoura, mas cujo exemplo não tem sido usado como inspiração ao que pode ser feito no próprio RS


20 comentários:

Unknown disse...

Toda a razão. Comitês reuniões debates conversas moles e nada de prático. Sistema arcaico de uso da água. Por exemplo. Sabe quanto se pAga para lavar um carro na Itália? 27 euros aqui se usa água tratada. Não temos sistema de gotejamento. Depois que falta aí vem mais conversaole.

Anônimo disse...

Polibio para com esta chorumela de apelar pra autoridades, como se o pessoal que fez o dever de casa construindo açude e baraagem tem água ?

Anônimo disse...

Vms começar pelo governo do Estado. O guri, está mais para socialite que governador. Suas preocupações, estimuladas pelas mídias, tem sido contar suas aventuras amorosas.... E o Agro, parece que encheu o saco de conversar com o governo, pq é absolutamente tempo perdido. Observemos as pautas do governo atual. São pequenas, muídas, muito aquém das necessiades do estado. É triste, mas o guri conseguiu ser pior que o Olívio Dutra. Que fazer, escolhemos...

Anônimo disse...

Além disso, fazem mais queimadas no Pampa que na Amazônia.
E eliminam impiedosamente a já escassa vegetação nativa herbáceo-arbustiva que sobrevive em alguns poucos redutos e margens de rodovias.
Infelizmente a realidade é que o Rio Grande do Sul é ocupado por um povo atrasado e daninho.
O estado mais esquerdalhizado do Brasil.

Anônimo disse...

O leitor que escreveu esta asneira, "por acaso" planta ou cria???? Já tentou construir um açude com a aprovação da FEPAM????? Pois a FEPAM coloca n+1 exigências para a construção, como se a ÁGUA não fosse vital para plantas e animais! O "véio" da Havan pastou com a FEPAM, pois inventou de criar uma PCH-pequena central hidrelétrica em um curso de água em Júlio de Castilhos, com capacidade de abastecer 30.000 residências, ficando QUASE 10 anos aguardando "decisões da FEPAM" e mantendo um batalhão de empregados na obra!!!! Quantas PCHs-pequenas centrais hidrelétricas tem nas márgens do rio Jacui, o maior rio do Rio Grande???? SERO, enquanto no Paraná, em rios fulecos se comparados ao Jacui tem um batelada de PCHS, muitas inauguradas por Bolsonaro, com capacidades de abastecer 20 mil a 30 mil casas!
Perguntem se "por acaso" a FEPAM tem noção de QUANTAS PCHs poderiam se construir as márgens do rio Jacui na sua descida da serra em suas duas laterais????? Como podem serem construidas uma abaixo da outra e assim sucessivamente e em ambas as márgens do rio, CENTENAS DE PCHs é uma quantidade ridicula para o potencial existente! Perguntem "SE" algum dia a FEPAM já levantou esta lebre!!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 15:58 :

Tem toda a razão. A Fepam é Ph___a. Foi tomada de funcionários públicos, daqueles que não fazem, não deixam fazer e tem raiva de quem faz. Quem tiver dúvidas a respeito, pesquise o que foi a construção da Rota do Sol.

Anônimo disse...

LÓGICA!!!
**** VOCÊ DARIA AS CHAVES DA SUA CASA NAS MÃOS DO LADRÃO ?
**** VOTAR NO LULA É A MESMA COISA !!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

esse pessoal da fepan poderia tomar um corretivo talvez que hrs ela sai de casa

Anônimo disse...

A EMATER/RS tinha um programa estadual de irrigação com mais de 100 Eng. Agrônomos especialistas nesta área e fizeram mais de 7.000 há irrigados. Veio o governo do PT e destruíu tudo e agora estão destruindo a EMATER. São os políticos, só corrupção e destruição.

Anônimo disse...

Como está a barragem de Santo Amaro??? Com comportas quebradas, não segura nada de água do Jacuí....

Anônimo disse...

A ex-governadora Yeda tinha um plano ambicioso de irrigação. A sociedade gaúcha não deu valor. Não só os políticos, mas pequenos agricultores, cooperativas rurais...ninguém deu bola.

Anônimo disse...

Governos de esquerda colocados pelos gaúchos por acaso produzem algo de bom em qualquer lugar que detém o poder? Cada um colhe o que planta, vide Rio de Janeiro e Universidades brasileiras e só comparar os níveis dos Reitores e das produções das Universidades brasileiras com os Reitores e produções de Universidades fos Países desenvolvidos, a mesma comparação serve também para o STF.

Anônimo disse...

Governos de esquerda eleitos pelos gauchos tem politicas publicas contrárias a quem produz, esquerda é retrocesso.

Anônimo disse...

POLITICOS DE ESQUERDA QUEREM O FRACASSO DE TUDO PARA CULPAR OUTROS QUE LUTAM DIA E NOITE PARA PRODUZIREM.

LEIS QUE PRENDAM INCOMUNICAVEIS AGENTES DO MAL DE ESQUERDA

Anônimo disse...

isso ai de boi morrendo é FAKE estão em coluio com a RBS pra depois assaltar os cofres do banco do brasil, dizem que vão irrigar e compram carro importado com a grana , sempre foi assim

Anônimo disse...

secretaria de meio ambiente é o maior golpe que ja fizeram , kkk, esses idiotas que acreditam nessa palhaçada

Anônimo disse...

essae pessoal ecologista na Russia vai pra vala

Anônimo disse...

Sao os mesmos que aterram nascentes pra plantar 0,01 ha de soja. Matam as nascentes por dinheiro. Vão ter que comer dinheiro pra viver!!! Ate quando? A conta chega

Anônimo disse...

Recuperação de nascentes e micros barragens. Eis o futuro da humanidade

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/