Dica do editor - O editor leu e recomenda "Petrobrás - uma história de orgulho e vergonha

Como a empresa que por tanto tempo foi espelho do que o Brasil tem de melhor se tornou sinônimo de roubo em grande escala ? Fruto de um trabalho extenso de pesquisa e apuração, o livro narra como a estatal foi cenário de vários casos de mau uso político e desvio de verbas ao longo de sua existência, nos governos posteriores à ditadura militar, até se tornar totalmente refém de um esquema de corrupção bilionário sob as presidências de Lula e Dilma. Repórter e editora da revista "Exame", onde cobriu o Petrolão de perto, Roberta Paduan revê a cronologia do escândalo combinando histórias chocantes de bastidores com informações apresentadas de maneira acessível, ajudando o leitor a compreender a magnitude dos danos feitos à petroleira e seus desdobramentos. A Operação Lava-Jato surge como fio-condutor nos principais momentos, muitos dos quais ganham ares de thriller dado o ritmo do texto e o caráter cinematográfico dos personagens e suas ações. Um retrato revelador do debacle de um dos maiores símbolos do Brasil

 Vencedor do prêmio Jabuti 2017, na categoria Reportagem e Documentário.

2 comentários:

Anônimo disse...

É claro que daqui no interior onde me encontro,não li o referido livro.
Mas,como essa menina autora ,deve ter nascido ontem,é bom que se lembre de certos aspectos do petróleo no Brasil.
Primeiramente,recomendo que a menina leia "Que sabe você sobre petróleo?"autor, Gondim da Fonseca.Encontrável só em cebos.
A luta pelo petróleo no Brasil,começou com a teimosia de Monteiro Lobato,que foi até Bahia,abriu um poço,e saiu petróleo,enquanto "estudos"especializados por geólogos americanos da Schel,afirmavam de pés juntos,que aqui não tinha menor possibilidade de ter petróleo.
Em seguida,veio a grande arrancada da campanha "O Petróleo é Nosso"no tempo em que ainda tinha políticos com vergonha na cara,quando Getúlio,com a Lei 2004 de 03/10/53 ou 54 agora não lembro exatamente,fez do petróleo existente no Brasil,monopólio do estado.Foi um berreiro enorme da direita que queria entregar tudo aos americanos.O resto todo mundo sabe.Começaram a roubar a empresa que quase faliu.

Anônimo disse...

PETROLADRÕES - de Ivo Patarra...recomendastes este livro, tempos atrás - comprei e tentei ler, qdo cheguei lá pela metade do livro, me deu ânsia de vômitos, de ler TANTA ROUBALHEIRA DE UM PAÍS E NÃO SÓ NESSES GOVERNOS PETRALHAS, mas em todos os outros governos, depois dos governos militares. Não deu para prosseguir é tanto roubo. Recomendo...se tiverem estômago para ler o maior assalto a uma estatal, nestepaiz.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/