Artigo, deputado tenente-coronel Zucco - Fundo contra a estiagem

Desde 1979, em média a cada dois anos, o Rio Grande do Sul enfrenta períodos de severa estiagem. Este fenômeno impacta decisivamente no desempenho da economia gaúcha. Calcula-se que a agropecuária responde por 40% do Produto Interno Bruno (PIB) do Estado. Pelo efeito cascata, toda a cadeia produtiva, gerada a partir do setor primário, sofre a repercussão, com reflexos diretos na finança dos municípios.

Essas premissas inspiraram a elaboração do projeto de lei 113/2020, que prevê a criação do Fundo Estadual de Combate à Estiagem. A matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, onde já obteve parecer favorável. A próxima etapa inclui votação do colegiado. Se aprovado seguirá para inclusão na pauta de votações em plenário.

A cada dia aumenta a relação de municípios em situação de emergência, contingente que já passa de 100 comunidades. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Voto na deputado na próxima eleição. E, também no Mourão para Senador.

Anônimo disse...

Anos atrás, a então Governadora Yeda Crussius, criou a Secretaria da Irrigação. Uma excelente ideia!

Lembro que sua grande justificativa, quando questionada sobre o custo de irrigar, respondia dizendo que imprensa e oposição faziam a conta errada: deve-se comparar os custos de uma safra irrigada com os de uma safra de seca!!

Quem tem Pivot Central, e muita gente tem, está dando risada!


Anônimo disse...

Espertalhão, fundo o que? com que dinheiro? o teu? Isso é bem típico dos pétalhas criar "fundos" com dinheiro do contribuinte para ganhar votos.

Anônimo disse...

Sou a favor de fundo para pequenos agricultores..de economia familiar que produzem para a população e não para os exportadores!

O dinheiro tem que ser tirado do fundo eleitoral e da cota destes parlamentares [principalmente os que vestem verde amarelo este são piores que os vermelhos], que colocam um bando de sanguessuga com cc's.

E não me venham com o PT que está morto!

E ainda tem a cara de pau de pedirem aumento aqui nos parlamento gaúcho porque estão sem aumento desde 2008.

O povo tem que começar a desempregar estes políticos todos. Vamos privatizar a prefeitura e o governo do estado e os agregados!

Toda vez que chove! Passo pela zona norte ali próximo ao motel stallion quando venho de Gravataí eles limpam as ruas depois jogam do lado do valo num terreno baldio que tem flanelinha apertando pra estacionar, choveu desce tudo de volta pra dentro do rio que transborda!

O dólar não desce mais! A gasolina baixou lá fora e aqui não baixou, o gás tb não baixou!

E não me venham com o "polenteiro" que é a salvação da lavoura que ele fez antes do Leite principalmente o aumento do ICMS e mandou de novo para o governo do leite!

Anônimo disse...

Não entendo como não criam mecanismos para facilitar a irrigação das lavouras no RS. Poderíamos fazer uma rede de aquedutos em todo o estado. Temos rios com bons volumes de água, sem falar nas lagoas que seguramente contribuiriam bastante. E nossos governantes e entidades do agro nada fazem.

Anônimo disse...

Pensei que construiriam barragens ou reservatórios de água...Não. O fundo é para manter os prefeitos confortáveis. Está difícil estes políticos só pensam neles

Anônimo disse...

Esse Zucco não fará metade dos votos que fez na última eleição!
Mesmo assim, ainda se elegerá...

Anônimo disse...

Deputado, AÇUDES E IRRIGAÇÃO é a solução,pois o papai do céu manda água adoidado e vai toda embora, vamos segurar, guardar a água, aproveite agora, que a FEPAM que "foi amansada", pois suas licenças para construir açudes eram um parto ou quiçá causava dificuldades para vender facilidades, e mande bala na IRRIGAÇÃO E AÇUDES, Deputado!!!

Anônimo disse...

Zucco decepcionou na questões de tirar o direito do povo de opinar sobre se quer ou não determinadas decisões.

Também pisou na bola com as questões do SANEAMENTO, querendo privatizar (leia-se presentear amigos do dudu milk) um empresa de grande valor, história e saudável como a CORSAN.

Gosto dele, mas sinceramente pisou na bola, E FEIO.

O Capitão Macedo foi muito mais coerente e justo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/