'A única saída é o aeroporto:' por que jovens profissionais abandonam em massa a Argentina

- Este material é da BBC News Mundo. A foto é da Getty Images.

Os dados mais recentes indicam que entre setembro de 2020 e junho de 2021, quase 60 mil pessoas emigraram do país - o que equivale a cerca de 200 emigrantes por dia.

Há muita fuga de cérebros.

 Embora seu país esteja mergulhado em uma nova crise econômica, com uma inflação anual de mais de 50% e uma das moedas mais desvalorizadas do mundo, ela ( a entrevistada da BBC, conforme link a seguir) garante que não se arrepende de ter voltado e afirma que, enquanto continuar a ter trabalho, pensa em permanecer na Argentina.

Mas ela destacou para a BBC News Mundo (o serviço em espanhol da BBC) que, nos últimos tempos, vem observando uma tendência que traz muitas lembranças do que ela viveu duas décadas atrás. "Tenho vários amigos e conhecidos que estão indo embora", ela conta. "Alguns já foram, outros planejam ir neste ano."

Anat não tem dúvidas de que o país está atravessando outra grande onda migratória - um fenômeno que boa parte da imprensa local vem chamando de "êxodo".

CLIQUE AQUI para ler esta reportagem.

29 comentários:

Anônimo disse...

AGORA VI QUE ZAPELINA B É SÉRGIO MORO DESDE CRIANCINHA. PSDB !

Entenderam porque os B ? B de Bostas !!!!

MAS QUANTO TEMPO PERDIDO OTÁRIO ....

TU TÁ ESPERANDO UM TREM QUE NUNCA VAI PASSAR !!!!

kkkkkkkkkkkkkkk..............

Anônimo disse...

A Argentina tem sistema eleitoral quase impossível de fraudar! Na próxima eleição presidencial, este País dará um giro definitivo para a Direita e será um exemplo de liberdade mundial o que vai gerar um gigantesco crescimento econômico! O Brasil, por outro lado, com sua urna inauditável, vai recolocar Lula de volta à Presidência da República e com isto se encerrará definitivamente qualquer chance de desenvolvimento no nosso País! Viraremos uma Venezuela piorada, seremos um País que será pior que a Coréia do Norte! Teremos sequestradas todas as nossas liberdades, nunca mais teremos uma oportunidade de crescimento! Quem pode deve se mudar pra Argentina, ou para o Paraguai agora, pois, lá na frente, por causa da M…. na qual estaremos enfiados, à Argentina vai pedir VISTOS dos brasileiros, temendo um Êxodo sem precedentes de pessoas fugindo desta terrível e sangrenta DITADURA SOCIALISTA que será formada no Brasil a partir das eleições de 2022!
Ai! Ai! Pobre povo brasileiro! Povo sem futuro! Povo sem liberdade!
Brasil será a Vergonha Mundial!
Votem no Lula e ajudem a destruir o Brasil para todo Sempre!

Renato disse...

Assim na Argentina como no Brasil se a classe politica não roubasse tanto as coisas poderiam ser difrentes.Este ano o Brasil fica em uma encruzilhada ou segue para um futuro melhor ou volta ao atraso,há opções. Na Argentina não há opção que o povo aceite ou queira tomar e principalmente os politicos o remedio pode ser amargo. É ntotrio que entra governo e sai governo eles ficam sempre pendurados. Quando fizeram o plnno de conversibilidade ou seja ancoraram o peso ao dolar foi a melhor oportunidade deles trilharem um caminho melhor,mas como engessava o gasto publico naufragou,ou seja a tentação de gastar mais do que se tem é grande.Eu me lembro do Silvio Santos incentivando os brasileiros a se endividar porque nos EUA era comum e eles eram prosperos,esta receita fez encolher a classe média deles,muita gente hoje deve o que não tem e o salario as vezes não paga as despesas do mês,não se engane com you tubers dizendo que lá é tudo de bom;

Anônimo disse...

POBRE ARGENTINA ! LAMENTO PELA PARTE HONESTA DO POVO, QUE SOFRE E MUITO !

QUANTO MAIS OS RATOS CORRUPTOS E COMUNISTAS ATACAM O PRESIDENTE HONESTO AQUI NO BRASIL MAIS MOTIVOS EU TENHO PARA SEGUIR APOIANDO !!!

Anônimo disse...

A ARGENTINA PRECISA DE UM PRESIDENTE SÁBIO E HONESTO COMO MULA !

NÃO IMPORTA QUE O ATUAL PRESIDENTE SEJA UM SEGUIDOR DE LULA, NUNCA SERÁ IGUAL !

SOMENTE MULA TEM HABILIDADE PARA PROMOVER OS DESVIOS NO ORÇAMENTO, TÃO NECESSÁRIOS PARA COMPRAR A IMPRENSA E MANTER O POVO FELIZ, OBEDECENDO SEMPRE SUAS ORDENS !

Anônimo disse...

VEM AQUI LULA !!!
SEU DESGRAÇADO !!!

Anônimo disse...

Macri e o seu "fracasso" na economia, jogou os argentinos nos braços da crimimosa Kirchner!
Aqui vemos o repeteco desse triste filme, com boldojudas e guedes, ressuscitando o cadaver podre do presidiário, que devia estar na papuda!

Anônimo disse...

Tudo esquerdinha…
Vejamos o que aconteceu na Venezuela. Quando o chavismo assumiu, povo de direita que sabia a tragedia que seria se mandou para Estados Unidos e outros países de direita, ao menos na época. Os esquerdinhas ficaram, oba…lá vem boquinha…
Mas a esquerda não dá nada pra ninguém, depois de algum tempo esses que votaram em Chaves, os mais burros esperaram Maduro, e aí não deu mesmo, foram, e vieram por mera questão geográfica, pedir penico.
Igual está acontecendo na Argentina, direitista já escapou do inferno lá no início, ficaram os burros, porque como eu sempre digo, esquerdinha é muito esperto, mas é burro feito uma porta, então vão só agora.
Prova é que a grande maioria dos cérebros de minhoca está indo para a Espanha. Esquerda pura…
É… eles não aprendem nada mesmo.

Anônimo disse...

"SOCIALISMO OU MUERTE" , logo, as pessoas não querem nenhum dos dois.

Anônimo disse...

É o resultado natural do socialismo. Ficarão somente os pobres e dominados; para a desgraça da Argentina e alegria dos Kirchner. É o mesmo q ocorreu na Venezuela, Cuba... daí há a dominação completa pela fome e autoritarismo.


Anônimo disse...

O Brasil atolado na M e vocês falando da Argentina. Vão se enxergar.

Anônimo disse...

SAPOLINO AGUARDA "A VINGANÇA DO KINDER"

KKKKKK LOGO ACONTECERÁ, QUANDO O SARGENTO GARCIA PRENDER O ZORRO, O KINDER NAI FAZER A SUA "VINGANÇA PARA SAPOLINO", O ÚLTIMO OTARIO FIEL....

KKKKKKKKKKK SEM QUERER ELE SAPOLINO CONFESSOU ESTAR SEM CAUSA E PERDIDO.ESGOTOU SEU REPERTÓRIO DE VITUPÉRIOS E PALAVRÕES, ENTÃO FALOU SEM DEFECAR PELA BOCA:

-VOCES VÃO VER O KINDER VAI SE VINGAR....

SOOOOOOFRA BOCA DE TRAPO!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

A DIVERSÃO AQUI É GARANTIDA!

Murilo disse...

Deixa de ser idiota palhaço !
Aqui temos uma crise fabricada por bestas iguais a ti.

Anônimo disse...

Lendo o que está escrito acima,parece que nós estamos muito melhor que eles.
Parece que por aqui,tá tudo resolvido,com cortes na pesquisa,na previdência,na educação,etc.etc.
Parece que os políticos daqui são exemplos para o mundo quando receberam 16 bi do governo a título de orçamento SECRETO.
Será que na Argentina existe semelhante monstrengo?
Os escritores acima,pensam que escrevem de Nova York.
Concluo que um pouco de humildade em relação ao nosso grande vizinho,nos faria muito bem.

Anônimo disse...

Não saem jovens só da Argentina.
Do Brasil também.

Anônimo disse...

Até o governo Peron na década de 40 a Argentina era país de 1.mundo - existia na Europa um ditado no início do séc XX - "Rico com um argentino".

Qdo Peron assumiu a Argentina só deu pra trás na economia. Dizem que na Argentina tem peronista de esquerda, peronista de centro, peronista de direita - lá, dizem todo mundo é peronista. Se ferraram...pobres hermanos argentinos, nossos vizinhos do Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Parece que o Brasil é o paraíso da A.Latina.
Escrevem,como se Argentina fosse o próprio inferno,o que de forma alguma é verdade.
O mal da Argentina,é o mesmo nosso:O ROUBO.Logo,calma por todos os lados.Muito cuidado,pois trata-se de um roto desprezando um mal cozido.
Com tudo isso,o povo argentino é muito mais culto que nós.
O ensino argentino dá de dez a zero no nosso.
Lá livrarias permanecem abertas até altas horas da noite,quando vendem muitos livros.
O povo argentino lê muito mais que nós.
Argentina exporta a melhor carne do mundo.Aconselho informarem-se melhor,pra vir meter o pau no grande povo e país argentino.
Além disso essa notícia é exagerada,falaciosa.Duvido ou tenho certeza que o êxodo é mínimo.Trata-se de pura maldade bolsonarista.

Anônimo disse...

Zarpeladinha B adora um Capitão fardado e de coturno. Também adora apanhar do guarda.

Anônimo disse...

Os estados da direita vão decretar independência. Força Tarcísio! Se mulladrão ganhar, pelas urnas, vamos nos separar de brasilia, ou seja, vamos parar de sustentar esquerdistas marajás

Anônimo disse...

Foi notícia no El País o grande número de argentinos matriculando crianças nas escolas do Uruguai. E comprando imóveis.

Anônimo disse...

Engraçado, nada disso os salvaram de escolher o comunusmo e um comunista que está sim ferrando cada vez mais a Argentina. Já viu o exodo de argentinos para o Brasil?

Anônimo disse...

Mas nao saem do Brasil pelas mesnas condições que fogem da Argentina. Jovens e mais pessoas fogem da Argentina devido ao comunismo que se instalou lá.

Anônimo disse...

O Brasil não está na M, a Argentina está.

Anônimo disse...

Lamento informar, porém o perfil do jovem que geralmente abandona seu país é de esquerda. Quem fica é a direita, só para atazanar.

Anônimo disse...

O jovem de esquerda sonha com um emprego na Comunidade Européia, mas será preterido por algum emigrado de ex-colônias. Voltará inevitavelmente para o país para viver de bolsas, se houver, ou então decide virar um concurseiro. O jovem de direita abre uma empresa, se dá conta da merda que é pagar um lista interminável de impostos, vende a empresa para a concorrência, junta os trocados e vai para os Estados Unidos tentar a sorte.

Justiniano disse...

Anônimo 18:27 parece que lerão, mas não entenderam. Povo culto e esclarecido não vota em esquerda corrupta. A Argentina já foi um país rico, isso no início do século quando a sua carne era apreciada nos melhores restaurantes da Europa. Quando os Estados Unidos começaram a enlatar a carne nos idos do anos 20 os pecuaristas argentino achavam que isso não afetaria suas exportações, mas foi o que ocorreu perdendo mercado.
Sugiro que Anônimo leia o livro a riqueza das nações, que conta toda essa história.

Anônimo disse...

A partir do ano que vem serão os brasileiros a buscar o rumo da juquira.

José Corrêa disse...

O #gaadoPTba covidiota Anônimo das 17:14 está mugiiiiiiiiiiiiiiiindo!!!

José Corrêa disse...

O #gaadoIsenteba-EskerdoPaTa covidiota Anônimo das 18:2 A-D-O-R-A espalhar fake news!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/