Esquerda e direita vão empatados para o 2o turno presidencial, hoje, no Chile

A população do Chile vai às urnas neste domingo para definir o vencedor do segundo turno da eleição presidencial do país. José Antonio Kast, de extrema-direita, e Gabriel Boric, de esquerda, estão na disputa com chances iguais de vitórias, com pesquisas apontando um empate nas intenções de voto. As duas principais forças políticas do país (socialistas e democratas-cristãos) ficaram de fora do segundo turno pela primeira vez desde a redemocratização chilena.

O primeiro turno do pleito, em 21 de novembro, terminou com Kast em primeiro lugar, com 27,91% dos votos, e Boric em segundo, com 25,82%. Para sair vitorioso, um dos dois precisará obter mais de 50% dos votos.

.Ao todo, 15 milhões de chilenos poderão participar das eleições, mas o voto não é obrigatório no país. No primeiro turno, cerca de 7 milhões de pessoas votaram, 47% do total. A expectativa é que o resultado seja divulgado entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (20).

CLIQUE AQUI para examinar o jornal El Mercurio de hoje.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eleitorado dividido entre os que querem trabalhar e gerar riqueza, e os que querem viver às custas dos outros, através do estado.

Anônimo disse...

Vamos lá chilenos, é o progresso versus o atraso representado pela esquerda, o que vai ser? Depois, só não vale pedir asilo em outro país, a responsabilidade é de vocês.

Anônimo disse...

Interessante. Kast é rotulado como extrema direita. Já Boric é apenas de esquerda. Quem redigiu a notícia?

Anônimo disse...

Que o povo Chile não caia no canto da sereia,digo dos esquerdistas.

Carlos disse...

Políbio, por que se referir ao Kast como sendo de extrema direita??? E ao Boric como de esquerda???? Se entre os dois há algum extremista certamente é o esquerdista.

Anônimo disse...

O Chile pode ser uma prévia do que ocorrerá no Brasil em 2022. A direita na AL é muito incompetente; não resolve os problemas do povo, por isso está perdendo as eleições.

Anônimo disse...

A ultraesquerda é violenta (vejam os acontecimentos no Chile), truculenta, mente, assassina, manipula, inventa, distorce a realidade e sempre dá certo para eles.

A gente precisa revirar, ficar quietinhos em casa é só dar corda para esses vagabundos. A sociedade até reage mas é muito lenta, só depois da esquerda produzir um grande estrago.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/