Artigo, Darcy F.C. dos Santos - Justiça com os professores estaduais gaúchos, por favor!

Os governos estaduais, tanto o anterior como o atual, fizeram reformas fundamentais para colocar o estado no caminho do tão necessário equilíbrio orçamentário, mas tudo na vida tem seus limites. A situação dos professores estaduais e dos servidores de menor remuneração é de absoluta penúria. Os primeiros tiveram o último reajuste, além dos completivos (para evitar pagamentos abaixo do mínimo do piso nacional), em novembro de 2014. A inflação oficial desde lá até os dias de hoje, já ultrapassa 50%.

Deve ser destacado que quando foi implantado o novo quadro de pessoal, o excedente ao novo enquadramento ficou numa parcela denominada “parcela autônoma de irredutibilidade”, que não poderia ser absorvida nos reajustes (Lei 15.451/2020, § 1º). E agora o governo está propondo suspender esta vedação, ou seja, a lei que ele mesmo editou.

Se, apesar de tudo isso, o Estado não tivesse condições de oferecer o dobro dos R$ 650 milhões oferecidos, eu teria uma posição diferente da que estou te tendo. Senão, vejamos:

CLIQUE AQUI para ler mais.

10 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, por entender a penúria dos professores, que está sendo por comida e aluguel, e no meu caso também por remédios que estão pela hora da morte. Para quem não acredita olhe no portal da transparencia do RS)

aparecido disse...

Não acredito em choradeira de funcionario publico.. choram mais do que trabalham...quanto mais choram menos trabalham...e se acham o maximo.. sem eles não existe o pais não existe a nação....e querem ficar em casa até o final dos tempos...sem trabalhar...e os meninos sem aula.. se bem que com a aulas desse pessoal pouco ou nada se aprende...uma vez vi um colante com a frase : sem o escrivão a policia para...realmente uma verdade..mas............. se considerarmos a importancia de cada um na sociedade civilizada eu elejo a profissão de agricultor como a mais importante..sem o professor os alunos ficam ignorantes, mas vivos.. sem o escrivão a policia se vira e escreve de outra maneira.. mas sem os agricultores TODOS MORREM DE FOME...sem os caminhoneiros as comida não chega da roça ate a mesa...e os carregadores e descarregadores de caminhão que trabalham 12 horas por dia sem registro na carteira ?? e sem os lixeiros as cidades ficariam imundas.. uma greve deles as cidades entram em colapso em poucos dias...portanto se analisarmos a importancia de cada profissão há dezenas de profissões muito mais importante que funças publicos..mas eles se acham que são os mais imPortantes... sempre..todos são importantes....A SOCIEDADE CIVILIZADA NÃO FUNCIONA SEM OS PROFISSIONAIS.. NINGUÉM É MAIS IMPORTANTE QUE NINGUÉM...

Anônimo disse...

REAJUSTES IGUAIS PARA TODOS OS SERVIDORES ESTADUAIS OU GREVE !!!

TODOS TRABALHAM DA MESMA FORMA E TODOS ESTÃO EM SÉRIAS DIFICULDADES !

NINGUÉM AQUI VAI ACEITAR SER FEITO DE PALHAÇO !!

Anônimo disse...

É importante ressaltar que o repasse do FUNDEB, feito pelo governo federal aos estados e municípios para pagamento de professores também foi reajustado no mesmo percentual do piso do magistério, 31.3%

Anônimo disse...

Quer dizer que o governador criou uma lei e agora quer modifica-la ?

E os deputados estaduais,que aprovaram a lei, vao se coniventes com tamanha crueldade?
Aí já é demais.

As eleiçoes de 2022 estão aí.

Coitadas das professoras.



Anônimo disse...

Quando os governos do PT de Olivio e Tarso concediam justos reajustes ao funcionalismo público estadual era ruim né?

Anônimo disse...

Por essa não esperava, embora, muito arrazoado o artigo de Darcy, nunca imaginei Polibio publicando algo em favor do valoroso e dedicado magistério estadual. Tudo isso para criticar o Sr. Dudu Leite que pode ser candidao e tirar muitos votos do mito. Com certeza nao dissimulacao de Dudu Leite.

Anônimo disse...

Acorda aí, Darcy. A situação de penúria de quem paga o salário deles é ainda maior. O aumento que já vão ganhar ninguém está recebendo, se é que tem emprego para receber alguma coisa. Aceite: o Brasil empobreceu e essa turma aí vai ter que empobrecer junto, não apenas o povo que paga a conta.

Anônimo disse...

Trabalham??? KKKK

Anônimo disse...

Se fosse o governo do polenta, o Darcysinho seria contra.
Aliás, não seria o caso de advocacia administrativo praticada por este, mesmo estando inativo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/