O dr. Barbosa era advogado do editor. Ele trabalhou pro bono para o editor, durante duas décadas, mas também defendeu gratuitamente outros jornalistas gaúchos, como o jornalista Vitor Vieira e o escritor, professor e jornalista Luís Milman (já falecido), mas não só.
Morreu hoje o advogado gaúcho Luiz Francisco Correia Barbosa. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, tratando-se de câncer.
O velório começará as 12h no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. as 18h, ocorrerão as despedidas. O editor está viajando e não poderá comparecer, mas mandou sua homenagem de despedida.
A OAB tirou nota de pesar.
Barbosinha foi também juiz de direito e prefeito de Sapucaia do Sul, RS.
No Mensalão, durante algum tempo, defendeu Roberto Jefferson. Ele abandonou o caso, depois da negativa de Roberto Jefferson em não acusar Lula como o verdadeiro chefe da organização criminosa.
12 comentários:
Só em ter defendido o Roberto Jefferson no mensalão, já fez um bem histórico ao país.
Preferiu ser advogado do denunciante e não dos réus, como a maioria dos advogados e escritórios preferiam fazer.
Muito competente, fez mais bem a sociedade do que mal.
PESAR R.I.P.
Cidadão Corajoso e correto, perdemos um grande Brasileiro. Lembro perfeitamente os fatos que o Editor descreveu nesse 'post' em 2019...
http://blogdopolibiobraga.blogspot.com/2019/09/o-juiz-que-deu-voz-de-prisao-ao-chefe.html
Sr. BARBOSINHA honrava as calças que vestia. Está difícil achar homens com essa envergadura moral.
Grande figura!
MUITO BOA LEMBRANÇA! ESCLARECE COISAS DA ATUALIDADE.
No Mensalão, durante algum tempo, defendeu Roberto Jefferson. Ele abandonou o caso, depois da negativa de Roberto Jefferson em não acusar Lula como o verdadeiro chefe da organização criminosa.
...DEPOIS DA NEGATIVA DE JEFFERSON EM NÃO ACUSAR LULA O CHEFÃO...
O JEFFERSON QUIS FAZER BARBOSA DE "BOBOSA"
Perda lastimável. Que a família se conforte com a obra dele. Foi vitorioso e virtuoso. Como juiz e como advogado. Conheço-o desde o caso Juca Galiano, nos anos 70. Dia muito triste...
BOB DENUNCIOU MAS DEU PARA TRAS
QUEM CONHECEU BARBOSINHA...
E JEFFERSON QUERIA BOLSONARO NO SEU PARTIDO...POUCOS SABIAM E LEMBRAVAM DESTE FATO, BOLSONARO , CLARO SABIA E LEMBRA.
Jefferson era tão réu quanto os outros naquele processo, foi denunciado e a denúncia foi recebida. Tinha que se defender e foi magistralmente defendido pelo Dr. Barbosa. Ao final, Jefferson traiu seu advogado, imputando a ele uma conduta que era uma óbvia combinação entre cliente e advogado. Coisa de canalha. Não honrou o combinado, atirou nas costas do advogado. Com isto, só restava ao advogado renunciar ao mandato. Trabalhou gratuitamente para ele.
Senhoras e Senhores,
SAÚDE E PAZ!
Tive o privilégio de conhecer o Doutor Luiz Francisco Correia Barbosa, o "Barbosinha" - uma figura ímpar!
Vai fazer falta, muita falta.
Votos de conforto à família e aos amigos.
Ignácio J.A. Mahfuz, Engº Agrônomo CREA/RS 010715
Grande pessoa me lembra de quando foi prefeito de sapucaia e criou uma ala vip no cemiterio se não me engano era o recanto dos bonzinhos,a prefeitura cobria o funeral e o enterrro mas para ser enterrado ali tinha de ser bandido. Uma pena o MP e o judiciario deram contra,se vingasse poderia ter se tornado ponto turistico.
Conheci o Dr.Barbosa nos anos 60, quando éramos alunos do Colégio Municipal Pelotense. Semprei foi um amigo, um lider e politico. Depois, seguiu o seu caminho como advogado, Juiz e Prefeito. Um grande ser humano.
RIP, amigo !!
Postar um comentário