Rosa Weber envia à PGR pedido de investigação de Alcolumbre por demora para sabatina de André Mendonça

 A demora do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre, em marcar a sabatina com o ex-ministro da Justiça André Mendonça — indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF) — agora será objeto de análise da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A ministra Rosa Weber, do STF, encaminhou nesta sexta-feira, 15, à PGR um pedido de investigação sobre Alcolumbre. A decisão foi tomada depois de um advogado ter acionado o Supremo cobrando a apuração da conduta do presidente da CCJ em relação à sabatina de Mendonça.

“Determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental”, escreveu a magistrada em seu despacho. Na ação, o advogado pede que Alcolumbre seja afastado do comando da CCJ.

7 comentários:

LUCIANO disse...

PQ NÃO ABRIU O INQUÉRITO DE OFÍCIO, COMO FIZERAM NAQUELE DOS "ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS"...ESSE STF É UMA PIADA PRONTA, DEPENDE DO RÉU OU AUTOR, ELES ADOTAM RITOS PROCESSUAIS DIFERENTES...TINHAM QUE ESTAREM TODOS PRESOS!

Anônimo disse...

Agora aquele monte de BANHA inútil, parasita, tranca-rua, vai ver o que é bão pra tosse !

Carlos Alberto disse...

Devia seguir a "tradição" de outros ministros. Mandar resolver o problema em "24 horas". Eles não são os todo poderosos?

Anônimo disse...

Demorou pra fazer o óbvio.
O senado deve levar o problema ao conselho de etica....
O processo da sabatina deve estar totalmente finalizado ate o ultimo dia de trabalho do ministro que vai se aposentar.Isso pq ta escrito na constituiçao que o stf deve ter 11 membros.
Surreal. !!!!!!!

Anônimo disse...

Até que enfim, heim? Será que agora vai?

O Presidente Bolsonaro é danado, "é um exímio criador de polêmica e arranjador de encrenca". Mas de polêmica em polêmica, encrenca e encrenca, vai montando as peças do quebra cabeça. O pântano é muito profundo.

Anônimo disse...

Esse Batoré incompetente deveria ter o mandato cassado sumariamente por vigarice e incompetencia.

Anônimo disse...

Essa jogada do Alcolumbre tem vários interesses em um só movimento:

- Tentar desgastar e desmoralizar o André Mendonça perante o senado.
- Tentar forçar o Bolsonaro a mudar a sua indicação para um candidato mais político e menos jurista.
- Agradar os senadores de oposição
- Influenciar vários julgamentos do STF favorecendo vários réus. Se ele conseguir adiar por 1 ano, será 1 ano de julgamentos a favor dos réus.
- Ele acha que está abalando na base dele no Amapá, quer mostrar liderança e força.
- Quer medir forças com o presidente, assim poderá ver até como e até quando o presidente suporta pressão. Tanto para a favor do presidente da CCJ, como para todo mundo ver que possa interessar no futuro.

Ele está achando que em 2023 irá voltar a ser presidente do Senado e quer puxar o saco do senadores para conseguir a sua volta ao poder da casa.

Se não fossem tantos fatores a favor dele e dos seus cúmplices, não estaria arriscando tão alto.

O risco dele é:

- Perder popularidade na base eleitoral dele.
- Fazer o Bolsonaro ficar ainda mais popular com o povão, mostrando que o sistema é a favor da impunidade e ele não.
- A imprensa aproveitar o momento e soltar escândalos sobre ele antes ocultados, como no caso da amante do presidente do TRE do Amapá.
- Fazer com que acionem a PGR ou até conseguiam que algum membro do STF obrigue a realização da sabatina o mais cedo possível.
- Perder a briga para o Bolsonaro a médio ou longo prazo e ficar desmoralizado no senado federal como um articulador e sair como perdedor e fraco.

Na balanças, há mais favores a favor dos senadores do que contra, por isso resolveram arriscar tão alto.

Isso tudo é desespero de que o Bolsonaro se reeleja e comece a indicar juristas punitivistas ou garantistas. Ele já fez uma indicação política e fará uma indicação religiosa. A próxima indicação caso ele faça poderá ser técnica. E todas são contra o velho sistema político de centro, centro-esquerda e esquerda.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/