Artigo, Stephen Kanitz - O Grande Erro da Ditadura Militar

Uma semana depois de assumirem o governo, os militares patrocinaram uma emenda constitucional número 9, que se tornaria o maior erro deles.

Promoveram a emenda constitucional número 9 de 22 Julho de 1964, e logo aprovada 81 dias depois, que passou a obrigar todo jornalista, escritor e professor deste país a pagar imposto de renda, algo que nenhum destes faziam desde 1934.

Só que com esta medida os militares de 1964 antagonizaram, em menos de dois meses de poder, toda a elite intelectual deste país.

Antagonizaram aqueles que até hoje fazem o coração e as mentes das novas gerações.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.


24 comentários:

Somos todos FORA BOLSONARO disse...

Iria comentar este post mas observamos que o editor só publica os que forem a favor. Portanto.....

Anônimo disse...

Pra ver que mexer com castas privilegiadas é escrachado ad eternum, todos mundo prega a distribuição de renda menos a dele, i felizmente a hipocrisia impera no ser humano que ai da não se desenvolveu plenamente, cada um defende o seu naco e aos outros as migalhas se é que sobra.Isso também está acontece com o Bolsonaro que está tentando quebrar um pouco dos privilégios de algubs mais aquinhoados.Não é fácil,só com muita luta e resiliência que isdo poderá ser feito em um Regime Democrático cheio de interesses.Coitado daquele que está esquecido em seu mundinho miserável que não tem ninguém que o defenda realmente, não só de boca, na saliva e de olho na maior parte daquilo que consegue por meios politicos ou de doações. Pobre Brasil feito de muitos espiritos inferiores e mesquinhos, onde todos esses estao juntando para não levar nadica de nada.A cada dia vemos um desses da era de 1964 a 1984 indo para outra dimensão pagar suas contas por ter explorado os mais pobres,"Queremos Chuvas de Honestidade" diz a música.

candida disse...

Mto interessante as informações do artigo. Felizmente hoje jornalista está se tornando supérfluo com os avanços das novas mídias. Influenciadores se tornam todos q hoje leem os grandes autores, os q são capazes de interpretar um texto.

candida disse...

Eu mudaria intitulo do artigo, porque foi um acerto q se revelou anos mais tarde ser correto. Os que se mostraram oportunistas, ficaram expostos.

Anônimo disse...

O grande erro do título do texto é que no Brasil não houve Ditadura Militar. Mas, Governo Militar.

Luiz Antônio disse...

Eu diria que foi um dos maiores acertos, bastava uma pequena correção e o artigo ficaria assim, e com certeza teria o apoio entusiasmado dos liberais.
Art.203- “Nenhum imposto gravará diretamente QUALQUER profissão".

Anônimo disse...

Absurdo era não pagarem imposto de renda. Ora eu pago; qualquer cidadão paga. Até aposentados INSS. Os ditos " intelectuais " queriam moleza? Bem, meio artístico só se mexe com jabá ou lei Rouanet. O canal Brasil passa cada lixo de filmes... aquele esquerdopata q fez o filme sobre Chauteabrian assassinou a obra. Li o livro. O filme é lixo em todos os aspectos. E comeu fortunas de dinheiro público.

Anônimo disse...

O grande erro dos militares foi não terem feito o que o Pinochet fez no Chile. Não teríamos tidos os lulas, genoinos, dirceus e toda esta corja de esquerdistas parasitas e corruptos destruindo o Brasil

Anônimo disse...

Ah, Polibio, o Mamata Conection do Diego Mainardi está aí desmentindo esta tese, pois falou em pagar impostos, junto com o Bonner são os primeiros da fila, são uns "baita contribuintes voluntários"! As vezes a receita federal só dá uma refrescada na memória dele, pois ninguém é de ferro! É vero que o Bonner será o garoto propaganda da receita federal????

Anônimo disse...

Isso explica porque repentinamente jornalistas e professores e seus respectivos sindicatos se tornaram esquerdistas.
È um assunto que merece muito ser mais divulgado, pois se revoltaram e passaram essa revolta para uma geração que nem sabe a causa.
Na verdade, uma posição de simplesmente não admitirem a perda de privilégios que na realidade não tem nada de socialista!!!
É uma vergonha, só que agora temos a classe jurídica com seus privilégios também inadmissíveis!!!!
E como os anteriores achando que são os donos da verdade e da nação!!!!

Anônimo disse...

O negócio agora é quintuplicar o IR destas categorias para minimizar um pouco os monstruosos danos que vem provocando ao país.

Emmanuel disse...

Entendi ... Kanitz disse que eles deveriam ter comprado o apoio através da isenção de IR. Indago: não era isso que os governantes já estavam fazendo? E não era isso que ele sugere que deveriam continuar fazendo?
Olha ... vamos falar a verdade verdadeira: o objetivo de qualquer governo é criar dificuldades para vender facilidades, o resto é lorota.
Ahhh .... e tenho comigo que esse negócio de imposto é errado: o máximo que um governo com compostura poderia arrancar do cidadão seria "taxas" por serviços prestados...

Deco disse...

Eccelente artigo.

José Corrêa disse...

O GaadoTukaneba-PTba covidiota Somos todos FORA BOLSONARO das 11:35 não tem ideias próprias!!!

Elle é igual a grande parte dos serviçais da $uprema impren$a!!!

José Corrêa disse...

Ou seja, os tais "intelektuai$" são um bando de hipócritas!!!

Anônimo disse...

O grande erro foi outro e sabemos bem qual foi.

Anônimo disse...

Polibio! Estás certo. Não deixa petralhaa, porcoa, corruptos, vagabundos, comunistas, psolistas, pscdobistas e outras merdas que tem por aí, entrar na tua casa.
É só que faltava. Esta escória que vá para a Carta Capital , e outros lixos

Anônimo disse...

Anônimo das 14:34. Concordo. Deveriam ter fuzilado toda a corja comunista

Eder disse...

Quanta babaquice, pobre Brasil.

Eduardo disse...

HOJE BOLSONARO TEM 40% DOS VOTOS VALIDOS, OPOSIÇÃO RACHADA, VAI SER MOLINHO....TE PREPARA PRA MAIS 4 ANOS DE AGONIA.

Anônimo disse...

Esse foi um dos erros, há outros, principalmente o tal de exílio, pois o "dito cujo" sempre pode voltar, como voltaram, mas há meios para que nem saiam do país. Se a história se repetir e está se repetindo, espero que não "errem" de novo.

Roberto F disse...

Já falaram? Pronto. Agora podem ir para o cantinho e CHOLA MAIS KKK.

ALMANAKUT BRASIL disse...

BELA DITADURINHA DE MERDA O REGIME MILITAR, O BRANDO, QUE NÃO FUZILOU SEUS OPOSITORES PEÇONHENTOS NO PAREDÃO, COMO FIZERAM AS DITADURAS COMUNISTAS QUE DURAM ATÉ HOJE.

E DEU NO QUE DEU!

Garivaldino Ferraz disse...


Muito bom e esclarecedor esse texto do Kanitz, mas é de 2015.
https://mujahdincucaracha.blogspot.com/2015/04/o-motivo-do-odio.html

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/