Gramado, RS, superlota UTIs e teme que seu sistema de saúde entre em colapso a qualquer momento

O prefeito Fedoca Bertolucci, Gramado, RS, está alarmado com o repentino aumento do número de casos de doentes com diagnóstico confirmado de vírus chinês e sobretudo com o avanço nas internações em UTIs, neste caso por pessoas que não são do município.

Gramado é a mais importante cidade turística do RS, tem apenas 35 mil habitantes permanentes, mas chega a atrair até 30 vezes mais pessoas do que isto em épocas de alta temporada de promoções, como é ocaso do Natal Luz, que corre até o risco de não sair este ano.

A tabela ao lado é de ontem.

O prefeito disse ao Diário do Turismo, segunda-feira, que "o colapso do sistema de saúde da cidade não pode ser levado como brincadeira".

A situação agravou-se depois do feriadão de junho, quando milhares de visitantes, com ênfase para Porto Alegre, superlotaram restaurantes, lojas, hotéis, praças e ruas de Gramado. 15 dias depois, os números de infectados subiram geometricamente.

68 comentários:

Anônimo disse...

E o editor que sempre incentivou que Gramado abrisse tudo e que os turistas fossem em peso pra lá o que tem a dizer agora???

Anônimo disse...

Mas não foi Gramado q reclamou da bandeira vermelha?

Anônimo disse...

Dá-lhe invermectina.

Anônimo disse...

Gramado foi uma festa só do seu fedoca.Abriu tudo a moda miguelão.Como Canoas.Tem que liberar aos poucos.Gramado é serrano.O frio é aliado do chinesinho.Deu no que deu.

Anônimo disse...

Não entendi, a gripezinha do Bolsonaro esta lotando algum hospital aí no Rio Grande, Polícia? Vocês não dizem que são doentes fakes?

uchoa930 disse...

C todo o respeito, se f...o prefeito irresponsável..andava vociferando contra a troca de bandeira do município..estimulando visitas no feriado e dia dos namorados..está pagando o preço de sua irresponsabilidade e leviandade..

Anônimo disse...

"internações em UTIs, neste caso por pessoas que não são do município."

Leiam o texto!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito blá blá mas a verdade é que os hospitais não conseguem segurar o tranco com a estrutura atual, ninguém está preparado para uma avalanche de infectados. O vírus cedo ou tarde chegará, mesmo trancados em casa.

Anonimato disse...

Isso era o mais óbvio que ia acontecer abriram a cidade a moda doído tao brincando com coisa séria esse vírus nao é brincadeira olhem so quanta gente ja morreu,coloquem a mão na consciência e pensem um pouco agora é hora de todos se ajudarem e cooperarem pra esse vírus ir embora logo,muita gente nao ta usando mascaras nas ruas e com isso o virus se alastra mais e mais desse jeito isso nunca vai acabar,só Deus pra ter misericórdia de todos nós!.

Unknown disse...

Nossa ,mas ao todo são apenas sete pessoas em UTI isso é superlotação ,chega ser cômico um sistema de saúde precário falar que está em colapso por causa de pandemia como na verdade a saúde do Brasil sempre esteve em colapso .

Anônimo disse...

Mas o editor até publicou fotinhos incentivando o turismo em Gramado. Agora taí. Canoas é outro exemplo

Anônimo disse...

Ué,mas Gramado se declarou cidade aberta.
Aí deu no que deu.
Gripezinha,capitão.

Joel Robinson disse...

COMPRE CLOROQUINA E DISTRIBUA AO POVO E VIVA A PANDEMONIA.

Motirõ disse...

Sou apaixonada por gramado e meu receio era justamente este. A ganância pode levá-los a bancarrota.

Anonimo disse...

O nome do virus nao é esse.

Anônimo disse...

Tem muito mais gente doente do que eles declaram, a subnotificação é muito canalha, eles não querem que os turistas saibam, eles vêm fim de semana sem mascara fazem a festa, bebem, comem e deixam os trabalhadores doentes, tem umas 100 pessoas doentes já

Anônimo disse...

A gripezinha do Bolsonaro foi igual a marolinha do Lula na economia.
Dois babacas que se amam...

Anônimo disse...

Dias dos namorados estava lotado, uma festa, não existia covid 19

Anônimo disse...

Sou do Rio e estava com passagem e hospedagem marcada para abril, babau. Estou com credito junto à operadora de turismo e só vou remarcar qdo td estiver bem. Consciência, educação, prevenção e certeza de q não é só uma gripezinha como falou o marionete-incapacitado.

Anônimo disse...

Sou do Rio e estava com passagem e hospedagem para Gramado em abril/20, babau. Estou com crédito junto à operadora de turismo mas só vou remarcar qdo td isso passar. Consciência, educação, prevenção e não acreditar no marionete-incapacitado que falou q era só uma gripezinha.

Anônimo disse...

Morador de gramado...meu comentário gramado uma cidade linda tranquila seguranca estruturada e comerciantes...moradores se usando mascaras se precavendo do virus e dos contagios e a maioria dos visitantes passeam na cidade na maior cara de pau sem mascaras rua coberta da cidade pessoas tirando fotos sem mascaras e passeando sem mascaras isso acho absurdo falta de conscientização carácter e amor aos outros ...pois a pamdemia gerou muitas crises engracados que para a maioria nao existe crise tem grana pra pagar hotéis de luxo entre melhores da cidade fora o resto ....porq em vez de darem de patrao nao vao ajudar as pessoas que precisam tem dinheiro ajuda o sistema de saude nao falam merda do hospital da cidade pois ele para nos todos nao queira por sao Paulo dentro do hospital se todos fica sem em suas casas acho que nao teria nenhum caso na cidade...nao sou contra o turismo mais todos devem ter consiencia e aquele ditado ums pagao pelos outros...minha opiniao seria que colocassem barreiras na br 116 br 115.entre 235 ou seja porto alegre taquara rota do sol nova Petrópolis barreiras que digo sao tentas e abordagem de todos visitantes fazer a medicao temperaturas e teste rapido covid ....acho isso seria o certo de ser feito para evitar mais tragédias pois nao e justo nos trabalhadores moradores da cidade pagar pela ganancia alheia....fiquem em casa pra passear tem tempo esperem isso tudo passar se todos fazer sua parte juntos venceremos....

Unknown disse...

Prefeito Fedoca e governador Leite, esta conta é de vocês.
Fecharam antes do tempo e quando deveriam fechar, começaram a abrir.
Parabéns!

Anônimo disse...

Editor vai falar que são APENAS algumas mortes. E deve ir pra la no final de semana. Sem mascara.

Unknown disse...

Tenho fotos e vídeos do Lago negro dia 12 . Era um mar de gente ,sem máscaras 95%. turistas do Rs inteiro vindo de cidades infectadas . GRAMADO é imuni. GRAMADO é iluminat.

Anônimo disse...

Tentativa de minimizar!

Anônimo disse...

Tentativa de minimizar!

Unknown disse...

Tem muita gente brincando com está doença tá difícil pra todo mundo se todos fizer sua parte vai ficar melhor não podemos olhar só pra nós pode não fazer mal pra mim mais pode fazer mal pra outra pessoa tenho neto trabalho casa de família não parei de trabalhar e cuido do meu neto ainda políticos não cuida de ninguém sabemos que está conta vamos ter que pagar então vamos fazer nossa parte cuidar de nós e respeitar os outros vamos crer que isso passe logo que Deus abençoe todos nós

Anônimo disse...

RS nesta época do ano sempre tem super lotação nos hospitais isso ocorre todos os invernos devido ao nosso clima úmido e chuvoso!

Unknown disse...

Senhor tem misericórdia de nós e do mundo inteiro agora não adianta ficar em brigas falando mal do prefeito de gramado é hora de pedir perdão a Deus porgue Deus é um Deus de amor é o Deus do impossível 🙏

Anônimo disse...

E vamos fazer o que? As pessoas precisam de grana, precisam comer, pagar suas contas e ao mesmo tempo cuidar da saúde. É necessário um equilíbrio minha gente! Inclusive na disseminação de informações dessa teoria. Menos Ibope e mais colaboração, mais empatia e bons olhos!!

Unknown disse...

Se a prefeitura não fizer um drive thru para testagem dos turistas e da própria população gramadense o sistema poderá ficar sem controle.

Anônimo disse...

Concordo

Idilio disse...

Mas toda a pompa de Gramado assalto ao comer beber comprar QQ m.....
Só isso de leitos foda.....se

Idilio disse...

Mas toda a pompa de Gramado assalto ao comer beber comprar QQ m.....
Só isso de leitos foda.....se

Anônimo disse...

Principalmente turistas de Porto Alegre...mas o prefeito não queria a volta dos turistas? Turista adoece, ou ele não sabe disso?

Unknown disse...

Grande ..aue...veja Sapiranga..haja midia para informar..o OBVIO

Unknown disse...

Porque os hoteleiros e domos de restaurantes não se unem e ajudam o hospital de Gramado?
Ao invés de fazerem mimimi não levantaram uma palha para se prevenir so pensaram no lucro q deixou de vir , agora se preparem para bandeira preta. Mas mesmo assim não iram se importar com as UTIS.

Unknown disse...

Concordo plenamente.

Unknown disse...

Na verdade se gramado não se cuidar com esse monte turismo na cidade pode se tornar a cidade mais casos rio grande do sul não tem como ter controle desses Turristas que vem nem saber c9mo eles chegam na cidade

Anônimo disse...

Tô me lixando pra Gramado. Prefeitinho mequetrefe incentivou isso. Ele e as lideranças locais que resolvam agora.

Anônimo disse...

Nossa senhora!!! Como tem recalcado falando mal de gramado aqui.Só lixo de gente, que julga sem saber dos fatos. Ignorantes da era lula vomitando asneiras como sempre. 🙄

Anônimo disse...

"Essa gripezinha" vai fazer Gramado abrir valas, basta continuar aceitando turistas de toda parte...é uma questão de tempo

Anônimo disse...

Aí falou bem....

Anônimo disse...

No feriado da data romântica dos namorados foi absurdo a aglomeração e turistas sem máscaras nos estabelecimentos em Gramado e na vizinha Canela.Ai não é possível clamarem pela flexibilização pela economia e os protocolos de saúde não serem respeitados.Lamentável!

Ultra 8 disse...

Diagnósticos falsos, dão um bela grana para médicos ao redor do mundo, aqui, não é diferente.

Me engana que eu gosto.

Enquanto não quebrar totalmente a economia do RS, a farsa não vai parar.

Se os doutores em direito não se pronunciam contra os direitos fundamentais estarem sendo retirados, inclusive deles mesmos trabalharem, imagina do povo comum.

O fascismo chegou, só grandes empresas e o governo podem submeter as pessoas a testes de febre e uso forçado de mascaras que prejudicam a saúde.

A nova ordem mundial chegou com pompa e circunstância, os povos do mundo estão dominados pelo medo e pela falta de amor próprio. ZUMBIS.

ACABOU A DITA DEMOCRACIA POVO ESTÚPIDO.

Anônimo disse...

Sai daí filho do lula inrrustido, pão com mortadela, se não roubasse o dinheiro da saúde estávamos bem melhor.
Olha o pesado que vera o futuro.

Unknown disse...

Concordo plenamente!!!

luis.com disse...

Meus parabéns !! Se todos nós tivermos essa consciência talvez estive um pouco melhor nossa situação! Sou Gerente comercial e sei muito bem como é!! Pessoas passeando como se estivesse tudo normal ksksks

Anônimo disse...

Não entendi, no titulo diz que as UTIs estão superlotadas mas a informação diz que só tem 1 hospitalizado... Contradição total

Unknown disse...

Além de ver turistas de vários lugares na cidade sem máscara o qro mais me impressionou foi ver cidadão de Canela e Gramado passeando agindo com um dia normal. Eu fico em casa e realmente saio quando necessário e isso é coisa certa a fazer. Fique em casa quem puder e só saia uemprecisar, usu máscara sempre ela não é opcional e sim obrigatório tá faltando punição para quem não usa e põe outras pessoas em risca. Que Deus em sua infinita bondade continue nos guardando. Deus no controle agora.

maba disse...

Pois é... Notícia triste, mas convém lembrar que há umas três semanas o editor escreveu que "Gramado estava bombando". Na verdade quem bombava era o coronavírus. E tem gente que ainda falam em "gripezinha". Alás, por onde anda o infatigável Dr. Osmar Terra? Ouvi falar que está no planeta Mongo, em missão com o Flash Gordon.

Unknown disse...

Já dei minha opinião e não foi aceito.
Por isso vou me abster. Coloquei minha opinião sobre tudo isso.Então não tem o porque de repetir.

Unknown disse...

Cada comentário mais descabido que o outro. VOCÊS ESTÃO ENLOUQUECENDO. De onde acham que chega o dinheiro para sustentar o funcionalismo público, o gari que limpa suas ruas? Os policiais? Os médicos? DOS IMPOSTOS!!! E a cidade só arrecada se tiver aberta. Além das CENTENAS de empresas que fecharão caso tudo fique fechado. Das CENTENAS de desempregados. Quem reclama da cidade abrir comete um grave equívoco. Deveriam manter toda a roda da economia girando e abrir vários leitos para os que precisassem ser hospitalizado. Assim que deveria ser. Estão cobrando a coisa errada. Estão querendo falir com tudo. Quero ver para que cidade vocês vão voltar depois que isso passar. SE PASSAR!!! Pois já está vindo outra pandemia, outro vírus de Influenza novo, vindo do porco. E aí? Vai continuar todo mundo em suas tocas? O vírus veio para ficar e teremos que lidar com ele.

Anônimo disse...

Parabéns!
Concordo com você!

Anônimo disse...

Bons olhos não cura covid

Anônimo disse...

Seria legal informar que existem 6 leitos de UTI ocupados, sendo 4 deles de moradores de outras Cidades e apenas 2 de Gramado. Então não está superlotado de moradores de Gramado.

Celina disse...

Isso mesmo, agora ninguém cita o rombo que o PT deixou na nossa saúde . Já foi feito pesquisas em outros países que a maioria se contaminou "em casa".

Anônimo disse...

De que adianta fechar as cidades de os moradores daqui vao tomar chimarrao nos lagos sem mascaras? Se fazem churrascos entre amigos e postam fotos de varias pessoas sem mascaras?? Será que a culpa é só do turista e do prefeito? Moro numa cidade e trabalho em outra e canso de ver moradores não tomando cuidado algum!!!

Anônimo disse...

Vao tudo tomar no cú de vcs.... vao parar de okhar televisao e facebook bando de alienados... vao trabalhar e calem a boca... fica em casa só quem tem o garantido... vao a merda con esse covid 19....

Fábio Petrucce disse...

Mas com um número de leitos tão reduzido assim, bastava uma dúzia de mosquitos da dengue pra lotar essas uti's...

Unknown disse...

Concordo..abriram pro turista e agora tá assim..foi irresponsável e preciptado

Oliveira disse...

Isso mesmo, os empresários estavam reclamando, tudo pela ganância do dinheiro não se importando com as vidas, agora vão pagar um preço caro.

Oliveira disse...

Na verdade a ganância tomou conta da classe empresarial de Gramado não se importando com as vidas.

H L disse...

Lota as utis porque vem pacientes de outras cidades.

Anônimo disse...

A maior mentira que já inventaram para meter a mão no dinheiro como sempre, saúde e política unidas para acabar com a economia do País. Palhaçada já tive antes e durante Covid e não tive bosta nenhuma nem conheço ninguém que morreu. E acho que muitos que estão morrendo de uma doença inventada.

Anônimo disse...

Vírus chinês Vírus chinês
Vírus chinês Vírus chinês
Vírus chinês Vírus chinês
Vírus chinês Vírus chinês
Vírus chinês Vírus chinês

Anônimo disse...

Vírus chinês Vírus chinês
Vírus chinês Vírus chinês
Vírus chinês Vírus chinês
Vírus chinês Vírus chinês
Vírus chinês Vírus chinês

Anonimato disse...

Descabido e vc falando bobagens me desculpa quando vc ver alguma pessoa da sua família pegar covid ai poe a sua mao na consciência pois tudo estava tranquilo ate a cidade ser aberta para os visitantes...dinheiro nao compra vidas inposto todos nos pagamos se e pra falar merda nao comenta segure sua opinião pra vc próprio....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/