Artigo, Renato Sant'Ana - A omissão nossa de cada dia

Ainda são muitos os que têm uma atitude perante a vida que pode ser traduzida assim: "Alguém tem que fazer alguma coisa!"
 
 "Alguém"? Mas, por que não "eu"? Por que não "nós"? Por que não "todos"?
         
Que uma criança abra o berreiro quando não tem suas necessidades satisfeitas é de todo plausível: ela ainda não tem autonomia para bastar-se a si mesma.
         
Agora, que adultos só reclamem e não tenham iniciativa, sem se perguntar "O que posso eu fazer para ajudar a que as coisas mudem", ficando naquelas de "já sou do bem", é, no mínimo, debilidade moral.
         
Há pelo menos cinco anos, circula apócrifo o texto abaixo transcrito. Mas nunca foi tão oportuno como nestes dias em que, além doutras agressões a valores da democracia, há brasileiros sendo presos por suas manifestações políticas, ao passo que uns quantos aplaudem o arbítrio.
         
"Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados", diz Edmund Burke. E é o lema desta coluna.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Emmanuel disse...

No caso do Brasil, medidas jurídicas se tornaram inócuas na medida em que a suposta liderança do judiciário, representando pela corte que deveria analisar questões constitucionais, é a primeira a agir feito comarca de interior atrapalhando o prefeito.
As medidas que promovem mudanças são aquelas feitas por iniciativa do poder legislativo, que ontem nos brindou com a lei da censura, de modo a evitar que falem mal o próprio congresso ou do judiciário ... mal do executivo eles já falam o suficiente.
É uma encruzilhada, do tipo daquela que os patriotas enfrentaram na independência americana, onde uma determinada casta dominava os que produziam, fazendo-os escravos; ali ocorreu uma guerra de libertação ....
No Brasil nunca houve uma guerra de libertação, o que houve foram rebeliões onde castas sucederam castas ... até que estas se uniram para explorar o povo ...
O que fazer? Para começar, convencer os deputados a segurarem a onda do Senado, porque candidatinho que se encostar em quem vota contra o povo, não se elege.

Anônimo disse...

Isso tudo,muito bonito para país civilizado,não para o Brasil,onde educação não é prioridade.´Pregar princípios e ideias na margimalidade,é o mesmo que plantar no deserto.
Não vinga.
Nos falta base.
600.000 pessoas se aproveitaram indevidamente do auxílio de R$600,00

Joel Robinson disse...

SIM SÓ FALTA DIZER QUE SÃO OS BOLSONERIANOS...

Anônimo disse...

Muito Bom !

Anônimo disse...

ORA, SR. Renato, cala-se por RESTOLHO ainda nas mentes:

-DOS TEMPOS da ESCRIVIDÃO, foram séculos;

-DOS TEMPOS da ditadura de Getúlio Vargas;

-DOS TEMPOS da ditadura militar;

-E agora TEMPOS DA DITADURA JUDICIAL.

VIRAMOS um PAÍS de corporações criada pela CF/1988, e, contra elas também nos calamos por pertencermos em alguma delas.


Anônimo disse...

A tirania e a opressão estão aumentando, por conta dos atos de quem deveria proteger as leis!
A OAB e outras ONGs (de defesa de direito dos "manos") contemplam o STF a violar os direitos humanos e nada fazem ( exemplo Sara Winter, Euláquio, etc).
As FFAA tampouco agem (acabaram de ser premiados com aumento de soldo).
Sobrará para o povo.
Revoluções populares não costumam acabar sem sangue.
Revolução Francesa, Emboabas....
Acho que estamos no limite.
Escorchados por impostos, espoliados pelos bancos, massacrados pelo judiciário e traídos pelo nosso candidato que se aliou ao centrão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/