Opinião do editor - A pandemia ensinou o povo a desconfiar dos sábios

Eis o que ensinou Sócrates.

A pandemia do vírus chinês desnudou a percepção de infalibilidade que tinham as pessoas e que também tinham de si mesmos a academia, os institutos científicos, os médicos, as autoridades sanitárias, os laboratórios e os cientistas.

Todos demonstram que não passam de seres humanos comuns, errando mais do que acertando.

No day after, os cidadãos confiarão muito menos em seres superiores entre os humanos.

É isto.

22 comentários:

CASSALES disse...

Verdade, ainda mais em relação aos sábios que só repetem as teorias dos outros.

Anônimo disse...



Só tenho uma certeza: Dória nunca mais pra porra nenhuma!

Anônimo disse...

Como nunca acreditei em 'sábios' o tópico não é novidade para mim. Somos seres humanos falhos e corruptos.
O exemplo mais claro foi a sucessão de cagadas da OMS, não sei se por incompetência ou má fé mesmo - o tempo dirá e pior: seguidas cegamente por alguns incautos.

Anônimo disse...

Estudo de cloroquina em quase 15 000 pacientes de COVID-19 não encontra benefícios
SALVAR
Mundo 22.05.20 10:35
Por Cedê Silva
NEWSLETTER

TELEGRAM

COMPARTILHAR


Estudo publicado hoje na prestigiada revista Lancet com quase 15 000 pacientes que receberam cloroquina ou hidroxicloroquina não encontrou benefício nesses medicamentos para pacientes de COVID-19.

O estudo analisou dados de 671 hospitais em todos os continentes, incluindo 18 hospitais na América do Sul. Foram analisados os dados de 96 032 pacientes, dos quais 14 888 receberam cloroquina ou hidroxicloroquina. Os 81 144 restantes formaram o grupo de controle.

ARS disse...

Aqui no Brasil, uma instituição que se diz "científica" sugeriu bloqueio geral até o ano que vem. Alguns botequins são mais sérios do que tais institutos que estão classificados abaixo da quingentésima posição, no mundo.

Anônimo disse...

Sem plano e sem comando para enfrentar a Covid-19:

Brasil 22.05.20 - O Antagonista

Reportagem de Helena Mader na Crusoé mostra que o Brasil se aproxima do ápice da epidemia da Covid-19 sem uma política clara para combater a doença causada pelo novo coronavírus.

O país também não encontra uma liderança capaz de assumir a responsabilidade de conduzir a crise.

“Não bastassem a falta de políticas destinadas a enfrentar o vírus, a ausência absoluta de planejamento, a incapacidade de testarmos a população em número suficiente e a politização de um medicamento transformado em panaceia pelo próprio presidente da República, o Brasil ainda carece de alguém responsável por assumir as rédeas da crise. É como se as autoridades estivessem contaminadas pelo vírus da desídia.”

Emmanuel disse...

Mas terão que arrancar os cabrestos que os bandidos colocaram e continuam a colocar.

Anônimo disse...

Opinião do leitor:
A postura do Editor é condizente com a realidade de quem faz jornalismo desde os 17 anos de idade.
Um fenômeno acadêmico...

Anônimo disse...

É VERDADE VEJA A PARABOLA DOS CEGOS E O ELEFANTE.
Um dia, um comerciante chegou à cidade montado num belo elefante africano. As pessoas nunca tinham visto um animal daquele porte, nem mesmo os sábios cegos, e todos saíram à rua para vê-lo. Os cegos rodearam o elefante para tocá-lo e o primeiro sábio apalpou a barriga do animal e disse:

– É muito parecido com uma parede!

O segundo sábio, tocando nas suas presas, o corrigiu:

– É muito parecido com uma lança!

O terceiro sábio, que segurava a tromba do elefante, retrucou:

– É muito parecido com uma cobra!

A mão do quarto sábio acariciava o joelho do elefante, e o sábio contestou:

– É muito parecido com uma árvore!

O quinto sábio gritou, quando mexia nas orelhas do elefante:

– É muito parecido com um abano!

O sexto sábio irritado rebateu:

– Todos vocês estão errados! O elefante é muito parecido com uma corda! – disse, tocando a pequena cauda do elefante.

E, alvoroçados, os seis sábios ficaram discutindo. Até que o sétimo sábio cego, descendo das montanhas, apareceu conduzido por uma criança. Ao ouvir a contenda, pediu ao menino que desenhasse no chão a figura do elefante. Quando tateou os contornos do desenho, percebeu que todos os sábios estavam certos e iludidos ao mesmo tempo. Agradeceu ao menino e afirmou:

– É assim que os homens se comportam perante a verdade. Pegam apenas uma parte, pensam que é o todo, e continuam tolos!

(história adaptada de Heloisa Prieto e John Godfrey Saxe)

Anônimo disse...

especialmente nos çabios "especialistas" que a Rede Bobo, vulgo Globolixo, esbarra diariamente pelas ruas para levar para os seus programetes disfarçados de telejornais...

curiosamente, 110% deles concordam sempre com a posição da emissora...

Anônimo disse...

especialmente tambem um certo çabio ai que foi tido o "medico oficial do Brasil" por uns 20 anos...

a mascara caiu...

acabou o reinado da opiniao absoluta desse cidadão, que entendia de unha encravada ao mais complexo ramo da oncologia...

na verdade funcionou durante uns 20 anos como o uma especie dessas agencias de "facating-check" da area da medicina...

se ele falava, entao era tido como a verdade absoluta...

Anônimo disse...

Quanto a composição atual do STF a maior parte do povo não confia e se lembra bem de palavras de Saulo Ramos a um deles, mas que muitos acham que devem ser estendidas a quase todos.

Anônimo disse...

Quando vier um super pós-doutorado em qualquer ciência séria, com ar superior e arrogante com um modelo de previsão computacional usando de inteligência artificial e que tem apoio de grandes laboratórios e afins, desconfie seriamente, pois por exemplo o modelo de expansão e dos efeitos do vírus de Wuhan seguido pelo mundo e referendado pela OMS, "só" teve um erro de quase 95% ! Até um curandeiro teria maior acerto! Espero que os modelos do aquecimento global sejam infinitamente melhores, senão poderemos morrer de frio por causa do aquecimento global.....kkkkkkkk

Ricardo disse...

Há mais de um século, já recebêramos, de Machado de Assis, essa preciosa lição através fãs estripulias do Dr. Simão Bacamarte e sua Casa de Prates, financiada, é
claro, pela prefeitura.

Anônimo disse...

Opinião de merda.

Anônimo disse...

Só Osmar Terra está certo. Tá bom.

Anônimo disse...

Vamos acreditar no Osmar terra plana

Anônimo disse...

Vamos acreditar no Osmar terra plana

paulobon disse...

Aliás. Outro monstro que mostrou seus pés de barro foi a tal da Ciência. Uma Ciência endeusada pelos sábios espertalhões que se escondem nas Corporações Hospitalares e nos Planos de Saúde e Previdenciários do Mundo.
Muitos, portadores de Diplomas comprados que jamais serão investigados, mas que andam com os bolsos cheios de dinheiro, lucrando descaradamente com a farra dos Grandes Laboratórios que não se cansam de produzir remédios de pouca capacidade de cura e com grandes quantidade de contraindicação.
Aliás, desde a época da invenção da penicilina e a sua derivação na produção em massa de antibióticos,que facilitam a cura de várias doenças, que a dita Ciência vem produzindo medicação cara porém paliativa, para permitir que surjam de quando em vez uma nova endemia, como se fosse pra manter a Humanidade aterrorizada com o medo da morte.
O exemplo da Cloroquina vem confirmar o fato de que os estudos da pseudo Ciência não chegam a comprovar toda a eficácia e o alcance de seus produtos porque estão sujeitos ao lucro alcançado pela propaganda e pelo apoio que é dado pelos grandes grupos midiáticos da área médica.

É deveras impossível se crer que em pleno Século XXI não tenhamos descoberto a cura do Câncer e de outra doenças antigas que não exijam grandes custos para sua produção em massa a preços módicos.
Agora, a ganância de enormes lucros dos Grandes Grupos Farmacêuticos está tão descarada, que a moda da vacinação em massa se tornou universal, obrigando-se as Nações Soberanas a obedecer Protocolos Internacionais controlados por Conselhos de Saúde que insistem em ignorar as Autoridades Constituídas e suas Leis e Códigos legais já previstos em suas Cartas Magnas, a ponto de Membros do Sistema Judiciário arvorar-se a ignorar os Poderes Constitucionais dos Chefes Supremos de Nações Livres e Democraticamente constituídas..






Anônimo disse...

Infelizmente em nosso mundo combalido, quase todos tem apeas interesses escusos em mente e, em nome da excelencia ditam regras e dogmas para nós incautos, mas não passam de bufão!

Anônimo disse...

Pois é.
A cloroquina estava aí à mão,e os sábios não sabiam.
Só Bolsonaro.
Concluí que não vale à pena estudar.
O negócio é ser capitão.

Cris disse...

Pensei que esta fase já tinha se esgotado com o Lula.
Apostar na "iluminação" de quem nunca leu um livro sobre o assunto é apenas referendar a máxima que diz:
Para quem não sabe para onde vai... qualquer caminho serve...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/