Artigo, Antônio Britto, Poder360 - A vitória dos construtores de diabos

A ilustração é escolha do editor.

Leonel Brizola antecipou-se (em muito) às táticas e à terminologia dos marqueteiros políticos. Dizia –e praticava– que no debate eleitoral era necessário apontar “1 diabo” –1 tema ou personagem inimigo a quem se prometeria combate e que, nessa luta virtual, garantiria o que hoje se chama “o controle da narrativa“.

Faz parte da política, desde sempre e em todos os lugares. Collor com os marajás, o primeiro Lula com as elites, Bolsonaro contra o petismo, Trump contra quase todos. Enfim, cada um constrói seu diabo e torna-se sócio dele. Quanto melhor a escolha, maiores as vitórias.

O único problema é que estas narrativas geralmente colocam os debates na direção oposta ao que realmente interessa. E acabam, muitas vezes, prejudicando a análise e a solução do que prometem.
Caso emblemático é a decisão em curso no Supremo Tribunal Federal. Armou-se, de forma esquemática, a narrativa “garantias x impunidade“. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

11 comentários:

Anônimo disse...

Como o Brito sempre foi o teu idolo, espero que aprenda alguma coisa com o texto da bicha velha.

Anônimo disse...

Bem FRACOTE este discursinho do Antônio Brito! De seu governo para cá, pouquíssima coisa aprendeu. Ele mesmo em sua campanha para governador usava o binário O BEM E O MAL, e estava certo! O errado é prometer combater o mal e chegar no governo e se associar a ele, que é o que mais se viu no passado, até o PT-partido-quadrilha jurava honestidade, transparência e blá-blá-blá só para chegar a pegar a chave dos cofres e roubar todas.
Agora mesmo esta "revolta" dos Deputados do PSL é só porque Bolsonaro não fez como governos anteriores, as tais de "articulações para a governabilidade", que eram maracutaias das grossas, e, sendo assim, cairam as máscaras de uns TRINTA DEPUTADOS FARSANTES que para serem eleitos juraram nas ruas serem "Bolsonaro desde criancinhas"!
Antônio Brito já esqueceu das maracutaias reveladas do governo Tancredo, onde cinco ou seis pessoas receberam a promessa para exercerem o MESMO CARGO NA SUDENE em troca de votos naquelas eleições indiretas para Presidente????

Cris disse...

Se a Constituição previa impunidade porque votaram antes pela punibilidade após Segunda Instância?
O mesmo Tribunal?
O que teria mudado em apenas dois anos?
A Constituição ? Não
O número de recursos ? Não
O número de presos? Não
Mas alguma coisa mudou... e mudou rápido ( dois anos )...
Até a decisão anterior... na realidade havia uma condenação sem efeitos práticos , uma espécie de chá das cinco que indicava uma "possibilidade " de condenação real , nada mais que isto, mas decisão mesmo só no STF (caso você pudesse pagar por isto)...
Então para os que desejavam "impunidade" era lá e somente lá que ela se concretizava... ou não...
O que realmente mudou foi isto...
Neste momento pode-se obter no STF , uma revisão de pena... mas "não" se pode conseguir mais "a imaculada impunidade"...
A situação é tão absurdamente descabida que pode-se fazer a pergunta de outra forma :
Se só no STF pode-se decidir se alguém é culpado ou não para que existem as outras instâncias?
Milhares de processos para que somente 11 pessoas decidam e os outros brinquem de instruir processos , fazer julgamentos , para nada ... e tudo isto a peso de ouro pago pela população...
Então, senhores do STF , parem de utilizar a Constituição para esconder o que realmente querem de volta , porque sentem que perderam algo precioso ($$$$$$), o poder de distribuir a seu belo prazer " a impunidade"...

Anônimo disse...

BRITOCA, CUIDA DOS TEUS QUERIDO TRIGÊMEOS ehehehhe E ESQUECE O RS DEPOIS QUE FIZESTE AQUELE EMPRESTIMO CRIMINOSO QUE GARROTEOU 30 POR CENTO DAS FINANAÇAS GAÚCHAS E FALIU O RS...BONECA

Anônimo disse...

O velho Brito do PMDB?
Nós poupe!
Esse tá morto só não foi enterrado.

Anônimo disse...

FHC viajando conforme o PT o classificou, disse ao Globo, que o Brasil está vivendo sob o signo do ódio. Concordo com ele: Foi a “ Herança Maldita ” deixada pelo seu governo e pelos últimos Presidentes apoiados por ele. O trabalhador está pagando a conta da Corrupção e da Impunidade liberada por eles. Porquê não te calas FHC?

aparecido disse...

O STF desce a sargetA .. junto aos piores elementos da SOCIEDADE...

Anônimo disse...

Somos campeões mundiais em Corrupção e Impunidade. Depois de apenas dois anos que o STF julgou a Prisão em Segunda Instância a jogou no lixo da história, porquê? Porque surgiu um Paciente ilustre “ para eles ” e seu peso é maior do que os que produzem para o desenvolvimento do Brasil. Para esse Paciente todas as demais decisões dos diversos Juízes que o julgou e o condenou não tem nenhum valor. Passará ter valor somente o que os Deuses do STF decidirem.

Renato disse...

Polibio antonio Brito não tem credibilidade,é farsante e sabe muito bem o que é farsa.

Anônimo disse...

Esta CORTE é composta por onze REIS, logo, as majestades atuam nesta monarquia travestida de república de forma correta, ORA vejam!

Os SOBERANOS podem destruir vidas e salvar, de acordo com suas convicções de momento, sempre com argumentos tal qual faz o LOBO com o cordeirinho na fábula de Esopo.

Ora, é também sua cria a CF/1988, imbecil!




Anônimo disse...

A CABRITA SEMPRE SABICHONA, SE ACHA ACIMA DAS OUTRAS! MAS PARA ESCREVER OU FALAR GOSTA DE COMPLICAR! IGUAL YEDA! GENTE QUE FALA DIFICIL TIPO TUCANÊS COMUNO FABIANO!

A FALTA DE CLAREZA, OBJETIVIDADE E SIMPLICIDADE É O CONTRÁRIO DE BOLSONARO!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/