Enfraquecido e desprestigiado, Orçamento Participativo completa 30 anos

Apesar de não possuir o mesmo tamanho de outrora, nem a importância política que alguns costumavam atribuir a ele, tampouco o volume de recursos disponíveis para obras e serviços, comparado a outros tempos, quando instrumento político do PT e partidos satélites, o Orçamento Participativo existe faz três décadas.

Claudicante, o antigo instrumento que serviu à "democracia participativa direta" não é mais considerado prioritário, na hora da tomada de decisões da prefeitura sobre os rumos que a cidade deve seguir. Nesta semana, a capital do Estado recebe nomes considerados importantes na história do processo de “democracia direta”. Hoje e sábado, debates e palestras acontecem em diversos locais. 

CLIQUE AQUI e leia mais a respeito.

11 comentários:

Cidadão Leopoldense disse...

Posso testemunhar que o Orçamento participativo é uma ENGANAÇÃO, pois em São Leopoldo, na gestão do Vanazzi, demandas vencedoras nas assembleias do OP foram desconsideradas ou até desvirtuadas. Por exemplo, uma Câmera de vigilância conquistada no voto popular para ser instalada numa esquina problemática do centro da cidade, apesar de seu baixo custo foi excluída e até hoje não instalada, e tem casos de demandas "adaptadas a outros interesses", diferentes da demanda votada na assembléia. Portanto Orçamento participativo é BALELA do PT.

Anônimo disse...

O Orçamento participativo no RS teve início em Pelotas em 1983 com o Prefeito Bernardo de Souza (Todo Poder Emana do Povo).

Anônimo disse...

Mais uma das palhaçadas do pt. O OP decidia ( e não cumpria ) sobre 0,005% do orçamento....
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

João C. Ferreira disse...

Isso é uma palhaçada implantada pelo comumista jurássico Olivio Dutra, ou seria o Tutra? Na lista do Clube da Cidadania.

Anônimo disse...

>>

Esse tal "orçamento participativo" foi uma tentativa da ORCRIM lulopetista de trazer e implantar no Brasil o modelo cubano de administração pública.

<<

Anônimo disse...

Na hora de te entubar, o governo facilita ao máximo; você compra alguma coisa, e pronto, já vem os 40% do governo descontado e discriminado na notinha.
Agora na hora de escutar o povão, não existe nenhum aplicativo, e ainda marcam em horário e local ruim, para que só a cumbuia consiga participar.

Renato disse...

AS pessoas não sabem o que é um orçamento publico,não sabem que ali tem despesas que são intocaveis por questões legais,ou seja a população mesmo que quisesse não pode decidir.Então o que era ou é o Orçamento participativo, a rapa do tacho uma pequena parte do orçamento que não é completamente obrigatória,sempre foi vendido como exemplo de participação popular puro embuste,o verdadeiro orçamento participativo era um que um antigo politico aqui do rs Bernardo de Souza se não estou errado pregava,até o salario do prefeito vereadores e funcionários fazia parte para o povo decidir,alguem quis ?

EU ACUSO! disse...

O O.P. era coisa muito boa e funcionava. Não sou de esquerda mmas considero os idiotas da direita radical uns chinelões, ignorantes, de um ridículo atroz.

Anônimo disse...

PODEM EVESTIGAR OS CELULARES E TERÃO A SURPRESA QUE OS ADEVOGADO E AS FAMILIAS DE PRESO ESTA SENDO TRABALHADOS PELO PT

Anônimo disse...

Já devia ter sido encerrado há horas. Um bando de desocupados sem voto se reúne para decidir o que farão com o dinheiro dos ocupados que votaram em alguém de sua confiança para dar destino aos recursos públicos.

Anônimo disse...

" democracia direta "...??? CUIDEM OS BOLSOS !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/