Defensoria Pública entra com ação para garantir vagas em abrigos aos moradores de rua

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou ação civil pública para garantir 4 mil vagas de acolhimento em abrigos aos moradores de rua na capital do estado. 

A União e a cidade de Porto Alegre, por intermédio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), foram acionados no processo que tramita na 2ª Vara Federal. Segundo estimativa da prefeitura, quatro mil pessoas vivem nessas condições. 

A DPU alega que o número de vagas é insuficientes para atender a demanda. A ação cita que o serviço de acolhimento institucional depende de recursos federais, com capacidade prevista para atender até 244 vagas e um repasse mensal de R$ 110 mil. Desde 2016, os repasses vêm ocorrendo com atraso, conforme o defensor público federal, coordenador do GT-RUA Porto Alegre, Geórgio Endrigo Carneiro da Rosa, que subscreve a ação. 

A Prefeitura e o governo Federal ainda não se manifestaram sobre o tema.

6 comentários:

Anônimo disse...

Louvável a iniciativa da Defensoria Pública. Morador de rua não é visto por nenhuma autoridade pois não vota. Todos merecem uma chance.

Anônimo disse...

4 mil vagas? E alguém perguntou se os sem teto querem?

Anônimo disse...

Levar para casa deles, nem pensar ...

João C. Ferreira disse...

E o dinheiro para isso sai de onde? Sugiro que DPU abra mão de parte de suas gordas verbas para que isso seja feito.

Anônimo disse...

Há poucos dias numa ação conjunta de Grêmio e Internacional,abriram o Gigantinho para acolher esse pessoal,com direito a refeições,colchão e cobertor. Quantos ficaram para dormir? Mais da metade comeu foi embora levando o cobertor para vender.
Concordo com o leitor das 10:59 . Tirem do judiciário que tem demais e apliquem em abrigos e presídios.
O estado não consegue nem pagar salários em dia vai tirar o dinheiro de onde?
Diminuam as partes do legislativo e judiciário na repRticao do dinheiro público que assim a defensoria pública poderia cobrar resultados

Anônimo disse...

Muito simples a defensoria abre mão de seus gordos salarios por alguns meses e constroe-se mais abrigos...onde eles estavam quando o povo estava sendo roubado pra ficarem nessa situacao.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/