Petrobras faz a maior descoberta de gás desde o pré-sal


A Petrobras fez em Sergipe sua maior descoberta desde o pré-sal, em 2006. De seis campos, espera extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira. Divulgada no mês passado, a descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à estatal e sócias, calcula a consultoria Gas Energy.

Na avaliação do governo, a conquista pode ajudar a tirar do papel o esperado “choque de energia barata” prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes - plano para baratear em até 50% o custo do gás natural e “reindustrializar” o País. 

A aposta do governo é que, em pouco tempo, deva sair de Sergipe o gás mais barato do Brasil. Primeiro, pelo próprio aumento da produção, que ajuda na redução dos custos. Segundo, pela entrada em operação de rivais da petroleira, como a americana ExxonMobil que tem projetos de exploração na região.

7 comentários:

Anônimo disse...

Acho bom o comuna cocaleiro do Evo colocar as barbas de molho. Invadiu uma refinaria de gás da petrobrás (que no fim, o bandido de 9 dedos doou pra Bolívia, tendo em vista que não repudiou. ficou quietinho)

O Brasil é o maior cliente da Bolívia em gás natural. Essa descoberta de gás vai nos beneficiar bastante na barganha do gás que compramos da Bolívia.

Anônimo disse...

Acho bom o comuna cocaleiro do Evo colocar as barbas de molho. Invadiu uma refinaria de gás da petrobrás (que no fim, o bandido de 9 dedos doou pra Bolívia, tendo em vista que não repudiou. ficou quietinho)

O Brasil é o maior cliente da Bolívia em gás natural. Essa descoberta de gás vai nos beneficiar bastante na barganha do gás que compramos da Bolívia

Anônimo disse...

mentira. O petroleo e gaz sao contabilizados a preco de bolsa internacional. Nao importa o custo de producao. o ministro mentiu com a bobagem de reduzir 50pct. isto e impossivel. e a galera delirante acredita. cacildis

Anônimo disse...

Realmente a internet é o ponto de encontro que os burros e ignorantes gostam de opinar.

A bacia de gaz descoberta é realmente grande, fica em torno de 1/3 do que é produzido hoje no Brasil, não nos libera do gaz boliviano. Quem fez o acordo com a Bolívia foi o FHC, e é óbvio que que o gasoduto está lá enterrado da Bolívia até o Brasil, principalmente atendendo o Sudeste e o Sul.

No dia 13/06/2019 a Petrobras (o Governo Bolsonaro) acertou a venda de 90% da Transportadora Associada de Gás (TAG), que opera a rede de gasodutos nas regiões Norte e Nordeste, para o consórcio formado pela francesa Engie e o fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ).

Todos os gasodutos da TAG foram financiados pelo BNDES (que o Bolsonaro quer destruir).

No dia 16/06/2019 foi anunciada a descoberta de gáz em Sergipe, coincidência não?

Este governo é um bando de lesa pátria, venderam a TAG (com cumplicidade do STF) e 3 dias depois anunciam a descoberta de gáz.

Hoje a Petrobras infoumou que, nos últimos anos, foram realizadas seis descobertas em águas profundas na Bacia de Sergipe: Cumbe, Barra, Farfan, Muriú, Moita Bonita e Poço Verde. Todas as descobertas de gaz estão associadas as pesquisas de petróleo no Pré-SAl.

Só falta este governo dizer que em 5 meses prospectou e descobriu uma mega bacia de gaz natural.

Anônimo disse...

Esse tal de pré-sal não é (era) coisa do PT?

Anônimo disse...

O ignorante escreve "gaz" e vem querer dar uma de esperto.

O que foi comentado, provavelmente, é que com essa descoberta, caso o Brasil passe a utilizar este gás, terá uma REDUÇÃO no gás que importamos da Bolívia.

Ah tá, o gás é tabelado, o petróleo é tabelado, então pq há diferença de valores no mundo inteiro? Como que não entra custo de produção e translado? É um piadista.

Engraçado esses caras vir falar de governo lesa pátria. Os caras acabaram com as estatais transformando em cabide de militonto, roubaram até dizer chega, financiaram via BNDES obras em ditaduras comunistas mundo afora, sem garantia nenhuma de pagamento. O larápio de 9 dedos perdoou quase 1Bi de dólares de dívidas de ditadores africanos, e o lesa pátria é o governo atual, onde privatizando, acaba com a farra do cabidal de vadio militonto.

Tão privatizando pouco! Tem que privatizar tudo que for possível.

Anônimo disse...

Vdd! Tem que PRIVATIZAR.
É o único jeito de afastar as patas gananciosas dos políticos

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/