Taxa de aprovação ao governo Bolsonaro caiu em abril, mostra pesquisa da XP

As pesquisas contratadas pela XP Investimentos, uma empresa séria, cujo nascimento em Porto Alegre o editor acompanhou, são aceitas como muito sérias. Durante as eleições, todas elas foram encaradas desta forma pelo editor e isto não muda agora.

O presidente Jair Bolsonaro enfrenta uma deterioração na sua taxa de aprovação, segundo revela pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela XP Investimentos. Embora as variações tenham sido dento da margem de erro do levantamento, realizado de 1 a 3 de abril, as curvas de aprovação e reprovação mostram nitidamente uma trajetória ruim para Bolsonaro a partir de fevereiro.

Em fevereiro ele era aprovado por 40% dos que responderam à pesquisa da XP. Depois, em março, oscilou para 37%. Agora, está em 35%.

Como se observa, são pequenas oscilações na margem de erro a cada mês. Se fosse apenas uma pesquisa não seria possível dizer o que se passa. Mas como há uma sequência de estudos realizados com o mesmo levantamento, a tendência fica clara e é possível dizer que houve uma piora.

16 comentários:

Anônimo disse...

XP também dizia que Bolsonaro nunca seria eleito...
E além do mais todos os meios de comunicação mentindo quase 100% do dia sobre o governo seria de esperar que algo acontece-se, mas ainda fico no fake news da pesquisa

Anônimo disse...

eu acredito na pesquisa.
apesar de todas as ações positivas em cima de orçamento e tantas outras,
estas ainda não refletiram diretamente para o povo.
os combustíveis continuam subindo;
luz e água idem;
carga tributária continua ainda esta zona. cada estado tem uma alíquota
diferente para os mesmos produtos.
passagens de ônibus cada vez mais caras;
saúde segue na mesma;
segurança segue na mesma. eu moro em taquara. é normal não encontrar um
policial nas ruas durante dias seguidos...

desconsiderando tudo isso acima, o que vai fazer ele subir nas pesquisas
é ele acabar com esta palhaçada dos parlamentares e do stf.

e também baixar os preços da cachaça e acabar com o rede globo.

Anônimo disse...

XP Corretora é sócia do Banco Itaú, aquele que tem o Luciano Huck como garoto-propaganda e que ano passado com Michel Temer ganhou R$ 25 bilhões de perdão fiscal no CARF da Receita Federal.

Anônimo disse...

kkk...no fim de governo será de 0% a aprovação. Que governinnho falcatrua

Anônimo disse...

FHc disse ontem...não imaginava que seria tão ruim! 1º vez que vou concordar com FHC, esse governo é podre!

Anônimo disse...

XP? Pesquisa com "conta de chegar" para dar o resultado almejado. Há 3 meses da posse e ainda sem contar o período de internação no hospital, me vêm com essa? XP, vai te catar!

Anônimo disse...

Quem mandou matar o candidato Bolsonaro...??? hein PF....??? a PF, qdo quer, descobre tudo. Até hoje 6a feira dia 05abril, nada falam sobre o caso. Os matadores da Mariele, já descobriram e o PSOL e PT estão quietos, não se manifestam, pois eles queriam continuar atacando o Bolsonaro como possível mandante.

QUEM MANDOU MATAR O CANDIDATO BOLSONARO...???

Ae presidente, APERTA A PF, PARA RESOLVER ESSE CASO.

Anônimo disse...

O fato é que Bolsonaro precisa dar um jeito no MEC e naquela Damares, deve ter gente melhor que eles e que não exponham tanto o Governo com idiotices.

Anônimo disse...

XP e apenas o contratante.
O instituto chama-se IPESPE, daqui de Recife.. Antonio Lavareda é o dono. Muito serio, e todos sabem disto. Nao delirem.

Anônimo disse...

Muito críveis esses institutos de pesquisas!!!
Quem lembra do Gallup??!!! Ninguém!!
Me pergunte desses ibope, XP e Datafalha daqui uns 6, 7 anos!!!

Anônimo disse...

Muito críveis esses institutos de pesquisas!!!
Quem lembra do Gallup??!!! Ninguém!!
Me pergunte desses ibope, XP e Datafalha daqui uns 6, 7 anos!!!

Anônimo disse...

Ladeira abaixo

adilson disse...

Sr polibio a abimaq e outra que não recordo deu bons indices pra industria e os institutos davam pioras.Li isso em seu site,um post separando o outro.Esses indicadores de indices,como tudo no brasil,servem prá qualquer coisa,menos para esclarecer.Minha discordancia,meu respeito pessoal.

Anônimo disse...

Os 4.900 robôs bolsonaristas:

Brasil 05.04.19 - O Antagonista

O Botometer, um detector de bots desenvolvido pela Universidade do Indiana, identificou 4.900 robôs entre os 30 mil bolsonaristas mais assíduos nas redes sociais.

A Veja citou um exemplo:



“Entre os dias 21 e 29 de março, a fúria digitadora de dona Mariângela seguiu forte e ela foi responsável pela maior quantidade de posts contendo as hashtags de apoio ao presidente Jair Bolsonaro que chegaram aos assuntos mais comentados nas redes no período: #aimprensamente, a campeã, mencionada mais de 27,7 mil vezes no Twitter, seguida por #bolsonarotemrazao e #somostodosallan, respectivamente com 12,4 e 10,3 mil menções. Depois de passar incólume por vários exames virtuais, na última semana determinou-se que Mariângela é literalmente uma máquina: o nome virtual @mariang69423516 foi classificado como robô.”

E outro:

“O @Vnia60277636, segundo perfil com maior número de mensagens de apoio ao presidente no período analisado, tinha acabado de ser criado, no mesmo mês de março, e já havia publicado 11 400 tuítes até o final do levantamento. Na última semana, foram 5 000. Detalhe: ‘Vânia’ está entre os perfis que escaparam da varredura do Botometer. Outra característica é o curto tempo de ‘vida’ dos usuários — ao longo das três semanas de levantamento, 620 contas foram deletadas.”

Quem paga?

Anônimo disse...

Bolsonaro e sua turma adoram um microfone para dizer asneiras.

Isso tem suas consequências.

Anônimo disse...

Tem que fazer como era feito nos tempos de governo Lulla

Depois de qualquer notícia ruim que prejudicasse o "grande líder" saia uma pesquisa anunciando que Lulla mantinha a mesma aprovação.

Em seguida a imprensa aliada corria pra divulgar que o "fato ruim" NÃO PEGOU em Lulla

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/