Artigo, Ricardo Hingel, Zero Hora - Nosso sofrido litoral

Ao lado, Torres, a única praia bela do RS.

Um estudo disponível no site do Ministério do Turismo, realizado pela WTTC – principal consultoria mundial na área do turismo —, indicou que o setor representou, em 2017, uma injeção de US$ 163 bilhões na economia, representando 7,9% do PIB, e foi responsável por 6,7 milhões de empregos. Em termos mundiais, representa cerca de 10,4% do PIB global e com uma estimativa de crescimento anual de 3,8% entre 2018 e 2027.

Os dados nos remetem a uma reflexão sobre o litoral do Rio Grande do Sul, no geral tão pouco valorizado. De Torres a Hermenegildo, de norte a sul, há uma economia deprimida, basicamente vinculada ao setor primário. Nossas praias estão muito mais ligadas ao lazer e ao fascínio que o mar traz a todos do que a uma atração mais organizada.

Já disse aqui que, além do mar, temos um colar de lagoas que apresentam um ambiente limpo e agradável e muito pouco conhecido e explorado. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

13 comentários:

Anônimo disse...

meu caro, bonito, no Brasil, só a natureza...

é o tal "orgulho geográfico" que o brasileiro cultiva, como mostra o professor Olavo...

o sujeito tem orgulho de algo que não foi nem ele que construiu...

as cidades são horrorosas, basicamente se salvando alguma coisa das historicas cidades de Minas...

o resto é um show do que chamo "desarquitetura", com cada um construindo como bem lhe der na telha, amontoando casebres em cima de casebres, tudo decorado pelo caótico e medonho sistema de energia elétrica por onde cabos e fios se entrelaçam num emaranhado assustador, todos sustentados por postes envergados por tanto peso acumulado...

é um dos motivos pelo qual todo mundo deve ver o video do professor Olavo onde ele mostra "porque o Brasil é um país depressivo"...

vou dar a dica de bandeja pra vocês...

https://www.youtube.com/watch?v=87yvPfo_e1U

Anônimo disse...

As cidades devem se organizar para serem atraentes fora do verão, simples assim.

Diogo Zaddor disse...

É porque, na realidade, o povinho vai para a praia somente pensando no retorno quando vai poder dizer a todos que "fui para praia"...é só nisso que pensam...

Anônimo disse...

Nós temos outros destinos mais interessantes, como a região das Hortênsias, o vale dos vinhedos, as missões, regiões que, não desmerecendo a natureza, são o que são pela mão dos seus habitantes, esta é uma característica singular de nosso estado comparado ao resto do país (dependente quase que exclusivamente da natureza)...Agora o jornalista criticar a redução do período de férias escolares foi a maior bizarrice que já li.

DDG disse...

O litoral do Rio Grande do Sul é de Torres a barra do Chui. Hermenegildo dica uns 20 km ao norte. Quanto as praias pelo menos a poluicao se dissipa por ser mar aberto ao contrario de outros estados que cheio de praias impróprias. Basta ver relatorios de balneabilidade. Beleza nao quer dizer limpeza. Feiura nao quer dizer sujeira.

Anônimo disse...

Mas, também políticos só sabem meter a mão na cara dura até do partido que tu apoia!

Aqui temos um clássico exemplo o antigo prefeito destas duas praias

https://tce-rs.jusbrasil.com.br/noticias/1517073/ex-prefeito-de-tramandai-e-cidreira-vai-pegar-mais-de-nove-anos-de-cadeia

http://correiodopovo.com.br/Esportes/2017/1/607855/Cidreira-quer-recuperar-seu-estadio

A única cidade litorânea que ainda fez algo mais interessante e deu uma amenizada na cidade foi Pinhal.

De resto só faze o seguinte trajeto...

cria um calçadão no meio do verão...termina perto do novo veraneio e faz de novo um novo calçadão com outras pedras e sempre o preço é pra construir um resort e entregam uma maloca de barro!

Anônimo disse...

Essa informação que fevereiro atrapalha a economia do litoral não e verdadeira, pois em SP inicio de fevereiro já tem as aulas.
E que nosso litoral e mau organizado, pois falta planejamento e com outros municípios próximos os prefeitos poderiam fazer mais do que cada um só quer cuidar por questões eleitorais do seu território !!

Anônimo disse...

Porto Alegre,cidade velha,suja e decadente.

Anônimo disse...

Que bom que ainda temos gente no estado que pensa que nem o anônimo das 11:15. Só quem é muito bairrista e apegado ao jeito porco de ser dos uruguaios e argentinos que acha nossas praias bonitas. Temos muito a melhorar em organização e educação antes de termos um litoral decente.

Anônimo disse...

E "alegre".

aparecido disse...

levem muitas mulheres para lá... onde tem mulheres os homens vão atras...... nem todos....

Anônimo disse...

NÃO DÁ PARA FORÇAR A NATUREZA! 600 KM BIZARROS, VENTOSOS, FRIOS, RETOS E COM LAMA NA ÁGUA NÃO ATRAI! NEM CONDOMÍNIOS AGUENTAM NO INVERNO! EM SC, A BAIXA É DE JUNHO ATÉ SETEMBRO! AQUI, É DE ABRIL A NOVEMBRO! E NÃO SE CMPARA O VERDE, O CLIMA E AS PRAIAS VÁRIAS ALÉM DOS FRUTOS DO MAR! AQUI, SÓ FURTOS DO MAR. PORTANTO TROUXAS OS QUE INESTEM EM CASAS E APTOS DE 1 MI, 2 MI, 5 MI! É CAPITAL SEM RETORNO. É RIQUEZA JOGADA FORA!

Anônimo disse...

Nosso litoral não tem falésias, nem baías, nem rochedos (exceto Torres), nem águas quentes, mas isto não é nada, ainda há muita natureza e das águas mais limpas do litoral do Brasil (pouquíssimos coliformes fecais), além de um clima aprazível e civilizado. O terrível é boa parte dos eleitores que está destruindo nosso estado elegendo governos e deputados que não servem nem para leões de chácara de prostíbulos, com pedido de desculpas a estes últimos. Boa parte de nosso povo é sujo, mal educado, ignorante, esquerdopata e não honra o solo deste que já foi um estado pujante. Se não gostam do RS, tem muitos lugares par ir fora dele, assim pelo mínimo nossas praias ficarão mais limpas e saudáveis.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/