Opinião do editor - Duvidar é sempre direito democrático

A jornalista Carolina Bahia, que assina coluna diária desde Brasília, diz hoje em Zero Hora que "seria infantil, se não fosse perigosa, a dúvida que o presidenciável Jair Bolsonaro levanta sobre o resultado do processo eleitoral".

E avisa:

- É andidemocrático !

O editor também é infantil, perigoso e antidemocrático, isto porque segue a posição majoritária do Congresso, que aprovou lei mandando instalar impressoras em 10% das urnas, tudo porque levantou dúvidas sobre o uso das urnas eletrônicas.

Levantar dúvidas é próprio do ser humano e dever de jornalistas e parlamentares.

Só nos regimes ditatoriais ninguém tem dúvidas, porque quem duvida vai para o calabouço, para gulags ou para os cemitérios.

37 comentários:

Transparência disse...

Parem de viajar na maionese. O processo eleitoral com urnas eletrônicas é confiável. Bolsonaro na cabeça.

Anônimo disse...

Políbio, você viu o que informa o Antagonista?

O Datafolha FRAUDA as pesquisas ABERTAMENTE, para o TSE ver e aprovar: eles ESCOLHEM A DEDO os Redutos Petistas no Nordeste, concentrando-se principalmente no Recife, em bairros totalmente dominados pelo PT!

Anônimo disse...

O PT (Povo Traído) é um remédio amargo que o brasileiro já tomou e não viu resultado positivo. Com certeza, não tomará novamente! O povo brasileiro, em sua maioria, vai votar BOLSONARO 17 já no PRIMEIRO TURNO!

Jacson Clei Galgaro disse...

A edição da Zero Hora de hoje esta tão fina que parece jornal de Grêmio Estudantil. A RBS segue oferecendo assinatura digital por R$ 5,90 no Facebook e quase 100% dos comentários lá postados são no sentido do "nem de graça". A empresa está tão desesperada que, além de seus colunistas, convocou até uma juíza do trabalho para denegrir Bolsonaro. Acerca do tema em tela, duvidar dessas urnas eletrônicas é não apenas democrático, como sinal de gozarmos da integridade de nossa saúde mental.

pantoniooliveira disse...

Polibio, jornalista é uma coisa. Militante cega é outra.

Anônimo disse...

UM CAPITÃO SALVANDO A NAÇÃO. QUEM ROUBOU BILHÃO NÃO TEM MORAL PARA GOVERNAR O POVÃO. LÁ DENTRO DA CADEIA VOCÊ ENXERGA UM LADRÃO QUE MANIPULA CABEÇAS SEM NOÇÃO. AQUI FORA, UM POSTE MENTE EM NOME DO PATRÃO, AJUDADO POR JORNALISTAS QUE TEM MEDO DE PERDER O SEU QUINHÃO, AFINAL DE CONTAS, DINHEIRO DO GOVERNO É TUDO DE "BÃO". SEGUE O JOGO ATÉ O DIA 7, QUANDO O POVO SABICHÃO, EM SUA MAIORIA, ELEGERÁ O NOSSO CAPITÃO. BOLSONARO 17, NO LOMBO DO LULÃO!!!

Anônimo disse...


Isto só demonstra a ignorância da jornalista sobre como funciona um sistema informatizado. Quem não duvida é tolo ou mal intencionado.
Em todo o processo de votação pode haver interferência sem deixar rastros.

A UFRGS já realizou estudos há muito tempo sobre o assunto. A única
solução indicada foi a impressão do voto com a simultânea conferência
pelo eleitor. Somente assim os votos poderiam ser auditados e comparados
com a totalização digital.

Para conferir é só procurar o professor Newton Braga Rosa. Dada a dica.

Anônimo disse...

O Aécio tem razão, kkkkk.

Emmanuel disse...

Estou com o editor .... também sou infantil, perigoso e antidemocrático: não confio nas urnas, e é por isso que advogo a necessidade de que o lado certo vença de uma vez no primeiro turno, de forma a não dar margem à esquerda, que, conforme plano de governo do candidato recluso, é uma verdadeira declaração de guerra civil contra a nação brasileira.

Anônimo disse...

Se o Bolsonaro vencer você vai duvidar também ??

Anônimo disse...

A dúvida vai valer também se o coiso for eleito?

Mardicao disse...

Quem apoia a #Elenão também apoia as mortes e a fome na Venezuela.

Anônimo disse...

Carolina, pelo teu argumento como aqui é uma democracia, então tu dás um cheque em branco para um presidiário? Ninguém aqui é burro ou ingênuo.

Anônimo disse...

A matéria do Fantástico de ontem na Coreia do Norte mostra bem o Brasil que o PT quer para o futuro: todos cidadãos com medo e idolatrando à força o líder supremo do país

Anônimo disse...

Levantar dúvidas quanto à vulnerabilidade das urnas eletrônicas, sem impressão em papel, é dever e direito do candidato, não tem nada de antidemocrático . ANTIDEMOCRÁTICAS foram as palavras do fundador do PT , ex-Chefe da Casa Civil de Lula , José DIRCEU , o presidiário em liberdade, que disse a um repórter do Jornal EL PAIS que seu partido iria " tomar o PODER ", que seria uma questão de tempo. Tomar o poder é um ato revolucionário , totalmente antidemocrático. !!! Tia Glória.

Anônimo disse...

Parabéns por seu posicionamento contra a rádio gaúcha do PT ! Chega ser asqueroso ouvir essa gentalha militante !

Anônimo disse...

Só os loucos nunca tem dúvidas.

Anônimo disse...

Obrigado por ajudar a milhões mais a agora votarem sem dúvidas em Bolsonaro 17 !

Anônimo disse...

a jornalixta esta prontinha para escrever no Granma...

la ninguem contesta nem duvida de nada...

Anônimo disse...

Parece que só para presidente é que t fraude nas urnas, Bolsonaro se elegeu 7 vezes só para deputado federal, daí não teve fraude.

Alaor disse...

Como ficou as apurações dos casos de eleitores que chegaram para votar e já tinham votado por eles no segundo turno de 2014?

Anônimo disse...

A última vaquinha de presépio, que também atendia pelo nome de Carolina Bahia,
cansou de mugir dizendo que tinha visto o papai noel, coelhinho da páscoa e saci pererê!

Anônimo disse...



A jornalista Carolina Bahia demonstra que é mal informada ou tendenciosa...

VEJAMOS....
SEGUNDO O TSE E SUPREMO....ATÉ OS DIAS DE HOJE NÃO FOI COMPROVADO FRAUDE...

QUANTA INGENUIDADE....NÃO FOI APRESENTADO FRAUDE PORQUE NÃO EXISTE MANEIRA DE AUDITAR...SIMPLES ASSIM..

QUANDO VC VOTA..NA URNA ATÉ A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO. NÃO EXISTE AUDITORIA QUE COMPROVE SE O QUE FOI VOTADO É O RESULTADO VERDADEIRO....

DA URNA ATÉ DESCARREGAR NO TSE LOCAL, TO TSE LOCAL ATÉ O TRE...AI ESTA A TRAMPA....

A URNA ELETRÔNICA MAIS VOTO IMPRESSO DEPOSITADO NUMA OUTRA URNA É A UNICA MANEIRA DE CHECAGEM EM CASO DE DUVIDA....

SOMENTE O BANANÃO UTILIZA SOMENTE URNA SEM VOTO IMPRESSO...


Unknown disse...

---
Inocente? Ingênua? Tolinha?
Ou "agregada" ao sistema?
— Um dos mais sagrados deveres do jornalista é justamente esse: levantar dúvidas.
Ou seja: não engolir "pacote pronto".
Seja de qual governo for.
A não ser que o profissional esteja devidamente na folha de pagamento...
---

Anônimo disse...

Essa carolina bahia, juntamente com a rosane de oliveira, não sabem o que fazer para atacar o Bolsonaro, juntamente com a tal da taline e o juremir do CP.

Anônimo disse...

Ela também não tem dúvidas se foi crime político, com mandantes, no caso da facada? O Delegado Romeu Tuma e a maioria da população têm dúvidas sobre as investigações.

Anônimo disse...

Deveria ter voto impresso, ser usado ao menos como prova e colocar em arquivos. A tecnologia ajudaria na apuração e os impressos como registro. Não violaria nenhuma lei. E ainda ajudaria na apuração comparando o impresso com o digital.

A nota fiscal não é assim? Tem o registro online e o impresso?

Anônimo disse...

STALIN , líder soviético, muito " pragmático", avesso a princípios morais e éticos , dizia que : " Quem vota ou como vota não importa. O que conta os votos é quem realmente importa". !!! Tia Glória.

Fernandez disse...

Perigoso é o Plano de Governo do PT. Dúvidas sobre as urnas, são poucos os que não têm.

Anônimo disse...

Duvidar é sempre um ato de desconfiança quando se está inserido num país que não inspira confiança, isto é, não é sério. Se fôssemos um país sério teríamos acesso a contagem dos votos, pois esse ato é Administrativo e sendo assim deveria ser transparente, e, não o é. Vejam a última eleição para Presidente da República. Por não ser transparente deu no que deu.

Anônimo disse...

essa é daquelas que deve acreditar nas "eleiçoes" cubanas e venezuelanas...

Anônimo disse...

Caro EDITOR , as próximas Eleições de 7/10, além da VIOLÊNCIA do atentado contra BOLSONARO, da lerdeza da investigação do DPF/MG, em que o Delegado-Chefe é figura próxima do PT , das DÚVIDAS quanto à segurança das urnas eletrônicas, da polarização entre os dois candidatos melhor posicionados, tem um novo ingrediente que gerará muita CONFUSÃO, a Cédula de Votação. A sequência foi alterada pelo TSE. É a seguinte : a) Deputado Federal , b) Deputado Estadual, c) Senador 1 e 2 , d) Governador , e) Presidente. Assim, preparem seus corações e a paciência, Eleitores , os ingredientes da festa serão a violência , que se espera pouca, as dúvidas sobre as investigações do atentado, o receio de que as urnas não sejam confiáveis e a provável confusão que a nova sequência da cédula eleitoral gerará. !!! Tia Glória.

Anônimo disse...

>>

Eu não consigo entender como uma empresa de comunicações, importante como essa RBS, mantém uma jornalista(?) tão mediocre como essa Bahia em seu horário mais nobre, como o Jornal do Almoço.

Essa pessoa não levanta a bund@ para entrevistar ninguém, ou nenhuma das autoridades que diz contatar. Sempre surge na tela com uma foto estática de Brasilia ao fundo, sugerindo que ela estaria na capital federal, mas na realidade, pode ser que ela esteja em uma salinha da RBS de onde faz seu comentário.

Além do mais é petista. Logo, é ruim.

<<

Anônimo disse...

>>

" Anônimo disse...
Políbio, você viu o que informa o Antagonista "

Gostaria de acreditar, sinceramente, que essa informação dos Antas é verdadeira. Mas não sei não.

<<

Anônimo disse...

Mas pelo que se vê aqui neste blog duvidar do BOLSONARO NÃO PODE?

Pedro Amaro Ramos Machado disse...

Nota dez para o amigão que, com classe e educação, enalteceu o CAPITÃO!

Anônimo disse...

A jornalista vermelhinha deveria ler mais.... Já dizia Aristóteles: " A dúvida é o princípio da Sabedoria ".... mas, fazer o quê, né ???? Kbs

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/