Depois da forte reação inicial do governo estadual e da prefeitura municipal, ambas finalmente se renderam às orientações do ministério da Saúde e a Corsan, estatal estadual, começou a fazer a análise de forma individualizada das barragens de Santa Maria.
As operações começaram hoje.
As amostras já foram enviadas para avaliação. As coletas são para monitoramento dos protozoários Giardia, Cryptosporidium e Toxoplasma gondii pelo período de um ano. No caso da barragem do DNOS e da água de recirculação da retrolavagem dos filtros na Estação de Tratamento de Água (ETA), a análise deve ser feita a cada 15 dias. Já na barragem Saturnino de Brito, o monitoramento ocorrerá mensalmente.
O teste que detecta ou não a presença do protozoário
causador da toxoplasmose não era, até então, responsabilidade da
companhia de saneamento
7 comentários:
Somente agora farão isso? Com uma Universidade Federal à disposição na cidade nada fizeram ainda?
HAVIA INFORMAÇÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO POR PARTE DA ÁGUA. O PRÓPRIO MINISTRO DA SAÚDE JÁ TINHA AFIRMADO ISTO E CAIRAM DE PAU EM CIMA DELE. AGORA, DEPOIS DE QUASE 4 MESES, RESOLVERAM MONITORAR A ÁGUA. E SE O SURTO SUMIU? E SE O RESPONSÁVEL, SE É QUE HOUVE, DEU UM JEITO DE RESOLVER A COISA? QUEM SERÁ RESPONSABILIZADO POR MAIS DE 600 PESSOAS QUE CONTRAÍRAM A DOENÇA E PELOS FETOS MORTOS?
É preciso ser muito ignorante por não observar um fator simples: algo contaminou em diversos bairros. Foi o leite comprado no super mercado ou...
É a água que serve todos os bairros da cidade como o ÚNICO elemento que poderia contaminar os bairros servidos pela CORSAN. É elementar, caro Watson
CORSAN faz exames só em determinados períodos? E quando há emergência não faz?
Alguém está dormindo no ponto. A CORSAN é do Estado RGS? Esta diretoria deveria ser demitida integralmente. E o governador? Bom dia Sartori, é bom acordar. Que irresponsabilidade com a saúde em Santa Maria.
Ao anônimo das 14:32
A Universidade está plena de petistas sendo o resto decorrência.
Santa Maria é outra cidade fadada ao FRACASSO, impressionante como a metade sul gaúcha não consegue reagir, chegam a ter PIB menor que cidades pequenas da metade norte, impressionante!
Dizem qur tão comendo bosta de gato contaminado na salada e culpa a corsan??? Então 100% da população estaria contaminada! Bode expiatório nao! Isso é politicagem barata
Já sei, Seo Polibio.... a responsabilidade era do Sr. Arcebispo de SM....
Postar um comentário