Mourão reage a críticas e reafirma necessidade de refundar a República

Um dia depois de declarar que defende uma Constituição não elaborada por pessoas eleitas, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), reagiu às críticas de que teria uma postura antidemocrática.

– Não sei por que eu sou antidemocrático. Mas, tudo bem, deixa pra lá. É um carimbo que querem colocar em mim, que eu rejeito – declarou. – Se eu fosse antidemocrático, não estaria participando de uma eleição. Estaria limpando as armas e aguardando o momento.

Mourão disse que sempre fala em suas palestras que existe um consenso dos pensadores brasileiros que a Carta de 88 é um problema. 

– Seria muito bom que pudéssemos trocá-la. Mas, todo mundo sabe muito bem que o presidente da República, por si só, não tem esse poder. As pessoas têm de ter consciência disso. O pessoal não gosta, acha um absurdo, mas eu tenho direito de externar a minha opinião 

Mourão falou à reportagem do jornal o Estado de São Paulo, por telefone, ao desembarcar em Manaus nesta sexta-feira (14) antes de fazer uma palestra para 300 empresários.

21 comentários:

Anônimo disse...

Mourão é um dos poucos brasileiros lúcidos que ainda temos no país. A maioria é composta de canalhas aproveitadores, quando não corruptos, dissimulados uns, juramentados outros.

Anônimo disse...

Vamos jogar no lixo essa Constituiçao de 88...elaborada para permitir o excesso da esquerdalha...para proteger bandidos...

Anônimo disse...

Pelas mentes iluminadas da esquerdas, democrático é não ter liberdade, é não ter saúde, é não ter segurança pública, é não poder se defender de bandidos, é ter uma educação que nem porcos merecem, é ter serviços públicos de péssima qualidade e é ter presidentes eleitos por urnas eletrônicas que não permitem verificar a verdade! Bolsonaro 17 !

Anônimo disse...

Grande admirador de Hugo Chaves.
Coincidência, pois os dois são general.
Constituinte só de notáveis.
Povo que se exploda!

Anônimo disse...

Incrível como não nos acostumamos a viver em democracia. Os períodos democráticos, quando acontecem no país, fazem com que os saudosos se cocem. Se deixarmos que “evolua”, teremos algo incontrolável. Uma democracia se faz, e só se faz, respeitando as regras do jogo. Porque quem acha que precisa de uma nova Constituição cai em uma contradição: se não obedece a esta, mas quer uma nova, por qual razão ele obedecerá a nova? O problema da fala do general não é o seu conteúdo estrito, mas, sim, o simbólico que ela representa. Parece que ele quer testar o “sistema”. Machado de Assis tem um conto chamado "O Espelho – Esboço de uma Nova Teoria da Alma Humana". Quatro ou cinco cavalheiros debatem, uma noite, várias questões de alta transcendência. Quatro ou cinco? É que um deles, o quinto personagem, provinciano, capitalista, inteligente, não sem instrução, astuto e cáustico, não discutia nunca. Naquele dia se dispôs a discutir algo, só que “a discussão” era um monólogo: “Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir”. Pois é... Talvez o general esteja avisando: se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir!

Anônimo disse...

Democrático é o PT que raspou os cofres públicos. Partidos disfarçados de democratas mas são comunistas e pilantras. Refundar o Brasil e implantar pena de morte e prisão perpétua. No caso do motorista do uber que estuprou a menina tem que castrar ele e botar de mulher para os outros presos ate ele ir morrendo. Refundar o país é isso. E o Bolsonaro e o Mourão tem que mandar esta gentalha pra p.q.p

Anônimo disse...

🇧🇷 Uma constituição feita pelo povo para o povo através de consultas populares. Sem a ingerência de ladrões, corruptos e comunistas.

Anônimo disse...

A prova disso é as centenas de emendas (PECs) que fizeram ao longo de apenas trinta anos de existencia, a propósito, nunca façam emendas nas instalações elétricas, coloquem cabeamento novo, funciona melhor e é mais seguro, não façam emendas, chega de Gambiarras.

Anônimo disse...

Mourão tem toda razão.
Aqueles que pretendem o confundir,são hipócritas conscientes.

Anônimo disse...

A CONSTITUIÇÃO DEFE SER FEITA COM NOTÁVEIS DE DIREITA COMO LINCOLN, JEFFERSON E NÃO POR COMUNISTAS, SOCIALISTAS E POPULISTAS!

Anônimo disse...

Corretíssimo o General. A CONSTITUIÇÃO tem que ser escrita por PESSOAS ISENTAS, sem INTERESSES PRÓPRIOS ENVOLVIDOS. Aí nesse quesito "INTERESSES PRÓPRIOS ENVOLVIDOS" são descartados, de pronto, TODOS OS ADVOGADOS, os "OPERADORES DO DIREITO", por operarem leis feitas por eles mesmos, logo, leis CORPORATIVISTAS, para beneficiar a si próprios ou aos colegas advogados. Nelson Jobim foi um dos exemplos de como os advogados são inconfiáveis, vulneráveis, manipuláveis, manipuladores e contra-indicados para participar da elaboração de coisa tão séria como uma constituição, ao confessar que ele manipulou, alterou sozinho a constituição de 1988. Um advogado fazer a lei sobre a qual ele mesmo trabalhará é o mesmo que a história daquela do assador de churrasco, que aproveitando-se de ser ele o "OPERADOR DO CHURRASCO", sempre fica com a MELHOR PARTE, sempre puxando a brasa para o seu assado! Mesmo a constituição feita por não advogados ainda terá problemas, pois algum de seus construtores terá que ter as asas cortadas por outros membros participantes, por poder ter idéias suas que tenham terceiras ou quartas intenções favorecedoras de situações suspeitas.
A CONSTITUIÇÃO deve ser feita por pessoas HONESTAS, NÃO ADVOGADOS, servindo
estes APENAS de guias de como os artigos desejados pelos participantes podem ser colocados ser entrarem em choque entre si.

Anônimo disse...

A CONSTITUIÇÃO DEFE SER FEITA COM NOTÁVEIS DE DIREITA COMO LINCOLN, JEFFERSON E NÃO POR COMUNISTAS, SOCIALISTAS E POPULISTAS!

Anônimo disse...

SINDICATO DE DELEGADOS MANDA RECADO A MOURÃO: BRASIL NÃO PRECISA DE UMA CONSTITUIÇÃO OUTORGADA
Dir.: ABR

O Sindicato dos Delegados da PF-SPrepudiou a declaração do general Hamilton Mourão (PRTB), vice do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), após o militar defender uma nova Constituição; "Tudo o que o Brasil não precisa é de uma Constituição outorgada, imposta, como a de 1937", diz a presidente do Sindicato dos Delegados de PF-SP, Tania Prado

14 DE SETEMBRO DE 2018 ÀS 17:04 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

PS: O Dep Fed Bolsonaro Filho é Agente da PF, tem mão dele nesse troço.

Anônimo disse...

Tudo isto é puro " mi, mi, mi " da esquerda calhorda e improdutiva. Todos sabem que a Constituição de 1988, elaborada em um momento de transição política , é pura UTOPIA, promete, promete , até a felicidade, mas não explicita de onde os recursos virão. O General MOURÃO tem toda a razão , uma nova Constituição , mais REALISTA, genérica, com poucos artigos, como a dos EUA, deveria ser escrita por um grupo de " Notáveis " e submetida a um Referendum. !!! Tia Glória.

Anônimo disse...

Vice de Bolsonaro quer Constituinte sem povo. Alguma surpresa?

"Ao defender uma Constituinte de 'notáveis', sem voto popular, o general Hamilton Mourão confirma a visão de quem expressa, sem pudores nem limites, sua preferência por projetos de ditadura", escreve Paulo Moreira Leite, articulista do 247. "Inaceitável, a proposta de Mourão mostra a gravidade atingida pela crise e deve ser questionada pela defesa de uma Constituinte livre e soberana, eleita pelo voto direto do povo. É um ponto essencial para o debate futuro que se desenha na campanha presidencial...

15/09/2018 - Brasil 247

Anônimo disse...

AQUILES LINS - Mourão quer ressuscitar Constituição de 1967:

"Ao defender que a Constituição de 1988 seja substituída por outra, elaborada sem a participação do povo, o general Hamilton Mourão parece defender a ressureição da Carta de 1967, a mais autoritária da República, cuja força era menor que os Atos Institucionais", diz o jornalista Aquiles Lins, editor do 247; "O que resta da nossa democracia deve se erguer de imediato contra esta arbitrariedade enquanto há tempo"...

15/09/2018 - Brasil 137

Anônimo disse...

Desde 1889 com a proclamação da República o Brasil nunca teve estabilidade a longo prazo. Essa história de mudar tudo sempre que muda o regime ou governo não produz estabilidade.

A América Latina não teve maturidade que os USA tiveram para viverem como repúblicas.

Anônimo disse...

Jânio Quadros, depois Collor de Mello e agora, o que virá?



Anônimo disse...

O general mandou bem.

Anônimo disse...

esstaria limpando as armas e "esperando o momento".
Ou seja, na cabeca dele, acontecerá este momento, e o blogueiro aqui apoiando.

Rafael disse...

A constituição ideal é a primeira, aquela criada logo após a independência do Brasil, nos moldes da americana, a mais perfeita até hoje. Necessário restaurar o pacto federativo e a recriação do EUB, com cada estado responsável por si e livres em suas características. Chega de o governo central tomar dinheiro do sul/sudeste derramá-lo no norte e nordeste. Os estados que se virem, que o jogo, por exemplo, seja liberado no país e que os estados do nordeste se financiem com ele, tendo como exemplo Las Vegas, cujo estado, Nevada, é um deserto. Os outros que usem suas características, como agricultura, mineração, turismo ou o que for possível. Chega de o governo central retirar água da parte funda e colocar na parte rasa da piscina e achar que a está enchendo.
Precisamos de liberdade, não de bolsas, regulações e intervenções. Chega!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/