Artigo, Francisco Ferraz, Estadão - Um passado que teima em se manter presente

Mais uma vez o Brasil 'dá de cara' com a parede de sua estrutura patrimonial a bloquear o avanço para a prosperidade prometida ao gigante adormecido.
             
Mais uma vez o Brasil “dá de cara” com a parede de sua estrutura patrimonial a bloquear o avanço para a prosperidade prometida ao gigante adormecido. Mais uma vez repetimos nosso periódico retorno à situação em que nos encontrávamos antes. Mais uma vez somos chamados a encarar os mesmos impasses, os mesmos impedimentos, os mesmos problemas, só que maiores e mais graves. Reduzido ao essencial, nosso muro dos anos 80/90 é praticamente o mesmo em 2018. Os personagens não são os mesmos, mas no essencial não são diferentes.

(...)

Esta crise não surgiu. Foi provocada por aqueles que nos governam. Ela resulta de uma deliberada decisão de apropriação partidária e pessoal dos recursos públicos pelo PT, então na titularidade do governo, e da aliança de partidos eufemisticamente referidos como membros de um “presidencialismo de coalizão”. As características estruturais básicas do governo neste período de 15 anos são as mesmas de três décadas atrás: nossa forma especial de patrimonialismo – o paradigma estrutural do Estado hegemônico – em que tudo o que governo, classe política e organizações sociais fazem emana ou se dirige ao Estado, que se constitui na própria lógica da política no Brasil.
.
Nossos verdadeiros problemas ciclicamente reincidentes não conseguem ser resolvidos porque integram a órbita das atribuições do Estado patrimonialista que ainda mantemos e são consequência inevitável desse paradigma estrutural.

CLIQUE AQUI para ler e entender.

3 comentários:

Anônimo disse...

RESTA OBSERVAR QUE O ARTICULISTA PRESENTE CONTRIBUIU COM E PARA O PARTIDO TUCANO FABIANO, SEM O QUE NÃO TERIA SIDO NOMEADO REITOR! FALAR MAL SÓ DO PT NÃO É SUFICIENTE! O PSDB É UM PT DE SAIAS! MAS SÃO SIAMESES, XIFÓPAGOS! ALIÁS, FHC SEMPRE TEVE GRANDE RESPEITO PELO LULADRÃO! COMUNISTA SEMPRE DEFENDEU COMUNISTA. AMBOS MENTIROSOS ATROZES!

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Francisco Ferraz. Discorreu um país que precisa urgente de remodelação. Não é mais possível continuarmos com esse sistema desestruturado atingindo a todos os cidadãos de bem. Precisamos reconstruir o país para podermos vivermos em paz dentro da nossa casa “ Brasil ”

Anônimo disse...

Não e só o PT, todos os partidos sao de velhos coronéis, comecanco com Ana Amélia e Alkmin.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/