Artigo, Mateus Bandeira - Menos armas é mais segurança?

As elites intelectuais e artísticas têm uma receita pronta para a diminuição da violência: mais investimento em educação, medidas para aumento da renda da população e restrição ao porte de armas. Esse é exatamente o caminho que o Brasil tem seguido. Mas será que surtiu os resultados esperados? As estatísticas evidenciam que não.
      
Sancionado pelo presidente Lula, o Estatuto do Desarmamento passou a vigorar em 2003.Dois anos depois, fomos chamados às urnas para decidir se o comércio de armas deveria ser proibido. O recado foi claro: 64% das pessoas não queriam perder seu direito à autodefesa. No Rio Grande do Sul, esse foi o posicionamento de 86% dos cidadãos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

40 comentários:

Anônimo disse...

Meu voto já é teu Mateus Bandeira! Tens coragem de te expressar, hoje ainda vi um vídeo seu O Brasil ainda não é livre. Parabéns muito bom!

Anônimo disse...

nao sei...

so sei que mais armas vai resultar em uma mortandade maior ainda, com um bando de zé ruelas que praticam o suficiente para passar no teste atirando no dedão do proprio pé ou na propria pança avantajada...

e no vizinho...

e durante uma desavença no transito...

ou porque nao gostou do atendimento do hospital...

ou porque pegou a mulher com outro, ou vice-versa, ja que estamos no dia delas...

isso vai dar uma merda tremenda...

acreditem, é possivel ficar pior do que esta...

imaginem todo aquele povareu de torcidas organizadas cada um com a sua pistola...

se com pedaços de pau ja matam e pegam pra capá quem passa pela frente, imaginem com um um trabuco nas mãos de maneira oficial...

ah, mas so o "cidadao de bem" (adoro esse termo) poderá ter armas...

va na cadeia e pergunte quem la se acha "cidadão de bem"...

Anônimo disse...

Muito bom o artigo do Mateus, meu voto já é dele aqui para o governo do RS, para o BR Bolsonaro! Mudança em 2018.

Anônimo disse...

Se foi o tempo que dava para dormir de janela aberta,ou tomar chimarrão na frente de casa no fim da tarde.Hoje temos que ter grades,cães,câmeras e,claro,uma garrucha calibre 12 sempre ao alcance da mão,sem contar com o que fica nas gavetas.Que se dane o estatuto,não abro mão dos meus EPI's e nem dos EPC.Protejo minha familia e quem estiver comigo.

Anônimo disse...

O que explica um cidadão servir a Pátria, se preparar para usar todo tipo de arma e depois de sair das Forças Armadas ser proibido de ter o Direito a ter uma Arma?Sempre tivemos Armas em Casa, Garrucha, Espingarda, 38 etc...e as pessoas se respeitavam mais.
Hoje um comerciante, bar,de São Paulo reagiu a um assalto e mandou o anjinho se confessar com o CaPTa.

Anônimo disse...

Esse cara ta fazendo demagogia, ja foi filiado do PT.

Anônimo disse...

Concordo em parte. Esta história de armar a população é uma falácia eleitoreira. Ninguem fala que temos falta de 10 mil brigadianos, não temos nem um helicóptero para caçar os assaltantes de banco. Guardas Municipais de runha com os Brigadianos com runha entre a Policia civil e vice-versa. Vão mudar o Código Penal? Faltam cadeias para isolar a bandidagem? Sim todo mundo armado? Com a mentalidade do povo vai ser uma carnificina. Armas sim para quem mora numa fazenda, sitio etc. mas na cidade? Pensem um pouco e não com a cabeça dos outros.
Joel

Anônimo disse...

Parabéns pelo posicionamento, estamos fartos de bandidagem e ratazanas!

Anônimo disse...

Esqueci de mencionar o Judiciário um dos maiores culpados da criminalidade!

Anônimo disse...

nao sei muito bem o que passa na cabeça do armamentista...

sera que ela acha que somente ele estará armado?

ó, aquele seu vizinho que voce nao topa muito tambem vai estar, hein?

gostaria (ou nao) de ver uma discussão corriqueira entre dois "cidadaos de bem" armados, so pra ver qual é o ponto de ebulição do sangue na mente...

2 minutos de bate boca antes de puxar o gatilho e se transformar de um "cidadão de bem" em um homicida "culposo"?

porque se o delegado e o capa preta acharem que foi doloso, ai ferrou...

Anônimo disse...

Mais um babaca que nem o "mito" achando que bang bang nas ruas é a solução. A única coisa que vai diminuir a criminalidade é bandido ficar na cadeia e não solto nas ruas, ou seja, leis bem mais duras. Mas isso ninguém fala, só querem saber de armas!

Anônimo disse...

Desarmamentista é o típico imbecil que fica repetindo mentiras para se convencer. Até 2003, quando era fácil comprar armas de fogo, bastava ter ficha limpa, a violência era muito menor, a quantidade de assaltos, homicídios e estupros era uma fração da atual. Bastou desarmar os honestos (sim, porque bandido não obedece a lei) para que o Brasil se transformasse no país com mais homicídios do planeta. Sim, é verdade, em nenhum lugar do mundo se mata tanto como aqui. E os dementes desarmamentistas continuam repetindo "mais armas, mais mortes"...Vai ver estão preocupados com a morte dos bandidos pois essa turma adora criminosos, chegam a sentir tesão quando um vagabundo lhes encosta o cano da arma.

Anônimo disse...

Esses dois primeiros m...que escreveram sem conhecimento de causa são uns petralha...antes de dez três tinham armas e morriam menos pessoas que hoje...no Texas de dez nove andam armados e não tem mortes, como se explica.
No Brasil de hoje onde o Cidadão não tem armas morrem de forma violenta 60 mil por ano...nos estados unidos onde todos tem armas morrem 10 mil ano.
Onde tá o erro para os dois ruelas e petralha acima...povo desarmado e para os comunas darem o golpe e implantaram um regime bolivariano onde cada Cidadã o já perdeu 11 kilos.
Agora os ruelas de cima vai perguntar onde arrumei estas estatísticas...leiam seus esquimós...conversem com pessoas que viajar por esse mundão.

Anônimo disse...

O simples direito à arma já começa a cumprir o papel de prevenção, pois insere-se como dúvida inicial o questionamento se a outra parte (o cidadão, única desarmada atualmente) está armada. A arma em casa, sem as taxas absurdas atuais, configurá-lo como direito mínimo ao pai de família. O porte deve ser objeto de pré requisitos definidos em lei, e não na discricionariedade do humor do delegado de polícia. Ou seja, nem oito, nem oitenta. Mass

Anônimo disse...

Uma coisa é o direito de comprar armas e poder ter em sua casa, como ocorria muito antes do estatuto do desarmamento das pessoas de bem.
Outra coisa é ter o direito de portar a arma em via pública ou mesmo no veículo. Isso só é permitido para aqueles que tem porte de arma.
Assim era antes do estatuto do desarmamento das pessoas de bem. Muito poucas pessoas que tem o direito de comprar armas e tê-las em sua casa, tinham o direito de portar armas consigo, na via pública e/ou em veículos. Eram casos extremamente controlados pela autoridade policial.
Depois do estatuto do desarmamento das pessoas de bem, sim porque os bandidos ficaram muito mais armados, é que ocorreu a entrega das armas das pessoas de bem que não quiseram se submeter aos exames psicologicos e pagar valores exorbitantes para os registros.
São duas situações bem diferentes.
Eu quero que as pessoas que atenderem aos requisitos legais, tais como a)capacidade técnica para manusear armas b)aprovação psicológica para possuir armas; possam comprar a arma de uso pessoal e ter em sua casa para sua defesa, de sua familia e de sua propriedade.
Já o dieito de portar armas consigo e/ou em veículos deve ser permitido, além das exigências já mencionadas para comprar armas, apenas para casos especiais, devidamente comprovados perante a autoridade, como já ocorria antes do estatuto do desarmamento das pessoas de bem e não dos bandidos.
O fato é que depois do estatuto do desarmamento das pessoas de bem, nada melhorou. Só piorou pois quem quer ter uma arma consegue e a autoridade desconhece tal fato pois não tem como registrar a arma, ou seja o cidadão passa a ser considerado um bandido, mesmo que precise da arma para a defesa própria e de seus familiares.
A exigência de capacidade de uso e de aprovação da aptidão psicológica é bastante importante e existem condições para cumpri-las.
O porte deve ser só para policiais e casos muito especificos de comprovação da necessidade.
Fora disso é só conversa fiada.

Anônimo disse...

Tem que desarmar o crime organizado e armar a polícia, só isso.

Anônimo disse...

Quem é a favor de andar armado pegue uma arma (quase todo mundo tem a sua em casa) e saia por aí e quando encontrar um bandido, mate.

Anônimo disse...

64% dos brasileiros queriam o porte de armas, 84% dos gaúchos queriam o porte de arma. Lula não respeitou a vontade do povo e sancionou a lei proibindo-a. Hoje Lula deveria andar sem Segurança como o povo anda e arriscar-se a própria sorte como todos estão fazendo.

Anônimo disse...

Até 2003, quando era fácil comprar armas de fogo, bastava ter ficha limpa, a violência era muito menor, a quantidade de assaltos, homicídios...

nao é esse o motivo...

o Brasil nunca foi um pais armamentista como os EUA...

o motivo para o aumento da violencia é a DEGRADAÇÃO DA SOCIEDADE, de todos os seus valores e a aniquilação da hierarquia familiar, o que, AINDA, nao aconteceu na sociedade americana, pelo menos nao na velocidade com que ocorreu no Brasil...

depois vem todos os garrotes juridicos no trabalho da policia...

e agora temos os juizes que acham que ha um sistema punitivista exacerbado no país...

essa é a pá de cal nas esperanças do brasileiro....

nao ha arma suficiente na mao de cidadao que consiga anular essa matematica macabra montada pelas nossas autoridades...

Anônimo disse...

e esse argumento de "proteger a familia" de onde vem?

voces vao se trasnformar em segurança 24 horas de todos os seus familiares?

ou vao armar o "Pedrinho" e a "Mariazinha" para irem à escola com total segurança?

eu seria a favor do porte de arma DENTRO DE CASA, para, ai sim, proteger sua familia...

mas quem vai controlar isso nesse país onde nao se controla sequer o selo de qualidade que vai na embalagem dos frangos e das carnes?

aqueles dois irmaos do Paraná que acabaram matando a adolescente "youtuber" tinham registro da arma mas NAO TINHAM PORTE PARA SAIR AS RUAS com ela...

mas sairam...

e deu no que deu...

a unica "solução" seria autorizar o sujeito a ter em casa uma metralhadora giratoria chumabada ao chão para que ele nao consiga sair as ruas com ela...

e olhe la...

Anônimo disse...

Onde tá o erro para os dois ruelas e petralha acima...povo desarmado e para os comunas darem o golpe e implantaram um regime bolivariano onde cada Cidadã o já perdeu 11 kilos.

mais um argumento bobo provavelmente tirado la do blog do ALuizio Amorim, de que o povo se estivesse armado teria enfrentado os tanques venezuelanos do Chavez...

quem sabe é o seu Zezinho com a sua garrucha enferrujada que vai colocar tanques e tropas militarizadas pra correr...

nos tempos do desgoverno Bobama, um "rednecks" americanos se amotinaram, todos armados, numa propriedade lá para defender alguma coisa de confisco de terra, sei la, nao lembro agora...

pois bem, o governo enviou policia reforçada e Guarda Nacional para acabar com o motim dos sujeitos que, repito, estavam todos armados...

o resultado?

enfiaram as armas no saco e se entregaram...

Anônimo disse...

mas um comentador armamentista ai de cima corrobora com meus argumentos ao ficar enraivecido APENAS por ler uma opiniao contraria a sua...

sai xingando logo nas primeiras linhas...

e é esse tipo de gente, com altissimo controle emocional, que quer andar armada pelas ruas...

Anônimo disse...

VOTAREI EM BOLSONARO NÃO SÓ VOU COMPRAR ARMAS LONGAS E CURTAS MAIS COMO FAREI CAMPANHA PARA CRIMINALIZAR A SEITA DEMONÍACA COMUNISMO QUE NA ATUAL DATA ESTÁ EM MARCHA O GENOCÍDIO DO POVO VENEZUELANO COM O APOIO DO CRIMINOSO LULA E DOS PARTIDOS COMUNISTA.

Anônimo disse...

Idem!!! ����

Anônimo disse...

Esse esquerdopatas são muito canalhas. Sempre falaram de saúde e educação e é a primeira coisa que eles destroem. Utilizaram o a vantagem de ser governo para divulgar ideologia de gênero para crianças e adolescentes, doutrinamento e lavagem cerebral. E vem falar em investimento em saúde e educação? Os caras são muito mentirosos e canalhas.

Anônimo disse...

Taí mais um “vidente” desarmamentista que não conhece história. Antes do desarmamento não acontecia o que tu falou. Quanta besteira!!!

Anônimo disse...

Diga isso para os chilenos, paraguaios e uruguaios. Tenho pena de gente que não sabe o que está falando. E tenho certeza que nam sabe por que citei estes países.

Anônimo disse...

Desarmamentista ou é bandido ou defensor de bandidos. Além de jogarem ao vento previsões sem embasamento científico e desmentidas pela história.

Anônimo disse...

Então porquê uma esquerda não fez isso em mais de 30 anos de poder?

Anônimo disse...

Boa ideia e muitos bandidos já estão morrendo quando se metem com um cidadão armado.

Anônimo disse...

FALOU O COVARDE, O INCAPAZ, A BICHONA! GAUCHO DE VERDADE SEMPRE ANDA ARMADO

Anônimo disse...

Tem comentaristas que expõe motivos de não possuir armas como briga de vizinhos, no trânsito etc... como se no Brasil nunca foi permitido possuir armas.O brasileiro poderia ter o direito de registrar e portar uma arma de 1500 até 2003, Lei do Estatuto do desarmamento, os índices de homicídios eram muito nenores.Cidadão de bem, trabalhar, honesto e cumpridor das Leis do País, Estado ou Municipio tem responsabilidade no uso de qualquer Ferramenta, Carro, Arma, Faca, Foice etc...Para os irresponsáveis não ha Lei que o fimpeça de cometer todo tipo de infracao, com carro, arma etc...

Anônimo disse...

O bandido e até crianças, cometem infrações, ficaram mais ousados quando tiveram e têm certeza que não teriam resistência contra sua ousadia.Brasil, País de Tolos e frouxos.É por isdo que a esquerda diz que homem não nasce homem e mulher não nasce mulher, realmente no Brasil não sabemos nem o somos.

Anônimo disse...

Hhhahha adoro esses gaúchos "machos", que andam armados...tua mulher tá andando onde, queridinho? Afff..quanta macheza e papo furado...sei..vota no Bolsonaro,né? Coisa mas cafona meu Deus..usa capanga em vez de carteira e glostora? hahahah...cafonão!!!!

Anônimo disse...

Poder andar armado é um dos principais motivos pra votar no Bolsonaro!!!! Acordem, estamos em guerra!!! Tem gente que prefere não ver isso e se iludir. Fica mais palatavel porem é coisa de quem tem medo. Avestruz enfiando a cabeça no buraco.

Anônimo disse...

Nao é questao de ser ou não armamentista é questão de viver ou morrer!!! Estamos em guerra!!!!! Acordem.

Anônimo disse...

O brasileiro poderia ter o direito de registrar e portar uma arma de 1500 até 2003, Lei do Estatuto do desarmamento, os índices de homicídios eram muito nenores.

meu caro, voce ainda nao entendeu que o problema da violencia nao é arma, mas a degradação da sociedade?

esse Brasil ai "das antigas" saudosamente citado por voce era assim porque antes a sociedade era naturalmente menos violenta devido à FORMAÇÃO FAMILIAR...

é dificil de entender causa e efeito?

hoje, liberou geral....

filha de 15 anos que poucos mais de 30 anos atras pensava em debutar, hoje rebola em bailes funks pela madrugada afora sem os pais saberem sequer o paradeiro da dita cuja...

filho de 15 anos queria, por exemplo, aprender a tocar uma guitarra, formar uma bandinha com os colegas...

hoje quer tirar foto no estilo "gangsta rap" se fazendo de bandido para as "gatinhas"...

Anônimo disse...

Cidadão de bem, trabalhar, honesto e cumpridor das Leis do País,

de novo essa historia de "cidadão de bem"?

eu vi o depoimento dos dois irmaos parananeses que acabaram matando com um tiro uma adolescente que estava dentro do carro porque eles IMAGINARAM se tratar de um assalto...

o arrependimento me pareceu verdadeiro, me pareceu que sao os tais "cidadãos de bem"...

mas hoje estao na cadeia esperando por um julgamento que possivelmente os irá condenar...

quantos de voces nao ira atirar na propria sombra ao ficarem assustados ao serem pegos de supresa, como acontece inclusive com muitos policiais, ja que voce nao consegue ficar "sempre alerta" as 24 horas do dia?

dia desses um sujeito passou fogo no outro que apenas se aproximou do carro dele...

era um motorista CIDADÃO DE BEM que tinha um carro igual mas acabou se confundindo no estacionamento...

nao teve nem tempo de dizer desculpas...

o sujeito disparou a arma ali mesmo...

se nao me engano, era um policial, que supostamente deveria estar preparado para agir apenas no momento necessario...

agora quero ver o estrago que nao farão os "atiradores de elite" aqui do blog...

se atirarem na propria pança cheia de churrasco, va la...

o problema é chumbar quem estiver em volta...

Anônimo disse...

Também acho que o caminho é esse: Educação, aumento de renda, mas liberação total do porte de armas aos cidadãos de bem, o bandido tem que ficar na dúvida se a pessoa está ou não armada, hoje ele(bandido) tem certeza que não está.

Anônimo disse...

Anonimo das 12:27 hs , o cidadão de bem se desfez de suas armas como eu fiz, quem anda ilegalmente não pode ser considerado de bem.Um cidadão que dirife bêbado ou drogado acima da velocidade e conete um acidente grave essa pessoa não pode ser considerada de bem.Um camarada que usa uma arma ilegal e atira em outro carro não pode ser considerado de bem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/