CMPC quer segunda mega-fábrica de celulose no RS

 O executivo recebeu a imprensa para o tradicional encontro de confraternização nesta segunda-feira, em Porto Alegre. 

O diretor-presidente do grupo CMPC, Hernán Rodriguez Wilson, afirmou que a empresa tem interesse em construir uma segunda fábrica de celulose no Brasil. Porém, o projeto está condicionado à revisão da lei que impede a aquisição de terras por estrangeiros no país. Pelos cálculos do CEO, a CMPC necessitaria de até 150 mil hectares de florestas plantadas para ter uma nova unidade. Cerca de 300 mil hectares de terras seriam precisos para tirar o plano do papel. A localização da nova unidade seria o sul do Rio Grande do Sul, talvez em Pelotas, mas a CMPC não descarta outras regiões do país. 

A fábrica estabelecida em Guaíba não tem condições de ser ampliada novamente. A unidade, aliás, vai encerrar o ano com uma produção de 1,1 milhão de toneladas, tudo por problemas técnicos. O valor é inferior ao total de 1,8 milhão de toneladas, capacidade máxima da planta.


Para 2018, Wilson prevê a produção plena de 1,8 milhão de toneladas em Guaíba, que responde por quase metade (43%) da capacidade total do grupo chileno, de 4,1 milhões de toneladas por ano

3 comentários:

Anônimo disse...

O local para esta segunda fábrica de Celulose já havia sido definido, com os estudos realizados pela Votorantin (projeto Losango). Ela ficaria na junção da rodovia federal BR-471 com a rodovia estadual RS-473, um local com excelente logística. Permitiria trazer a madeira de toda a zona próxima a fronteira com o Uruguai, onde há imensas plantações de eucaliptos feitas para este fim. Já existe uma rede de estradas na região e seria utilizado também o transporte por barcaças através da hidrovia da Lagoa Mirim, até a localidade de Santa Isabel do Sul, bem próxima a futura fábrica. Basta resgatar os estudos feitos pela Votorantin, para se ganhar muito tempo e abreviar sua implantação.

Unknown disse...

Perfeito comentário

Anônimo disse...

A CMPC está é lançando uma cortina de fumaça para tirarem os olhos de cima dos problemas da planta de Guaíba!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/