Consumo e não novos investimentos, puxa a recuperação lenta da economia, constata o BC.

Se há um ano acreditava-se que a atividade recobraria impulso com ajuda de novos investimentos, hoje o mais provável é que o consumo seja o motor da retomada, segundo avaliação que fez ontem ao Estadão, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

 - Há um ano, todos imaginavam que a economia brasileira poderia voltar a crescer a partir do aumento de confiança, que geraria investimentos, renda e consumo. Essa ordem está um pouco diferente.

Eis a entrevista de Goldfajn:

Pergunta - A melhora recente no emprego e no consumo aponta uma virada no ritmo de atividade?

Goldfajn - Eu diria que está cada vez mais evidente que o pior ficou para trás, e a economia estabilizou. A dúvida é o ritmo de recuperação. É gradual, ou será mais forte? É nisso que nós estamos pensando agora. Há um ano, todos imaginavam que a economia brasileira poderia voltar a crescer a partir do aumento de confiança, que geraria investimentos, renda e consumo. O emprego seria o último a se recuperar. Essa ordem está um pouco diferente. A inflação caiu mais rápido do que se imaginava. Inflação baixa gera aumento de salário real, que gera consumo, e a economia começa a se recuperar. Essa é uma hipótese. A outra é [a liberação das contas inativas do] FGTS, que pode ter dado um alento.

CLIQUE AQUI para ler tudo. Vale a pena.

2 comentários:

Mordaz disse...

Ou seja. Nada tem a ver com as propaladas reformas.

Anônimo disse...

Os frutos do pé na bunda do PT/Dilma/Lula/PSOL/PCdoB só começam a ser sentidos agora!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/