Análise - A regra de ouro sobre a dívida pública

A equipe econômica do governo está preocupada com os riscos de descumprimento da chamada "regra de ouro" das finanças públicas - artigo 167 da Constituição -, que proíbe o governo de emitir dívida em valor superior às despesas de capital (essencialmente investimentos) do exercício. Com os reiterados e elevados déficits fiscais, há crescente possibilidade de infringir a norma já em 2018 - o que configuraria crime de responsabilidade das autoridades responsáveis, inclusive o presidente da República. 

Além disso, se a questão não for equacionada logo, dificultará bastante a vida de quem assumir o país em 2019, pois o cumprimento da regra poderá, por exemplo, exigir a paralisação da máquina pública

5 comentários:

Anônimo disse...

O governo corrupto prega o caos pois isso é de seu interesse.
Vamos ver :
1. Milhares de vcs
2. Milhares recebendo acima do teto
3. Aposentadorias fraudadas
4. Imóveis ociosos
5. Salários elevados
6. Sobra de pessoal - mínimo de 30%.
Ora, querem arrumar a casa ?
Trabalhar, não apenas governar por planilhas.

Anônimo disse...

http://www.osul.com.br/governo-federal-contrata-em-seis-meses-mais-servidores-do-que-estima-desligar-com-o-programa-de-demissao-voluntaria/

Anônimo disse...

Quem sabe se agora elevando o fundo partidário para 4 bilhões de reais os políticos não consigam encontar soluções para o país?!

Chico Valente disse...

A estrela vermelha, a do desastre, há muito tempo está no governo e só mais recente assumiu o governo. Foram treze anos de preparação e sequencia ao desastre.
O anônimo das 11:17 listou alguns itens muito bem promovidos pela esquerda ideologizada, incluindo a tradicional inversão de valores, para nos conduzir gradativamente ao caminho do abismo.
Há mais de 40 anos que trabalham incessante no devagar e no sempre do fabianismo para conduzir o Brasil e os brasileiros ao retrocesso.
Geraram deturpações de toda ordem, desde a moral das pessoas até a estabilidade econômica.
E continuam a propagar o ódio, a vingança, a inveja e todas as paixões primitivas e de baixa vibração. Enganam aos incautos, os idiotas-úteis e estes formam uma massa que ajudam a arrastar os decente e que trabalham, para o precipício das trevas.

Anônimo disse...

Todo patrimônio criado pela Democracia Militar, os perdulários da Democracia Civil estão delapidando, veja jo Estadão de hoje, 18 privatizações governo Collor,11 privatizações no Governo Itamar Franco, 10 privatizações no Governo FHC,inúmeras concessões no Governo Lula e Dilma, Rodovias, Aeroportos etc...Agora o Temer continua a venda, no entanto a divida foi aumentada por 10 vezes, saiu da Democracia Militar em torno de 100 bilhoes de Dólares e atualmente está por volta de 1,3 trilhões de Dólares.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/