Opinião do editor - Isto tudo é o que eu quero para Porto Alegre.

A partir de terça-feira da semana que vem os dois candidatos que foram para o segundo turno - Marchezan Júnior e Sebastião Melo - poderão avançar muito em relação a obstáculos que Porto Alegre enfrenta e que a impede de partir com vigor para se transformar numa metrópole moderna, menos provinciana e atrasada.

Nas áreas onde a administração pública e a própria sociedade mais pecam, estão a insegurança pública, o excesso de burocracia e a precária mobilidade urbana. Apenas em relação aos entraves da burocracia o próximo prefeito poderá interferir direta e decisivamente, mas nos demais casos precisará do apoio vital dos governos estadual e federal, o que significa que o substituto de José Fortunati terá que buscar a imediata colaboração do Piratini e do Planalto, até porque decisões como metrô, aeroporto e ponte do Guaíba dependem completamente de Brasília.

São questões iminentes, que já passaram do ponto, mas que exigem propostas claras e detalhadas de ataque.

E o futuro ?

Existem bases locais exitosas, capazes de servir de peão para amplificar complexas células de estudo, pesquisa e empreendimentos empresariais, tanto nas áreas da alta tecnologia e educação quanto nas áreas de finanças, saúde e até turismo, não só de negócios.

Mesmo que o debate eleitoral resvale para o dia a dia das diatribes próprias das disputas eleitorais, os eleitores só teriam a ganhar no caso de debate mais avançado sobre aquilo que não queremos e aquilo que queremos para Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para conhecer esta reportagem consistente sobre as propostas de Melo e Marchezan. O material é do jornal Zero Hora.

13 comentários:

Anônimo disse...

da -le da-le marquezan junior vai que é sua garotao

Anônimo disse...

Bah meu Políbio, perdeste o fio da meada: acreditar que o Melo, governo até então, vai transformar POA? Quem diria que eu veria juntos a esquerda que não baba, o PTB, Fortunati, Melo e Políbio juntos, pelo futuro de POA...Vai rolar todo juntos um chopinho no Bier Markt?

Anônimo disse...

Editor, por que a foto do Marchezan está de boca 👄 fechada? Coloca os logotipos das campanhas, assim somos poupados de ter um susto 😱 com a foto do Mello.

Anônimo disse...

Políbio. A Administração Fajuta de Melo e Fortunati só enganaram quando PROMETERAM CONSTRUIR O METRO. MENTIRAM E ENROLARAM. AGORA MARCHESAN TEM A CHANCE DE ser Eleito se Garantir que fará um Metro Moderno, de Superfície. Que cortará a cidade em todas as direções. Um metro que não levará 30 Anos, mas 05 anos a ser construídos pelos JAPONESES QUE SÃO EXPERTS NESTE TIPO DE PRODUTO. E TEM MAIS - A CUSTO ZERO! - SIM A CUSTO ZERO. BASTA OFERECER AOS JAPONESES O CONTROLE DO SISTEMA POR 30 ANOS... BASTARIA UMA OFERTA INTERNACIONAL DE LICITAÇÃO OFERECENDO EM TROCA A TECNOLOGIA DO AERO TREM DO KOESTER. O QUE ACHA DA IDEIA? A Zona Norte já trancou. A Av. Assis Brasil entope completamente e as artérias acessórias ja não resolvem. E um CAOS.

Anônimo disse...

Marchezan vai atropelar o Melo !

Anônimo disse...

É isso tudo o que eu quero: "ferre~se POA, dá~lhe Melo"

Anônimo disse...

Devemos seguir o belíssimo exemplo de São Paulo. Ou ficaremos só olhando o crescimento dos outros Estados. Já somos taxados de o Estado mais atrasado da Federação. Devemos votar com consciência. Como disse a Presidente Carmem Lúcia, Ministra do STF: Sua Excelência, " O POVO ", nós decidiremos o que é melhor para o Município.

Anônimo disse...

Sou Marquezan!!!

Mello já tá na prefeitura há 12 anos. A mudança que o Brasil quer, Porto Alegre também quer e precisa!!!

Muda Porto Alegre! Agora é 45.

Anônimo disse...

Caro Polibio, somente duas correções . MARQUEZAN , por ter sido o mais votado no primeiro turno, deveria ser o primeiro, à esquerda. E o fundo das fotos deveria ser o mesmo, ambos em branco. O fundo escuro da fotografia de MARQUEZAN dá um ar de obscuridade , de velho, ao contrário do fundo branco, que dá um ar de jovialidade. A realidade aponta para o contrário, MARQUEZAN é o jovem, a promessa do novo , da renovacao na Prefeitura , o candidato Melo , Vice-Prefeito de Fortunati , em baixa nas pesquisas de popularidade , representa a continuidade !!!

Anônimo disse...

AVANTE MARQUEZAN

João Antônio de Souza Filho disse...

Políbio, estamos nesta cidade nas mãos dos burocratas, haja vista a questão da saúde. Como é possível uma pessoa morar a 20 metros do posto de saúde e ser jogado pelo mapeamento para dois quilômetros de distância quando lhe bastaria atravessar a rua? Participei de uma reunião do conselho municipal da saúde e vi que aquele pessoal não respeita nem o secretário da saúde! A burocracia tranca a cidade. Quando ao Marchesan demitir toda a diretoria da EPTC aguardo um prefeito macho que faça isso há anos.

Anônimo disse...

deixe de cinicmo caro polibio este pmdb é uma furada tiveram anos e nada fizeram destruiram o estado e a capital porto alegre vamos tirar a cidade desta m... vamos de marquezan nao fira sua consciencia amigao, nem pt e psol apoiam o pmdb entao abra os olhos pmdb ja era

Anônimo disse...

este fortunati aumentador de impostos é um jurassico igual ao melo do pmdb

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/