Artigo, Mary Zaidan - A melhor lição olímpica

A esquerdalha que queria liberar críticas políicas nos jogos, agora consome do seu próprio veneno. Mensagens como a do lado, pontuam as redes sociais. Examine o Facebook do editor, porque há mais.


O Brasil fez bonito. Atletas, organizadores, voluntários, público daqui e de todo o lugar do planeta. Um espetáculo de orgulhar até os mais ranzinzas. Mas em seu cotidiano o país está longe do espírito e das lições olímpicas. Digladia-se com o seu próprio sucesso, alimenta polêmicas inúteis. E não tem Engov capaz de refazê-lo da ressaca do dia seguinte, quando tudo voltará a ser como antes.

Nesse meio mês de jogos, abriram-se espaços para os especialistas em tudo, muitos execrando atletas de modalidades das quais nem mesmo conhecem as regras. Até a torcida foi vítima da chatice do politicamente correto, alvo de críticas por vaiar atletas, reação usual em todos os cantos do mundo, tão legítima quanto o aplauso.

A má vontade com os jogos em um momento que não cabia mais debater se o Rio tinha ou não de sediá-los frequentou rodas de artistas e intelectuais, bares, esquinas, redes sociais e a mídia convencional. Exemplo cristalizado pela Folha de S. Paulo depois da medalha de prata em das meninas em Copacabana: “Militar, dupla não consegue quebrar jejum de 20 anos no vôlei de praia”.

Além de desdenhar das atletas, a manchete, para lá de agressiva, expôs uma das maiores polêmicas dos jogos: o patrocínio militar. Quase um terço da equipe do Brasil – 145 dos 465 atletas que participaram dos jogos – integra o Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas. Tem patente de terceiro-sargento e recebe soldo.


O Brasil não é nem o primeiro nem o único país em que as Forças Armadas bancam treinamento de atletas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isto eh jogo da esquerda , jogar a sociedade contra as Forcas Armadas. Nao conseguiram. Estimular a luta de classes nao funcionou no Brasil , apesar do esforco do PT e seus satelites nesse sentido !!!

Anônimo disse...

Forças Armadas não bancam ninguém, quem banca é o governo Federal, inclusive a própria......O Decretos e projetos que viabilizaram para que atletas olimpicos fossem convocados para servirem as forças armadas, sem concurso e acima do limite de idade, foram de Dilma e Lula.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/