A ruína da pátria educadora

A reportagem da revista Istoé é da jornalista Mel Bleil Gallo. Vale a pena ler:

Cantado em verso e prosa pelo marketing petista como a solução para todos os problemas na Educação, uma das áreas primordiais para o futuro do País, o Pátria Educadora virou o símbolo de um desastre administrativo. Não bastassem os sucessivos cortes no setor, anunciados por Dilma, e as falhas no programa de financiamento estudantil, destinado a jovens, agora se sabe que a política pública lançada para ser o carro-chefe do segundo mandato da presidente afastada fracassou naquilo que deveria ser a matéria-prima do seu trabalho. Um levantamento realizado pelo Ministério da Educação mostra um alarmante aumento no índice de analfabetismo entre jovens de 15 a 29 anos em seis Estados brasileiros, desde 2013. Foi o primeiro registro dessa natureza em décadas. Nas palavras da secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, os integrantes desse grupo são uma “geração perdida”. Parte dela, inclusive, concentra mães e chefes de família beneficiadas pelo Bolsa Família.

Diante desse quadro, a pasta tem se debruçado, nas últimas semanas, na elaboração de um programa voltado para a alfabetização. O processo foi iniciado a partir de um diálogo com o senador, ex-ministro da Educação de Lula e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) Cristovam Buarque (PPS). O MEC está estudando a melhor forma de reverter esse cenário que, segundo o ministro Mendonça Filho (DEM-PE), virou prioridade de sua gestão.


Os dados foram analisados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) entre os anos de 2013 e 2014. No Estado que registra maior crescimento, o Mato Grosso do Sul, o aumento de analfabetos entre 15 e 29 anos foi de 39%.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Extinção de fundações sem finalidade no RS. Tarefa pendente do atual Governo.

Anônimo disse...

Delegado que mentiu no ‘caso Feliciano’ é filiado ao PSDB e com histórico polêmico:

26/08/2016 - O Jornal de todos Brasis

O delegado Luís Hellmeister, do 3ºDP da Polícia Civil de São Paulo, ficou conhecido após ter manipulado informações no inquérito sobre o ‘caso Feliciano’, alegando que a jornalista Patrícia Lelis sofre de ‘mitomania’. Porém, seu histórico já é bem recheado de questionamentos. Filiado ao PSDB, o delegado é acusado de ter agredido uma jornalista.

Conforme publicado pela Agência Democratize nesta semana, o inquérito da Polícia Civil de São Paulo sobre o ‘caso Feliciano’ é repleto de informações questionáveis.

Apresentado pelo delegado do 3ºDP, responsável pela investigação de suposto sequestro cometido por Talma Bauer contra a jornalista Patrícia Lelis, o o inquérito acusa a jovem de extorsão e falsa comunicação de crime contra o assessor e amigo do deputado Marco Feliciano (PSC). Para justificar as atitudes de Patrícia, o delegado Luís Hellmeister utilizou como base um laudo apontando que a jornalista sofria de ‘mitomania’, além de ser uma pessoa que tende a mentir de forma compulsiva.

Porém, o blog Coluna da Esplanada, do UOL, publicou outro laudo feito no ano passado pelo IML, desmentindo a versão apresentada pela Polícia Civil de São Paulo.
Resolvemos então pesquisar o histórico do delegado Luís Hellmeister. E encontramos casos em que sua postura se torna cada vez mais questionável, tendo em consideração a importância do caso e sua relevância política.

O primeiro caso polêmico envolve a jornalista Fátima Souza, da TV Record.
Em setembro de 2011, a jornalista acusou Hellmeister, até então delegado titular da delegacia de Franco da Rocha, de agressão: “Aos berros e com dedo em riste o delegado titular Luís Roberto Faria Hellmeister me expulsou da delegacia de Franco da Rocha e ameaçou me dar ordem de prisão por “desacato a autoridade”. O homem parecia insano. Gritou comigo na frente de outros colegas de profissão, do SBT, da Band, da Rede TV, do Jornal Agora… Fumando um cigarro atrás do outro — dentro da delegacia — o Hellmeister ficou “ofendido” com perguntas que fiz durante uma coletiva concedida por ele no sábado, 24 de Setembro de 2011, sobre a detenção do ex-árbitro de futebol e comentarista esportivo, Oscar Godoy”, escreveu Fátima.

O caso retratado pela jornalista se refere ao atropelamento de uma jovem de 19 anos, quando o ex-árbitro Oscar Godoy passou com seu carro por cima da faixa de pedestre. Fátima relata que na delegacia, Godoy estava “visivelmente alterado”, precisando de ajuda até mesmo para conseguir andar. Ela ainda tentou entrevistar o comentarista de futebol, sem sucesso.

Durante coletiva de imprensa com os jornalistas sobre o caso, Hellmeister havia dito que o atropelamento havia sido “uma fatalidade”. Fátima retrucou:“Fatalidade ou uísque?” — sendo ignorada por diversas vezes pelo delegado. Até o momento em que ela perguntou: “Doutor, o senhor disse que se fosse um ‘zé ninguém’ a imprensa não estaria aqui. E, se fosse um ‘zé ninguém’, o senhor estaria aqui? Teria saído de casa, na sua folga, para vir atender a ocorrência?” — neste momento, Hellmeister levantou da cadeira e apontou no rosto da jornalista, gritando e agredindo Fátima, a ameaçando de prisão por desacato.

Em outro caso envolvendo Hellmeister, uma travesti afirmou ter sido espancada na delegacia, além de ser forçada a mudar o depoimento inicial por redução de pena. O caso aconteceu no 2ºDP, no Bom Retiro. Verônica afirmou ter aceitado gravar declarações nas quais dizia ter sido agredida por presos. Porém, a Promotoria confirmou que Verônica havia sido orientada a mentir em seu depoimento....

Anônimo disse...

Volta MOBRAL e ponham compulsoriamente os petistas a participarem dele e ainda com fez semestres obrigatórios de Moral e Cívica!

Carl disse...

E também devem aprender a escrever pois são semi-analfabetos.

Anônimo disse...

OBA,OBA,"VAMO QUE VAMO"

DEVERIA HAVER PENA DE MORTE PARA POLITICOS GOVERNANTES BANDIDOS.

NUMA DECISÃO PARA SE LOCUPLETAR POLITICAMENTE PRATICAM CRIMES E FICAM ILESOS,LIVRES LEVES SOLTOS,RINDO DA NOSSA CARA.

GLEISE É UM EXEMPLO,DEVERIA COM BERNARDO SER EXECUTADA E DESCONTADOS OS CUSTOS E QUE TIVESSE AUFERIDO COMO CORRUPTA E CRIMINOSA.

BANDIDOS PERCEBEM QUE GOVERNANTES APRONTAM EM MASSA ,SE LOCUPLETAM E NÃO DA NADA , ENTÃO "VAMO QUE VAMO"

CAÇA PETRALHA,UM ESQUADRÃO DA MORTE PARA POLITICOS COMPROVADAMENTE DESONESTOS.

Anônimo disse...

Aí está, programa só para se eleger, nunca mensuradis resultados. E o que contribui é a não reorovação.

Anônimo disse...

Esse é o pais que estamos vivendo o país da mentira, venderam sonhos aos brasileiros e entregaram pesadelos . Estávamos caminhando para a Venezualização vermelha escarlate bolivariana.Um ninho lotado de corruptos e incompetentes tomou de assalto o Brasil.Deus Seja Louvado e tenha Misericórdia do povo brasileiro.

Anônimo disse...

Caro petralha das 15:36,
prazer em recebermos a atenção de um dos plantonistas que, numa clara ação diversionista, tenta esconder a patética administração(?) deixada pela escória que está sendo escorraçada para a latrina da história.
Nenhuma nação se desenvolve ou obtém sua soberania na ignorância, pois nessa condição é presa fácil dos mais diversos e escusos interesses.
Um país com as características e carências do Brasil não pode viver preso na ignorância premeditada e na dependência da exportação dos mesmos produtos do tempo dos escravos, algo que seus líderes imbecis só sabiam se vangloriar.

Anônimo disse...

basta dar um rápido giro pelos comentários das redes sociais e ver que o nível de analfabetismo, de todo tipo, é alarmante...

não vejo como esse quadro possa ser revertido...

alias, não vejo como o Brasil possa dar certo algum dia...

Anônimo disse...

13 anos vermelho esquerdopatas o Brasil voltou no tempo do onça.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/