Artigo, Aod Cunha - Saiba como SP reduziu a criminalidade

Este texto a seguir foi disponibilizado hoje no Facebook do ex-secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, que mora em São Paulo e não sai de Porto Alegre. 

Crimes violentos em Porto Alegre e São Paulo – Será que podemos olhar objetivamente para o que funcionou relativamente melhor no Brasil?
A compreensível revolta da população gaúcha e de Porto Alegre com mais um episódio bárbaro de violência tem que nos fazer sair da indignação para a ação. E uma ação com um mínimo de inteligência e não só passionalidade.
Eu gostaria de morar num país como a Suécia, Islândia ou Japão, onde o nível de desenvolvimento e a cultura de paz e coesão social são suficientes para explicar baixíssimos níveis de violência. Voltando para a nossa realidade, primeiro precisamos parar de sermos mortos como insetos na rua.
SP não é a Suécia ou o Japão, mas reduziu acentuadamente os índices de crime violentos, especialmente homicídios e latrocínios por 100.000 habitantes, desde o inicio dos anos 2000. A taxa de homicídio por 1000.000 habitantes é muito menor do que a média nacional sob qualquer critério que se use (indo de 8,5 por 1000.000 a 10,5 dependendo do critério).
Ora, a legislação penal aqui em SP é a mesma do Brasil. O que é diferente, além de mais policiais na rua? Oferta de vagas em presídios. Há muito mais presídios aqui desde 2000 (26 mil novas vagas desde 2010 e 18 novos presídios em construção).  A taxa de encarceramento em SP é de 500 por 100.000 habitantes de acordo com o editorial do Estado de SP dessa semana, contra uma média nacional de 306.
E como disse o delegado em entrevista pela RBS, ontem: “80% dos que estão assaltando e matando nós já prendemos e estão na rua de novo".

Nós temos que fazer muitas coisas a curto e a longo prazo para mudar essa epidemia de violência no Brasil. Mas objetivamente não me parece que adiantará só colocar mais policiais na rua se não conseguirmos manter presos os criminosos violentos.

20 comentários:

Anônimo disse...

Um ano do auxílio moradia da nossa nobre e pobre justiça e faríamos quantos presídios ?
Pois é, dinheiro tem ...

Anônimo disse...

reduziu com o esquadrão da morte, seus fdps...

Anônimo disse...

Além de maior número da vagas, a quantidade de juízes progressistas, ou moderninhos, em São Paulo é muito menor que no RS, onde a mentalidade de esquerda é disseminada, mesmo entre aqueles de deveriam ser pensantes.

Anônimo disse...

Agradeça ao incomPTente Genro que não quis fazer as PPS para construção de novos presídios, provavelmente para evitar que ele próprio e os "cumpanheiros" fossem para a prisão!

Hoje pagamos a conta, com nossas vidas, de mais uma PTralhada!

Anônimo disse...

Será que os petistas enrustidos ou assumidos de lá que bradam "20 anos de PSDB e olha como está o Tietê" falariam o mesmo da segurança?

Anônimo disse...

AÍ ESTÁ A RESPOSTA CRISTALINA. NÃO ADIANTA SOMENTE AUMENTAR O NÚMERO DE POLICIAIS NAS RUAS, A SOLUÇÃO ESTÁ EM MANTER NA PENITENCIÁRIA OS CONDENADOS.

Anônimo disse...

Não é só presídio. Como operador do Direito, observo que a Justiça gaúcha é muito "progressista", pró-direitos "humanos" (dos bandidos e não das vítimas e de suas famílias). A minha tese (jurídica e que jamais seria aceita em uma universidade brasileira, infestada de esquerdismo) é a seguinte: se o fato típico ocorreu, prende. A presunção de inocência não se sobrepõe ao direito à vida da vítima e das potenciais vítimas do bandido solto pela (in)justiça dos direitos humanos de esquerda. Como SP não está (ainda) infestada, a Justiça de lá prende. Se o Judiciário gaúcho não colaborar, pode construir zilhões de vagas e não vai adiantar.

Anônimo disse...

Polícia prende, justiça corrupta solta, OAB e direito dos manos linchamento moralmente a polícia enaltecendo a bandidagem

Paulo Rocha disse...

Acha que São Paulo está bom? Então espere até que algum partido neo comunista assuma o governo estadual. Quando isso ocorrer, lá também tudo irá por água abaixo.

Dizem que quanto maior, mais feia é a queda.

Anônimo disse...

Não se pode esquecer que esta generalizada falta de segurança foi CRIADA pelo PT. Este partido é o responsável pelas podridões brasileiras. EXTINÇÃO JÁ DO PT. PRISÃO PARA LULA e seus asseclas.

Anônimo disse...

Certamente que a insuficiência de vagas nos presídios gaúchos é o elo mais fraco da segurança pública no Estado. Considerando todos os problemas e dificuldades apresentadas na e pela Justiça e pela Polícia, os presídios no Rio Grande do Sul estão super lotados o que muitas vezes serve de justificativa para soltura de presos, que soltos voltam a cometer novos crimes. Então é certo que mais vagas nos presídios vai melhorar a sensação de segurança pois muitos dos que hoje são soltos devido a qualquer desculpa não serão mais soltos e presos não estarão cometendo crimes.

Anônimo disse...

Políbio,

O RS não consegue nem operacionalizar o Presídio de Canoas, pois a burocracia do PT/PSOL/PCdoB entranhada no Estado "põe areia".

O últimos Presídios foram gestados no Gov. Yeda. O Tarso não fez nenhuma forcinha.

JulioK

Anônimo disse...

Perguntas que não querem calar:
Por que não utilizar detentos ociosos para reformar os presídios?
Por que não colocar oficinas dentro dos presídios e fazer os presos trabalharem para custear sua comida, água, luz e vestimenta?
Por que os presos são colocados em pavilhões junto a suas facções e não são colocados em pavilhões pela inicial de seus nomes sob a tutela do Estado e não do líder da facção?
Quando for dada uma resposta satisfatória a estas questões e a casa da mãe Joana virar um presídio de verdade as coisas começam a mudar...

Anônimo disse...

Ainda não é menor em São Paulo porque é menor que a Americanam o indice de encarceramento, enquanto São Paulo tem em torno de 0,5% da população encarcerada, os EUA tem em torno de 0,9% de toda população americana, eu considero como ideal a prisão de 1% da população do Estado ou do país. Usando esse método, o RS com 10 milhoes de habitantes deveria ter preso em torno de 100 mil criminosos.Pelo indice de criminalidade do RS acredito que o RS tem muito menos que isso . Não adianta compara com paises que tem Pena de morte, corta maos etc...Se num país como a Indonésia tem baixo índice de tráfico de drogas é porque lá existe a pena de morte, quanto mais dura a pena menor é o indice de friminalidade isdo é fato.Por quê os menores estão cada vez mais ousados, porque confiam na impunidade das leis, justiça e de que a vitima não tem como se d3fender, pois está proibido da legitima defesa.

Anônimo disse...

Esperamos que o novo governo e o novo Ministro da Justiça, era o Secretário deSegurança de São Paulo, não contigencie as verbas penitenciária para os Estados como acontecia nos desgovernos anteriores.

Anônimo disse...

SOLUÇÃO É MONTAR FÁBRICAS DENTRO DOS PRESÍDIOS E FAZER TRABALHAR ESSES VAGABUNDOS. FAZER LIVROS, MESAS E CADEIRAS PARA ESCOLAS, CAMAS PARA HOSPITAIS.

PLANTAR ALFACE E CUIDAR DAS VACAS QUE FORNECEM LEITE AS ESCOLAS DO RS.

SIMPLES ASSIM, VAGABUNDO TRABALHANDO SOCIEDADE SE BENEFICIANDO DESSES MARGINAIS E NÃO O CONTRÁRIO.

FORA COMUNISTAS.

Anônimo disse...

O comentarista das 16:07 tem toda a razão. Aqui juiz é advogado de bandido. Temos os juízes mais ``progressistas`` do Brasil.
Mas para SP há outra explicação também. É que há um acordo oculto com o PCC. Os chefes do PCC têm regalias nas cadeias, continuam mandando no tráfico de maneira tranquila, e em troca, matam menos gente. Os que matam normalmente não são ligados ao PCC. Basicamente o PCC manda sozinho em SP. Aqui no RS é diferente, como há várias facções criminosas, é mais difícil fazer acordos com todos elas. Aqui temos os bandidos das facções, que matam uns aos outros, e matam também a população de bem. E os que não pertencem a nenhuma facção matam as pessoas também.

Anônimo disse...

Morei um bom tempo em SPaulo capital. Posso afirmar que presencei só um moleque sendo levado pela PM, nem sei o que ele fez. Andei de ônibus, metrô de táxi. Sinceramente, nem dentro do metrô, assisti situação de assalto. Dá idéia de uma sensação de segurança. Que existe criminalidade, é claro que existe, a imprensa noticia todos os dias, mas não é como no estado. Aki em Rio Grande, a bandidagem tomou conta das ruas. Pior qdo anoitece.

Anônimo disse...

Anônimo das 00:44 hs aí vc acordou?Acreditar nessa versão esquerdopata que em São Paulo tem acrdo com o PCC? Então a Europa, EUA e Japão também tem?Vcs não aceitam a realidade, quanto mais bandidos mantidos presos menos criminalidade nas ruas . São Paulo é o Estado que mais prende no Brasil e é o Estado com menor criminalidade, isso é fato, contra números não há argumentos . É só verificar qual é o segundo Estado com menor criminalidade e verifica4 se não é o segundo que mais prende . Aliás não basta prender, tem que manter preso cumpribdo penas.

Anônimo disse...

Há pendências de futuras penitenciárias em muitos municípios do RS, e ninguém quer ter penitenciária, mas quer os bandidos presos.
A penitenciária regional de Passo Fundo está parada há muitos anos, por estar na divisa do município de Carazinho que não o quer. Neste novo poderia colocar mais 400 presos. Já houve verba que o estado perdeu para esta penitenciária por falta de licenciamento ambiental. Isso soa ridículo.

O Estado deveria brigar para ter um presídio Federal de segurança máxima, com 300 vagas, para colocar esses chefes do narcotráfico do RS e assaltantes de bancos, isolados dos presídios estaduais em que mandam e desmandam.
Esse até poderia ser feito em Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo ou Santo Ângelo pois são cidades que tem aeroportos que permite pouso do jato da PF.
Tem que aproveitar agora que o PMDB está no governo central enviar muitos projetos de penitenciárias e brigar para um federal.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/