Zelotes: PF indicia 19 em inquérito sobre a Gerdau. MPF diz que grupo gaúcho tentou sonegar R$ 1,5 bilhão.

André Gerdau, o presidente, foi levado coercitivamente para depor na Polícia Federal. 


Entre os alvos, estão dirigentes da siderúrgica, advogados e conselheiros do Carf, ligado ao Ministério da Fazenda; eles devem responder por corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência

A Polícia Federal indiciou dezenove pessoas por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência, no inquérito da Operação Zelotes que apura o envolvimento da siderúrgica Gerdau no esquema. 

Entre os alvos, estão membros da diretoria da empresa, advogados e conselheiros e ex-conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Os nomes não foram divulgados. Os indiciamentos constam do relatório final da 6ª fase da Zelotes, que foi encaminhado à Justiça na última sexta-feira.

Os investigadores suspeitam que a empresa tenha tentado sonegar até 1,5 bilhão de reais por meio de lobistas que pagavam propina no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Em fevereiro deste ano, quando a 6ª etapa foi deflagrada, o CEO do grupo, André Bier Gerdau Johannpeter, filho do empresário Jorge Gerdau, chegou a ser levado coercitivamente para depor na Polícia e escritórios da empresa foram alvo de mandados de busca e apreensão.

Ao autorizar os mandados, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, afirmou que a Gerdau teve diversos julgamentos favoráveis no Carf, entre 2012 e 2014. 

Segundo a PF, o relatório tem 176 páginas e está "fartamente documentado" com material apreendido durante o cumprimento dos mandados na empresa. A polícia também apontou que os envolvidos continuaram praticando os crimes, mesmo após a deflagração da Zelotes, em março de 2015.
Em maio deste ano, a Justiça condenou nove réus da Zelotes no âmbito do inquérito que apura a compra de Medidas Provisórias no Congresso para beneficiar montadoras automobilísticas.

12 comentários:

Anônimo disse...

Gerdau bota culpa nos escritórios de advogacia tributários.

Como não dão 'nome aos bois' . . .

Anônimo disse...

Dr. Jorge saiu de fininho ...
Velinho ixxxperto !!!

Anônimo disse...

xi, pessima hora, hein?

a economia em frangalhos, a atividade industrial idem e agora vem essa pessima noticia para a empresa...

Anônimo disse...

Espero que a Justiça coloque esses "poderosos" na cadeia!
A Justiça deve ser para TODOS nestes tristes trópicos, desde o batedor de carteiras, passando por empresários inescrupulosos e políticos sem nenhum patriotismo. Essa gente toda precisa aprender, pagando suas culpas na cadeia, que o dinheiro do povo é sagrado.
A falta de serviços médicos, de escolas em condições de levar o conhecimento aos estudantes, de segurança pública bem equipada, de estradas seguras, de portos que não sejam gargalos que impedem a saída e entrada de riquezas, os altos impostos que nos penalizam são o resultado dos malfeitos deles.
Elles têm que pagar por arrastar o Brasil, durante décadas, para o fundo do abismo.

Anônimo disse...

E para o "dr Jorge" não sobrou nada?

Anônimo disse...

papai faz coco e o filhote limpa...

Anônimo disse...

"Ao autorizar os mandados, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, afirmou que a Gerdau teve diversos julgamentos favoráveis no Carf, entre 2012 e 2014."
Esperamos que a Lava Jato investigue esse período também. Agora sabemos o que o velhote fazia sempre na saia da dilmandioca e no saco do lulladrão lá em Brasília. Covarde, quando viu a coisa feia, renunciou à presidência e deixou a bomba com o filho. Bem feito, corja de ladrões!

Anônimo disse...

Agora o velho Jorge vai chorar junto com o Lulla e o velho Odebrecht ao verem seus filhinhos presos pela Lava Jato. Será que sentirão remorso por terem introduzidos seus próprios filhos no caminho do mal. Fodam-se SAFADOS!

Anônimo disse...



É O "Gerdau patrono" não vai se pronunciar?

Anônimo disse...

Estão gostando de ver uma empresa rica e geradora de empregos com problemas, né?? Tirem suas máscaras seus petista invejosos do sucesso dos outros!

Anônimo disse...

E se provarem que são inocentes? Vocês vão escreve r pedindo desculpas pela urgência de achar os acusados culpados??

Anônimo disse...


Este deve ser o tão badalado modelo de Gestão do...... PGQP

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/