Opinião, José Fogaça - Compromisso número 1 deve ser a mudança do Pacto Federativo

Assisti ao primeiro pronunciamento do presidente em exercício, Michel Temer, e penso que ele fez uma abordagem correta de todos os temas sobre o estado geral da crise brasileira em sua primeira manifestação ao país.
Fiquei impressionado com o compromisso do Presidente com a mudança do Pacto Federativo.
Considerando que, tanto o Estado como o Município vivem enormes dificuldades financeiras, a repartição do bolo tributário precisa ser mais justa no Brasil.
Hoje, mais de 60% dos impostos arrecadados no país ficam com o Governo Federal sendo os estados e municípios, os primos pobres.
Se, realmente, Michel Temer estiver comprometido com uma melhor distribuição de recursos, nós estamos, verdadeiramente, diante de uma revolução.
Os municípios e os estados têm ficado com os encargos (a prestação dos serviços) e a União com os recursos.
Nenhum presidente da República teve visão e coragem para fazer esta mudança;
Mudar essa realidade é o que há de mais importante no Brasil de hoje.

Michel Temer está apontando o caminho certo!

6 comentários:

Anônimo disse...

E o que vão fazer com os estados que vivem de fundo de participação, pois não possuem receitas próprias ?
Nordestinos vão aceitar ?

Anônimo disse...

O BRASIL ESTÁ. COM TEMER. CHEGOU O GRANDE MOMENTO DE O PAÍS TRANSFORMAR A DERROTA DO FUNDAMENTALISMO ARCAICO NUM GRANDE IMPULSO PARA O FUTURO E PARA FRENTE. Devemos seguir o exemplo do Paraguai que teve a coragem de escolher o caminho mais Curto para O Progresso. UNIR COM O PARAGUAI E FORMAR UM NOVO MERCOSUL. UM NOVO MERCADO ABERTO AS NOSSAS EXPORTAÇÕES PARA OS NOSSOS VIZINHOS MAIS PRÓXIMOS. A China e seus vizinhos já eram. Lá está começando uma crise que irá afetar os seus fornecedores. Estejamos atento. DEVEMOS TER A CORAGEM E A OUSADIA DE VOLTAR AO FMI. Para reiniciar uma nova fase de Progresso e alavancar nosso crescimento com base na globalização de nossas empresas e serviços que já começam a ignorar as fronteiras vencendo barreiras de mercados locais. Criar um grande incentivo a Indústria Nacional através da taxação de produtos importados concorrentes. EIS A CHAVE QUE OS ESTADOS UNIDOS UTILIZA PARA VALORIZAR SUA MÃO DE OBRA E PAGAR BONS SALÁRIOS. TUDO BASEADO NA TAXAÇÃO SEVERA DA IMPORTAÇÃO. Nosso país deve parar de ser uma rica prostituta que não cobra por suas caridias. Uma agressiva valorização de nossos produtos exportados e uma campanha conscientização do Povo para ensina-lo a consumir o produto nacional como acontece na Itália, na frança e na Alemanha, onde as pessoas preferem uma roupa feita com o tecido nacional a vestir o jeans americano. Onde eles preferem beber o suco caseiro de cereja a beber CocaCola e enviar metade do preço em roialtis para os ESTADOS UNIDOS. DOS 40 BILHÕES DE DÓLARES FATURADOS. PELA COCACOLA NO BRASIL METADE VAI PARA O GOVERNO AMERICANO PAGAR SEUS SEGURADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. ACORDA BRASIL.

Anônimo disse...

Este anônimo das 13,34, achando que o Paraguai é exemplo a ser seguido....
Este cara deveria ser ministro da economia do mundo

Anônimo disse...

Concordo que haja mudanças radicais no Brasil. A idéia do presidente Temer é maravilhosa. A receita produzida nos Estados e Municípios devem ficar no local de origem. Assim acontece em países desenvolvidos. Deve ser invertido o que acontece hoje. 60% do que é produzido vai para o Governo Federal que não produz nada e ainda divide mal, e incentiva a corrupção. E a pobreza prospera no país. Discordo do autônomo das 13:34h, quando diz que devemos nos unir com o Paraguai e vizinhos mais próximo. Na minha opinião o Mercosul ficou para história. Foi um projeto que não deu certo e o Brasil pelas riquezas que possui não pode e nem deve carregar esses países nas costas. Devemos sim nos unir com a Europa, Estados Unidos etc. Com países inteligentes que nos ajudem a crescer e não àqueles que nos puxam para baixo, que é a realidade existente hoje.

Anônimo disse...

Eu gosto muito do povo nordestino. São pessoas humildes e exploradas por esses políticos inescrupulosos. Eles têm toda uma riqueza amada pelo mundo inteiro, que é a beleza de suas praias naturais. É necessário que governantes tenham mais criatividade e seriedade com o turismo local. Eles tem tudo para serem ricos e prosperos, basta que não sejam explorados. Ex de prosperidade é Pernambuco. Inclusive na Educação do seu povo.

Anônimo disse...

Concordo com o Fogaça. O problema é que todos pensam desta forma antes de ser governo. Vamos ver como reage o PMDB nestas questões de aumento de imposto, previdência e pacto federativo. No meu modo de ver não será nada criativo. Repetirá o que todo governante na presidência faz.

"O governante deve fazer o mal todo de uma única vez, e o bem aos poucos para que se esqueça do mal que foi feito e lembre sempre do bem."

Nicolau Maquiavel (1469-1527)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/