Delação da Andrade Gutierrez envolve Palocci, Erenice, Bumlai, Vaccari Neto e Valter Cardeal

Delação sobre propinas na área de energia envolve Erenice Guerra, Bumlai, Valter Cardedal e o indefectível amigo íntimo de Lula, Palocci, Vaccari, José Carlos Bumlai. Bumlai também está fazendo delação premiada em Curitiba. CLIQUE AQUI, também, para ler reportagem de 1o de agosto do ano passado, publicada no site do editor, que já previa a delação de hoje. No ano passado, o dono da UTC já tinha denunciado Cardeal, segundo nota ao lado de Veja.

O dinheiro para a campanha presidencial de 2010 também levou dinheiro sujo das empreiteiras. Na época, Dilma candidata, tinha deixado há pouco o ministério de Minas e Energia. Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez e os executivos que fizeram delação premiada na Lava Jato, revelaram novos detalhes sobre repasses de dinheiro sujo obtido na área de energia elétrica. Confessaram que, ao lado de mais nove construtoras, pagaram propina em troca do contrato de construção da usina de Belo Monte.

A reportagem a seguir é do Jornal Nacional de ontem a noite e traz dados novos:

Segundo delatores, por decisão de governo, era preciso criar dois grupos de empresas para dar aparência de competição ao leilão. Na prática, disfarçar um grande acerto que resultaria em pagamentos a partidos políticos.

As empresas se dividiram em dois grupos. A Odebrecht, que estava no primeiro grupo, desistiu. O governo então montou às pressas um novo consórcio de empresas.

A montagem desse grupo ficou a cargo da ex-ministra Erenice Guerra, do ex-diretor da Eletrobras Valter Cardeal, e do pecuarista e amigo do ex-presidente Lula, José Carlos Bumlai.

Bumlai fazia o contato com empresas que foram chamadas às pressas. Como o resultado da concorrência já estava combinado, às vésperas do leilão, em abril de 2010, os executivos da Andrade Gutierrez informaram o valor da tarifa que apresentariam. E disseram que receberam até parabéns de Valter Cardeal, que afirmou que essa seria a proposta vencedora.

Mas, o grupo improvisado por Bumlai ofereceu preço ligeiramente melhor e ganhou o leilão.
O então presidente da Andrade Gutierrez suspeitou que o governo tinha passado informações privilegiadas sobre a oferta da Andrade pro outro grupo. Segundo a delação, Otavio reclamou com Erenice Guerra, que garantiu que o grupo vencedor contrataria a Andrade pra fazer as obras de construção. E assim foi feito. O então presidente da construtora disse ter sido procurado pelo ex-ministro Antonio Palocci pra selar a garantia do contrato.

Segundo a delação, a Andrade Gutierrez deveria reunir empresas que pagassem 1% do valor da obra para o PT e pro PMDB – R$ 150 milhões: R$ 75 milhões para cada partido. Cada empresa colaborou com um percentual.

A propina foi paga por meio de doações eleitorais para os dois partidos em 2010 e 2014. No PT, o contato era o ex-tesoureiro João Vaccari Neto. No PMDB, Edison Lobão.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nada pode parar a Lava Jato. Estes todos daí são futuros ocupantes da penitenciária de Curitiba.

Anônimo disse...

O que falta pra tirar a ZIka do governo po-la na cadeia? Mostrar uma filmagem dela decapitando um recem nascido? Cazzo de pais sem lei!

Anônimo disse...

Agora me surgiu uma dúvida: E na CEEE,no tempo em que foi diretor da Transmissão,será que esse vagabundo não meteu a mão também?
Vamos farejar senhor editor!

Anônimo disse...

http://www.oantagonista.com/posts/voto-pedofilo

Anônimo disse...


Zé Otavio, de novo, João Luiz Vargas e Luiz Fernando Zachia. http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/economia-politica/noticia/2016/04/juiz-condena-jose-otavio-zachia-e-joao-luiz-vargas-em-acao-do-caso-rodin-5715501.html

Anônimo disse...

O Sério Moro tem que transferir os presos da carceragem da PF para o Presidio, pois a próxima operação da Lavajo vai encher as dependências a PF.

Anônimo disse...

CAGASTEEEE PETEZADA VAGABUNDA COMUNISTAS SUJOS VERMES DE STALIN PUTAS DO FIDEL IGNORANTES ANALFABETOS FDP

Pr.guima disse...

-a dilma estava indignada com o vazamento (seletivo) da delação, então disse que ia determinar quem vazou. Se fosse séria e president(a) de verdade mandaria urgentemente investigar "os fatos" e verificar se realmente houve doações ilegais. Mas, já seria pedir demais pra uma pestista.

Anônimo disse...

Valter Cardeal é o "Bumlai da Dilma"

Anônimo disse...

NÃO ESQUECER DE INVESTIGAR OS PRIVILÉGIOS EM TERRAS DE FAMILIARES ( PRIMO - LAUREANO NETO ) PARA INSTALAR ( COM QUE DINHEIRO ) OS CATA-VENTOS NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/