Imóveis - Caixa Federal esconde saco de bondades e tira juros mais altos do seu saco de maldades

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta segunda-feira (28), um aumento dos juros no financiamentos de imóveis.

No começo de março, a Caixa deu uma boa notícia pra quem pensava em comprar a casa própria. Iria aumentar o percentual máximo de financiamento para imóveis usados.

Em vez de você poder financiar apenas metade do preço do imóvel, agora a Caixa passaria a financiar 70%. Para funcionários públicos, o limite, que era de 60%, voltaria para 80%. 
No site do banco, a explicação foi: a medida é pra "reaquecer o mercado e manter o nível de emprego da construção civil". O mercado se animou. “Foi um alento para o mercado imobiliário”, destaca Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi- SP.

Esse aumento do percentual de financiamento vale só para imóveis usados e passou a valer na quinta-feira passada (24), véspera do feriado. Mas no mesmo dia também entrou em vigor uma outra mudança, para imóveis usados e novos: o aumento na taxa de juros. Quer dizer, agora você pode financiar uma parte maior do imóvel, mas vai pagar mais caro por isso.

Por exemplo, para os imóveis que custam até R$ 750 mil nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal; e R$ 650 mil nos demais estados, a taxa de juros para quem não é cliente da Caixa, passou de 9,9% para 11,22% ao ano. Para imóveis acima desses valores, a taxa subiu de 11,5 para 12,5% ao ano.

Em nota, a Caixa Econômica Federal afirmou que o aumento da taxa de juros acontece por causa da quantidade de depósitos na poupança, que é a principal fonte de dinheiro do crédito imobiliário.
O economista do Secovi diz que o aumento de juros nunca é bom, mas que o saldo dessas duas mudanças ainda vai ser positivo para o mercado.

“Pior do que esse aumento seria a gente ficar com a restrição de recursos e com a restrição de crédito, que a gente vinha desde o segundo semestre do ano passado. Não é boa a notícia, mas é melhor esta notícia a gente sabendo que ainda tem dinheiro para financiar tanto os imóveis usados quanto os imóveis novos”, diz Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi- SP.

CLIQUE AQUI para examinar simulações de financiamento, tudo conforme material 

9 comentários:

Anônimo disse...

Domingo estava olhando um programa no SBT que faz demagogia dando casa para as pessoas. Muito bonito e tal. Mas quando foram abrir as cortinas da casa nova: Surpresa! Patrocínio da Caixa.
Pagamos para os canais de TV pagarem de bonzinhos. Bonito isso?
Enquanto nós, pobres mortais, pagamos juros extorsivos para a Caixa.

Anônimo disse...

DEPOIS DAS EMPREITEIRAS a Lava Jato irá para a CEF e BNDES. É questão de tempo pelo fato do tamanho da QUADRILHA.

Anônimo disse...

E será que a lava jato vai investigar o "Cartel do Marketing"? Porque toda semana tem propagandas novas (e mentirosas) do governo sempre nos horários nobres da TV e do Rádio!

Gustavo disse...

a cf pode estar a beira da falência?

Anônimo disse...

TODAS as ESTATAIS estão assim, variando de grau de intensidade das irregularidades.

SEMPRE EXISTIU FRAUDE, ROUBOS nas ESTATAIS.

EMPRESA SEM DONO, assim foi com a VARIG, vira cada da "mãe joana".

Otaviano Nunes disse...

O percentual de aumento do financiamento vale para imóveis usados. E em que isto aquece a construção civil?
Creio que na atualidade, quem tem uma reserva para comprar um imóvel usado, vai entrar e morar. A reforma fica para quando melhorar. No máximo uma pintura.
É discurso de má fé para enganar incautos.

Anônimo disse...

Só estourar a bolha imobiliária e vermos o fim da especulação enlouquecida.

Anônimo disse...

Quer dizer que os bancos privados podem ter lucros escorchantes mas os bancos públicos não podem empatar ou ter um pouco de lucro? Então por favor pede para o tiririca tirar a propagando institucional da TV e Rádio onde prega a economia da dona de casa para o Estado.

Anônimo disse...

Quem é a PresidenTe da Caixa Econômica Federal?
Dona Miriam Aparecida Belchior, casada com Celso Daniel entre 1983 e 1993.
Há gravações desta senhora, após a morte de Celso Daniel, combinando depoimentos à polícia com o braço direito do Brahma51, Gilberto Carvalho.
A CEF está ParTidarizada e aparelhada.
A PráTica de assédio moral subliminar sobre os funcionários, visando que consigam superar resultados já atingidos, mesmo em um quadro de depressão econômica, é praxe.
Os servidores da CEF estão sempre com o coração na mão, temendo que no próximo dia poderão ser rebaixados de cargo.
No RS o bando quadrilheiro PeTralha tendo o peremPTório canalha embu$teiro prevaricador como manipulador mor dá as cartas dentro da CEF.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/