Primeiro efeito positivo do Uber em Porto Alegre: taxistas terão que melhorar o serviço

A chegada do Uber a Porto Alegre e sua visível intenção de não mais sair, mesmo que siga na clandestinidade, obrigou a prefeitura a tomar outra medida drástica, além de multar os carros que trabalhem para o aplicativo. Depois de ouvir as reclamações dos usuários de táxis convencionais, a EPTC criou novas regras para melhorar o serviço. A minuta já está com o prefeito José Fortunati, que deverá encaminhá-la à Câmara Municipal, para votação.

Entre as alterações está a redução da idade da frota, que cairá de dez para cinco anos. Também será obrigatório o uso do ar condicionado, se exigido pelo usuário. Com o rádio, a mesma coisa. Se o passageiro quiser uma determinada emissora, o taxista terá de atender. Ou desligar, se assim for solicitado.

Um ponto, porém, o Sintáxi, que representa a categoria, já avisou que não será atendido, nem que, para isso, tenha que recorrer à Justiça: o uso de camisa padronizada na cor azul. O sindicato alega que os motoristas parecerão funcionários da EPTC, coisa que não são.

Azul é a cor do uniforme dos fiscais de trânsito, chamados, por isso, de “azuizinhos”.

15 comentários:

Anônimo disse...

taxistas condenam o Uber mas usam o whatsApp!!!

Anônimo disse...

essa parte sobre o ar condicionado e o radio é que me deixou intrigado...

sempre quando não ha regras para determinar uma conduta, deixando livre para o acordo entre as partes envolvidas, a tendencia é dar confusão ou mal entendidos desnecessários...

as regras devem ser claras e ocupar o maior espaço possível dessa relação entre cliente e prestador de serviços...

deixar tudo na base do "entendimento" é o caminho mais curto para desavenças desnecessárias...

Aici Assmann disse...

Os taxistas fichados na polícia DEVEM ser impedidos de dirigirem os táxis.
Aici

adriano disse...

a concorrencia serve ao consumidor o corporativismo ao sindicato...

Anônimo disse...

taxistas condenam o Uber mas usam o app do easy taxi também.

Anônimo disse...

PROBLEMA NÃO SÃO OS TAXISTAS, SÃO OS MANDANTES DELES.

Anônimo disse...

Venho usando o Uber em SP, eh excepcional, recomendo fortemente. Nao tem como taxistas competirem com o preco (Uber eh bem mais barato), limpeza e classe dos cheauffers do Uber (todos bem educados, com roupa social).

Alem disso o aplicativo eh fantastico, permitindo em tempo real acompanhar o trajeto, e evitando uso de dinheiro, tudo feito via cartao de credito online.

Anônimo disse...

Tem é que padronizar os taxis - todos 100% iguais, tipo Londres e exigir um curso especifico para ser motorista de taxi de no minimo 2 anos, Serviço de taxi é concessão de serviço público. Prefeito só não faz isto se tiver rabo preso com a magia dos taxis ou for muito preguiçoso. Porto Alegre, sua População e seus Turistas merecem esta qualificação.
Não precisa inventar, copia o carro de Londres. As montadoras vão adorar a iniciativa

Anônimo disse...

Nada detem o progresso resultados de avanços tecnológicos... os taxistas parecem os velhos datilógrafos tentando barrar os processadores de textos... é quetão de tempo!

Anônimo disse...

Ainda faltam cursos de reciclagem sobre boas maneiras.
Devem ter bom humor.
Não devem se intrometer nos assuntos dos passageiros e não devem reclamar de sua vida pessoal.

Anônimo disse...

Olhem lá no RECLAME AQUI o que tem de reclamação do tal de UBER! São principalmente cobranças indevidas por serviços não prestados!
E tomem cuidado, o UBER cobra em dólar os usuários dos cartões Diners e American Express, com incidência de IOF.
E tem mais, quem é que tabela e controla o preço do UBER? Esperem só esse sistema "matar" os taxistas e tomarem conta do mercado para aí vocês verem a quanto chegará os valores das corridas, por enquanto os preços são amigáveis porque eles estão tentando tomar o mercado, seus babacas que adoram "novas tecnologias"!

Anônimo disse...

Sou a favor do Uber!
O serviço de táxi da cidade é uma calamidade pública!
O pior exemplo fica com a Rodoviária (casos de polícia)!

Carlos Alberto Beschorner
Porto Alegre RS

Anônimo disse...

Anônimo das 18:38:

Acorda meu filho, tu vives no século passado ainda. És um profeta ou economista? Pelo jeito, és um taxista do "lado negro da força".

Passar bem.

Anônimo disse...



Os taxistas de Porto Alegre são os piores do Brasil!!

A frota é um lixo e o comportamento desses chamados "profissionais" não pode ser mais amador..!

Uma bagaceirada disfarçada de motoristas. Basta ver a forma como tomaram conta da Rua Itaboraí - BAIRRO Jardim Botânico. Ninguém em sã consciência vai embarcar no carro de gente tão relaxada!

Braga disse...

Sou a favor do Uber, mas entendo que há espaço para os dois, agora o que me indigna é que a EPTC - que só quer faturar em vez de orientar - só viu que tem que cobrar melhorias dos taxis porque o Uber entrou em ação, o que fazem os estrategistas da EPTC?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/