Poluição nas praias de Florianópolis espanta turistas

Dos 75 pontos monitorados na capital catarinense, segundo o último relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), 35 pontos estão impróprios e 40 próprios. Os piores resultados foram encontrados em Canasvieiras, e alguns pontos em Jurerê e Ingleses.

A Prefeitura de Florianópolis prometeu iniciar ações para resolver o problema de contaminação do Rio do Brás, que desemboca no mar de Canasvieiras, uma das praias mais frequentadas da capital e mais poluidas. Banhistas relataram que ficaram doentes após se banharem no mar e a maioria esta indo embora antes da hora.

Florianópolis tem 50% de cobertura de esgoto. Desde 2013 até agora, o programa 'Floripa se liga na Rede' já inspecionou 45 mil imóveis nas regiões Norte e Leste, e quase 47% estão inadequadas.

CLIQUE aqui para ler o último relatório da Fatma sobre aspraias catarinenses.

10 comentários:

Anônimo disse...

Moradores nativos agradecem.

Anônimo disse...

existem duas situações: os turistas e os moradores. quando no passado se era turista
via de uma maneira, hoje morador ve de outra.

hoje a sustentabilidade poderá se dar só pelos moradores, turista vem, suja e vai embora e morador tem que pagar limpeza.



Anônimo disse...

COMO MORADOR ACHO QUE TÁ BOM.

Anônimo disse...

Não falei que era imundície, e ainda pagam caro. Chinelagem sul americana.
Aqui nos RS estão mascarando os resultados.
Joel

Anônimo disse...

estive em Canasvieiras em novembro e vi isso tudo de perto...

parei bem em frente a um canal que despejava uma agua escura e fétida diretamente no mar...

o Brasil é uma merda em praticamente todos os segmentos...

deixar um local que vive basicamente do turismo de verao, alem do funcionalismos publico, chegar nessa situação é algo que eu, como florianopolitano, deploro e fico indignado...

nao ha nenhuma area de excelencia nesse país onde nada é levado a serio...

Anônimo disse...

Depois de 322.728 fantásticos PAC's de saneamento alardeados por Lula, nossas capitais ainda não tem saneamento básico melhor que o da Nigéria? O que fazem os bolivariano pixulecos petistas emoldurados por monumentais mentiras!

Anônimo disse...

Joel, nosso litoral devido a sua conformação não tem locais onde a poluição fique retida, já a ilha de Santa Catarina tem baias e setores fechados sem escoamento.

Anônimo disse...

A Prefeitura vai tomar providências em pleno verão! O improviso brasileiro sempre nos surpreende negativamente. Nosso país é de uma incompetência atroz.

Anônimo disse...

Floripa é "administrada" por um prefeitinho medíocre, César Souza Jr., que tem compadres e apadrinhados "trabalhando" dentro da FATMA, órgão que "fiscaliza" o meio ambiente aqui em SC. A única coisa que eles fazem é analisar amostras de água para definir os pontos próprios e impróprios para o banho nas praias. Em Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Ingleses o índice de coliformes fecais já ultrapassou os 100% nesta temporada. O que tem de turistas nos PAs com virose é uma grandeza. Tem gente que veio para 10 dias de praia e só aproveitou um ou dois, o resto foi cama, remédio e soro. E o prefeitinho continua colocando a culpa nos moradores que não fizeram a ligação com a rede coletora de esgoto. Fiscalizar, embargar, multar, lacrar as tubulações clandestinas, nem pensar. O rio do Bráz que faça o esgoto sumir!!!!

Anônimo disse...

O litoral gaúcho é aberto e frio. O litoral de Santa Catarina é cheio de baías e águas quentes. Aqui as correntes limpam mais as águas e lá não. Mas como fazem a propaganda de SC o melhor é escolher paisagem e água que parece limpa com águas impróprias ou água chocolate ou até mais clara. Depois que voltarem as peles ou as barrigas dirão quem tinha a razão. Não há plano ou planejamento que irá salvar tão cedo o litoral de SC. Excesso de turistas e modelo baseado em turismo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/