Número de desocupados aumenta de 24,1% para 33,8% da população economicamente ativa

Em pouco mais de um ano, o brasileiro saiu do quase pleno emprego para engrossar a fila dos desocupados, sem data para voltar ao mercado de trabalho. Um levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada, mostra que, com a rápida deterioração da atividade econômica em 2015, o trabalhador está demorando mais tempo para conseguir um novo emprego.
            
O porcentual de desocupados há mais de sete meses subiu de 24,1%, em janeiro do ano passado, para 33,8% em novembro – o maior nível mensal desde 2006. A faixa que mais cresceu foi a que inclui desempregados entre 7 e 11 meses, cujo porcentual dobrou no período, de 7,3% para 14,2%. 

Enquanto isso, o porcentual de trabalhadores que conseguia emprego no curto prazo, em até 30 dias, caiu de 29,6% para 20,2%. A faixa entre 31 dias e seis meses ficou estável, com 46% dos desocupados.
            
Segundo Thiago Xavier, economista da Tendências, a recolocação mais lenta dos trabalhadores desestimula a busca por uma nova vaga e pressiona o aumento da população desalentada, que desiste de procurar emprego. Ele explica que esse grupo de trabalhadores cresceu 17,6% no acumulado de 12 meses até novembro de 2015. No mesmo período do ano anterior, havia queda de 8,25% nessa população. “Em parte, a demora para conseguir emprego também explica a reversão da tendência de crescimento da população economicamente ativa (a partir de outubro).”

10 comentários:

Anônimo disse...

tenta dar um emprego para eles? Quantos destes querem trabalho e estão dispostos a suar pela empresa? Minha empresa demitiu 3 nos últimos meses e esta para demitir mais dois porque nãos e enquadram no ritmo. Para faturar temos que trabalhar mais e todos querem emprego e não trabalho. Reclamam de tudo. Na hora de demitir ainda somos punidos com impostos, multas e penduricalhos altos.

Anônimo disse...

O Brasileiro é vagabundo. Não querem trabalho, querem emprego...

Anônimo disse...

Esta é a verdadeira igualdade que o pete pode proporcionar ao país. Transformar todos em desocupados, ganhando nada ou quase nada. Em todos os países do mundo onde as idéias comunistas foram experimentadas, o resultado foi sempre o mesmo. Igualar a todos, mas na miséria. Devemos lutar para humanizar o capitalismo e abandonar de vez a idéia de que todos podem sobreviver com pouco ou nenhum esforço. Será que vai demorar muito para aprendermos?

Justiniano disse...


Não vai ter bolsa família para toda essa gente!!

Vão continuar zanzando de um lado para outro na busca de um emprego com salários menores, e se achar já estão com muita sorte.

O PT dirá que toda a culpa é do lava-ratos.

adriano disse...

o empresário e visto como um bandido e o estado gastador, perdulario, omisso o salvador, isso é efeito desse pensamento socialista de existem inimigos e precisam ser combatidos, vamos continuar andando para trás...

Anônimo disse...

Os PasTéis cabeças de vento dirão que a culpa é da crise internacional,do FHC, dos Militares ou do Pedro Alvares Cabral.

Anônimo disse...

Desempregados e sem possibilidades de empreender, VÃO RECLAMAR para o SINDICALISTA chamado LULA!

Luiz Vargas disse...

Esperem março chegar e aí o povinho lobotomizado verá e sentirá no couro a crise que faz de conta que não enxerga

Anônimo disse...

POLÍBIO BRAGA:
NÃO OFENDA OS TRABALHADORES.
ELES SÃO OS DESEMPREGADOS PELO PT-PMDB CORRUPTO.

DESOCUPADOS SÃO OS CORRUPTOS E LADRÕES DO PT-PMDB, PROTEGIDOS PELO STF.

Anônimo disse...

Que vão se queixar com a Mandiocona e com o Luladrão!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/