PSDB decide que prévias nas capitais só sairão por decisões dos diretórios estaduais

Principais nomes do PSDB para a disputa à Presidência em 2018, o senador Aécio Neves (MG) e o governador paulista Geraldo Alckmin articulam para que o diretório nacional da sigla tenha controle sobre as disputas internas por candidaturas em 2016.

As informações são de reportagem da Folha de S. Paulo de hoje.

O caso tem desdobramentos nos Estados, inclusive no RS.

Em Porto Alegre, prévias poderão reunir vários candidatos, entre os quais Yeda Crusius e Marchezan Júnior, mas se prevalecer o decidido, tudo ficará concentrado nas mãos de Marchezan Júnior, o interventor de Aécio no diretório estadual.

Leia: 

O plano é que em cidades com mais de 100 mil habitantes ou que tenham retransmissoras de TV –com horário eleitoral gratuito–, prévias sejam regidas pelos diretórios estaduais, não municipais. A informação foi publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta quarta (30).
A mudança impacta a disputa pela candidatura tucana à Prefeitura de São Paulo. O diretório municipal definiu sexta (2) como prazo final para a inscrição dos pré-candidatos, mas a executiva estadual apresentou resolução chancelando a alteração.
Os nomes postos até agora não agradam a Alckmin, que planeja usar uma eventual vitória tucana para se projetar em 2018. O preferido do governador para a tarefa é o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, quadro do PMDB que deve migrar para o PSDB.
O vereador Andrea Matarazzo, principal pré-candidato até agora, é visto por Alckmin como aliado do senador José Serra. Os outros nomes na disputa por enquanto são o empresário João Doria Jr. e os deputados Ricardo Tripoli e Bruno Covas, que também não agradam ao governador.
AÉCIO
Já Aécio, presidente nacional do partido, apoia o movimento de olho em outras capitais, como João Pessoa, Recife e Salvador. Ele espera que o PSDB apoie candidatos de DEM, PSB e PPS, a fim de costurar uma base para sua candidatura presidencial.
O movimento também sofre resistência interna nessas outras cidades. Em Salvador –onde o atual prefeito, ACM Neto (DEM), deve disputar a reeleição–, o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) espera se colocar no páreo.
Nesta quarta, o deputado estadual Pedro Tobias, presidente do diretório paulista, foi a Brasília para definir detalhes de uma resolução que será apresentada à executiva nacional na próxima semana. O deputado Silvio Torres (SP), secretário-geral do partido, apresentará a proposta.

Em nota, o presidente do diretório paulistano, vereador Mario Covas Neto,disse repudiar o movimento, que classificou ainda como "coronelista". 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/