Artigo, blog de Ricardo Noblat - Acabou o sonho

Foi brincando em uma poça de água suja da favela de Manguinhos, Zona Norte do Rio, que ele ganhou notoriedade e entrou para os anais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das joias da coroa dos governos Lula e Dilma.
Desde o último dia três, o corpo de Christiano jaz em uma cova rasa no Cemitério de Inhaúma.
A história de Christiano tem lugar garantido na memória da maioria dos 37 mil habitantes de Manguinhos, um lugar miserável controlado pelo Comando Vermelho, facção criminosa que explora o tráfico de drogas.
Entre os oito anos de idade quando foi catapultado para o estrelato, e os 15 quando morreu cheirando crack, Christiano subiu ao céu e desceu ao inferno sem compreender direito o que lhe acontecia.
Com ele ascendeu e agora começa a descer uma humanidade resgatada da miséria para o consumo de bens supérfluos que jamais haviam estado ao seu alcance.
Bens que poderiam ter sido trocados por outros essenciais e duradouros como educação, saúde, segurança e transporte coletivo, por exemplo.
Mas quiseram os donos do poder político do país que não fosse assim. Afinal, gente alimentada e instruída costuma ser mais exigente.
Christiano deixou de ser um menino igual aos outros de Manguinhos quando Lula, às vésperas de viajar ao Rio para o lançamento de obras do PAC em favelas, viu uma foto dele na capa do jornal carioca “Extra”.
Sorridente, Christiano fingia nadar num vazamento de água no meio de uma rua. Era uma das poucas diversões a que tinha direito por ali. Lula então teve uma ideia. E ordenou a assessores que localizassem o menino.
No dia 7 de março de 2008, Christiano foi a principal estrela do comício que reuniu no Complexo do Alemão o presidente da República, ministros de Estado – entre eles, a chefe da Casa Civil Dilma Rousseff -, governador, prefeito e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas. 
Na ocasião, Lula anunciou que Manguinhos ganharia uma piscina para que Christiano e meninos de sua idade pudessem nadar. Foi delirantemente aplaudido.
Ao se despedir de Lula naquele dia, Christiano descobriu que seu nome mudara. As pessoas passaram a chama-lo de Lulinha.
Simpático, gentil, caiu no gosto da comunidade. Passou a ser paparicado por todos. E ele gostou disso.
Um clube de classe alta da Barra da Tijuca chegou a conferir-lhe o direito de livre acesso às suas instalações para que aprendesse a nadar. Não deu certo. Faltou dinheiro para o transporte de Christiano.
Abandonada ainda jovem pelo marido, Dona Bianca Pereira, 35 anos, sempre deu duro como faxineira para sustentar Christiano e as filhas Sthepannie, 14 anos, e Milhena, 12 anos. Sthepannie está grávida de seis meses.
No que pode, dona Bianca tentou satisfazer as vontades deles. Do mais velho de preferência. “Dei de um tudo a Christiano para que ele não se metesse com drogas”, conta dona Bianca. “Até roupa e tênis de marca eu dei”.
Deu também à família uma televisão de tela plana e um computador.
Promovida à mãe de Lulinha, recebeu do governo um apartamento de dois quartos. E viu com orgulho o filho, alçado pela propaganda oficial à condição de redentor das favelas, encontrar-se com Lula pela segunda vez.
Foi na entrega, em maio de 2009, de 20% das obras do PAC em Manguinhos. Quantas pessoas desfrutaram o mesmo privilégio?
De calção de banho, touca e óculos especial providenciados pelo cerimonial da presidência da República, Christiano inaugurou a piscina prometida por Lula. Foi a última vez que nadou ali.
A piscina fica dentro de uma escola que ele, por ser fraco nos estudos, não pode frequentar. Desde então, dona Bianca sentiu que seu filho, aos poucos, foi murchando. Não quer acreditar que o perdeu para o tráfico.

Christiano morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento da favela onde está afixado um gigantesco retrato dele como menino símbolo do PAC.

11 comentários:

ARS disse...

Inocente útil usado na propaganda enganosa da política assistencialista de neocoronelismo da organização criminosa no poder. Acreditou nas mentiras dos corruPTos por que quiz,a despeito dos avisos em contrário, sobre o conto do vigário que estava sendo implantado.

Anônimo disse...

É o BRASIU, pais onde se assiste Regina Mané e acham que ser pobre,burro e analfabeto é ser bonito.
Fui pobre e graças a boa educação nunca me envolvido com drogas e os estudos era prioridade para um futuro melhor

Anônimo disse...

Isaquias, Lohaynny, Davi. Quem são? Você jamais saberá!

Do Blog do Planalto:

Nota aos atletas participantes dos Jogos Pan-Americanos

“Com muito orgulho, faço neste domingo, dia do encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, uma homenagem especial aos nossos atletas que mostraram força e determinação no Canadá.

Nossa alegria se torna ainda maior porque pudemos ajudar a construir o caminho em direção às medalhas.

Dos 141 pódios alcançados pelo Brasil, 121 foram conquistados por atletas e equipes que recebem patrocínio do governo federal.

Mais de 70% da delegação brasileira em Toronto é formada por bolsistas do Ministério do Esporte.

Tenho certeza de que vamos colher ainda mais frutos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem.

Temos o compromisso de apoiar o esporte e temos consciência do seu poder transformador.

Atletas como o nadador Thiago Pereira, que se tornou em Toronto o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos, são exemplos para nossas crianças.

Assim como é louvável a presença dos meninos da Liga de Desenvolvimento de Basquete no time campeão pan-americano. O jovem Isaquias Queiroz, que conheceu a canoagem em sua cidade natal, Ubaitaba, na Bahia, por meio do programa Segundo Tempo, hoje é campeão pan-americano e mundial. As irmãs Lohaynny e Luana Vicente, que ganharam no Canadá a primeira medalha do badminton brasileiro feminino, entraram no esporte por meio de um projeto social na comunidade da Chacrinha, no Rio de Janeiro. Davi Albino, da luta greco-romana, ex-menino de rua, deu um depoimento emocionante ao Portal Brasil 2016 sobre o papel fundamental doBolsa Atleta para a construção de sua trajetória vitoriosa no esporte.

Saúdo as meninas da seleção brasileira de futebol, que a cada competição internacional dão demonstrações da sua garra e abnegação.

Parabenizo a todos que competiram em Toronto e aproveito para desejar boa sorte aos nossos atletas paralímpicos que disputarão, daqui a duas semanas, os Jogos Parapan-Americanos.

Recebam meu carinho e o apoio de todos os brasileiros.”

Dilma Rousseff, Presidenta da República

Navalha

Sabe por que você jamais ouviu falar do Isaquias, Lohaynny e do Davi?

Sabe por que você ignorava esse fato impressionante: mais de 70% da delegação brasileira em Toronto é formada por bolsistas do Ministério do Esporte?

Sabe por que?

Porque os Governos do PT não fizeram a Ley de Medios.

Eles são muito bons para redigir notas de agradecimento que só quem lê é o ansioso blogueiro !

Mas, na hora de chamar na chincha, nomeiam bernardos para o Ministério das Comunicações.

E enchem de dinheiro o saco da Globo.

É porque os Governos do PT tiram os sapatos para entrar na Globo.

Lamento, amigo navegante, mas você está condenado a conhecer, apenas, os heróis da Globo.

O Neymar 100% Jesus e o Anderson Silva, paradigmas do esporte pátrio!

aulo Henrique Amorim

Xi..Xii..Minha avó, (ex)telespectadora do jn (convenci ela a assistir o jornal da Record), vivia xingando a Dilma e o PT. Aí comecei a falar pra ela tudo o que o PT estava fazendo, mostrei vídeos e fotos pelo celular, falei das universidades, falei da Hemobrás, do submarino nuclear, dos pobres melhorando de vida, entre tantas outras coisas. Aí sim que a vó, mesmo impressionada e feliz por essas mudanças, fica mais brava com o PT e vocifera: “mas pq que não botam a mulher (Dilma) na TV pra explicar isso pro povo? Como é que eu vou saber se ela não aparece pra dizer o que fez. Eu sou muito velha e não sei mexer nesses aparelhos de internet para saber disso tudo”...

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA, TODA APROXIMAÇÃO COM PETRALHAS NÃO ACABA BEM.

ESSE PESSOAL É SUGADOR DE ALMAS, PRECISAM DISSO PARA SE MANTER NO PODER.

VÁ DE RETRO ...

Anônimo disse...

E daí ano que vem temos olímpíada e em 2014, tivemos copa do mundo. País rico é outra coisa. Não temos problemas sociais, o povo tem saúde, moradia digna, educação. e principalmente segurança pública. Sendo assim temos que dar festas prô mundo com o dinheiro do povo e nesse meio tempo a politicagem fica rica com o desvio de verbas das obras.

Anônimo disse...

Aviso ao petralha que publicou uma nota de elogios, imagina, ao PT e a Dila. Faltou o principal: A comissa. Quanto a quadrilha levou nisso tudo. Será que a mãe enganada vai dar a mesma recomendação. Meu amigo, seria melhor para o Brasil voce se apresentar a Delegacia de Polícia mais próxima e se entregar, se declarar culpado, fazer uma delação premiada, do que postar essas asneiras aqui, pois sabemos pensar e saber que vc é um engana-trouxa. Poste isso lá no Carta maior, carta menor, carta pior, Brasil 247, Brasil 171. Citar o Paulo Henrique Amorim, cruzes, $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anônimo disse...

O Petralha 11:47 acima enganou até a vovó Donalda, claro que para "ensiná-la" recebeu pixulecos ou se apropriou de dinheiro da coitada da velha, velho costume de petralha.

Anônimo disse...

AGORA o PTRALHA, as 11:47, culpa a sua vovozinha por ele fazer xixi na sala do Polibio!



Justiniano disse...

O Xii..Xiii das 11:47 esqueceu de dizer que prometeram um gerentona e colocaram uma ESTAGIÁRIA.

Vocês saquearam e quebraram o país, não tem dinheiro para saúde, não tem dinheiro pro FIES, as obras de infraestrutura foram superfaturadas para aos bolsos do PT e aliados.

O povo descobriu que esse país do PT não existe e é somente virtual (pura propaganda mentirosa), porque hoje a realidade é inflação alta, desemprego em massa, recessão e crise econômica provocada pela gastança desenfreada desses incompetentes do governo, e agora chegou a hora de pagar a conta.

Pare de mentir para a vovó que é muito feio netinho malcriado.
Somente 7,7 % acreditam neste país de mentirinha do PT, será porque, será porque???

Ah! Xii..Xiii das 11:47 o pan não serve mostra para nada, porque nas olimpíadas virão as potencias olímpicas EUA, China, a Rússia, e países de todo mundo e nós continuaremos lá no 16º lugar que foi o máximo que conseguimos até hoje, que coincidentemente foi no tempo de FHC em 1996 - esse desgraçado do FHC sempre estragando os planos do PT.



Justiniano disse...

A Ucrânia, que foi escamoteado pela maioria da grande mídia, acaba de baixar uma lei que proíbe qualquer partido político comunista. A Hungria e Letônia estudam projeto semelhante, porque todos os países que viveram sob o tacão da ex-União Soviética, sabe como esses atuam.

Anônimo disse...

Petralha das 11:47, explica para tua avó:
quando o pé de chinelo do lulla vai devolver o crucifixo do gabinete da presidência e que ele ROUBOU quando deixou o Planalto. Está bem documentado com fotos do tempo do Itamar Franco.
lulLADRÃOzinho mequetrefe do patrimônio nacional.

Saiu de Brasilia com TRÊS caminhões (levando) ROUBANDO os pertences da nação. Na china isso dá fuzilamento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/